Android

Conectores e portas de um PC (guia completo)

Índice:

Anonim

Os conectores para PC são elementos muito importantes que encontramos na placa-mãe e no mesmo caso do computador. É vital conhecer a existência dos diferentes tipos de portas que encontraremos para explorar totalmente o desempenho do nosso PC.

Para torná-lo mais agradável, compreensível e educacional, dividiremos os conectores do PC em conectores internos e periféricos. Você verá tudo isso abaixo, então fique à vontade porque começamos!

Índice de conteúdo

Conectores internos

A placa - mãe e a fonte de alimentação são os componentes que serão apresentados nesta seção porque a maioria dos conectores de PC estão conectados através deles.

Com o passar dos anos, a tecnologia avança e as portas são adicionadas, removidas ou substituídas devido a novidade, inutilidade ou obsolescência. Dentro da caixa, encontraremos os seguintes conectores de PC.

Molex

O Molex é um conector que sai da fonte de alimentação para conectar unidades IDE SATA, como discos rígidos mais antigos ou alguma unidade de DVD-ROM. Você verá que eles têm um homem e uma mulher, mas em ambos veremos 4 cabos: um vermelho, um amarelo e dois pretos.

SATA

O SATA é um cabo que substituiu a Molex no caso das unidades mencionadas. É preto, é mais fino e possui 5 cabos: um laranja, um vermelho, um amarelo e dois pretos.

Um cabo sai da fonte de alimentação do disco rígido, por exemplo. Em seguida, outro será lançado do mesmo disco rígido que será conectado à placa-mãe.

PCIe

No passado, a placa de vídeo costumava se conectar ao slot PCI-Express na placa-mãe e esquecemos disso. Agora, há uma etapa adicional: conecte-a à fonte de alimentação usando o cabo PCIe.

Este conector de PC é um dos últimos e existem dois tipos:

  • Os pinos de 8 pinos: 3 quadrados e pentagonais 5. Os pinos de 6: são iguais, mas separados.

ATX ou ATX2

Este cabo é um dos conectores de PC mais antigos encontrados dentro da caixa. É porque vimos pela primeira vez nos anos 90, mas ainda está sendo usado de forma imperiosa. Ele se conecta à placa-mãe e serve para fornecer energia ao circuito, ou seja, para conectar a fonte de alimentação à placa-mãe.

Enquanto o ATX convencional possui 20 pinos diferentes, o ATX-2 incorpora 24 pinos que podem vir no formato all-in-one ou 20 + 4. É mais a grande maioria das fontes de alimentação, permite separá-las e usá-las em placas-mãe mais antigas com seus 20 pinos.

EPS

Também podemos encontrar esse conector, que serve para fornecer 12 volts opcionais para servidores ou estações de trabalho, para que você não os encontre em PCs convencionais de muitos anos atrás, mas já é um padrão comum em novas plataformas, além disso, em versões mais recentes. Nas placas-mãe X570, temos até 8 conectores EPS de 8 pinos.

Também podemos encontrar EPS de 4 pinos.

Soquete

O soquete é talvez o conector mais importante em todo o computador, pois hospeda o microprocessador. Geralmente é conectado operando um tipo de alavanca que o libera, o processador é colocado e, em seguida, a alavanca é ativada novamente para travá-lo sem se mover. Colocamos para que você possa conhecer esta área específica do nosso computador.

Slot ou slot de RAM

O slot ou slot de RAM é o compartimento onde a RAM é colocada. Dependendo da placa-mãe, teremos mais ou menos slots. Pelo menos, geralmente existem 2 slots e o padrão é 4. Cada slot tem 2 guias, precisamos abri-las antes de colocar nossa memória RAM. Uma vez colocados, teremos que fechá-los para bloqueá-los.

Se, a princípio, suas memórias não entrarem no slot, observe os entalhes ao colocá-las, pois você pode colocá-las ao contrário. Por fim, preste atenção ao canal duplo.

Conector de ventilação

Se dermos uma olhada na placa-mãe, você verá muitos conectores de 4 pinos com uma designação ao lado que diz CPU_FAN ou PWR_FAN, por exemplo. Esses são os portos em que teremos que conectar nossos fãs. No CPU_FAN o dissipador de calor está conectado, nos outros os ventiladores da caixa geralmente vão.

PCI-Express

Esse slot é o que abriga a placa gráfica, a placa de som, um disco rígido ou qualquer placa de expansão. Você deve levar em consideração a orientação da caixa, pois todas as placas de expansão estão voltadas para a parte traseira da torre, para que possamos conectar o cabo de que precisamos.

Slot M.2

Este conector para PC é um dos mais novos porque serve para conectar os novos discos rígidos SSD M.2. As placas antigas não a incorporam, mas quase todas as novas.

Normalmente, eles têm um parafuso que removeremos para colocar, inclinado, o disco rígido M.2. Depois, parafusamos novamente e teremos nosso disco rígido instalado.

Conector SATA

Como dissemos antes, a fonte de alimentação possui um cabo que se conecta às unidades de disco. Outro cabo do mesmo tipo sairá da mesma unidade de disco, mas será conectado à placa-mãe.

Nossa recomendação: tenha cuidado ao conectar o cabo à porta SATA da placa, porque algumas placas-mãe as montam fracamente e podemos ficar sem elas.

Existem três tipos de conector SATA:

  1. SATA 1.0. Foi a primeira versão e pode atingir uma velocidade de 150 MB / s. SATA 2.0. É a evolução de seu antecessor, dobrando sua velocidade para 300 MB / s. SATA 3.0. Sua velocidade máxima é de 600 MB / s e pode-se dizer que é o padrão.

Conectores USB

Aqui, conectaremos os cabos que o gabinete do PC nos fornecerá. Atualmente, as caixas geralmente nos fornecem apenas um conector USB 3.0 para conectar à placa-mãe. Ao conectar este cabo, poderemos habilitar as portas USB na parte frontal da caixa para poder usá-las.

No entanto, devemos dizer que, no passado, as caixas de PC lançavam dois conectores USB:

  • USB 3.0 na frente, USB 2.0 na frente, que é diferente e se conecta a outros lugares. Normalmente eles têm 9 pinos, faltando um pino no eqüino.

Conector do alto-falante e microfone

Para aproveitar o conector de 3, 5 mm e a porta do microfone que as torres nos oferecem na frente, há um conector de PC para o áudio frontal. Esse conector é semelhante ao conector USB, faltando 1 pino, mas em um local diferente.

Dessa forma, conectaremos o cabo que a caixa nos fornece à porta HD_AUDIO, geralmente na placa-mãe.

Conector de E / S

Por fim, encontramos um dos principais conectores do PC para poder ligar, reconfigurá-lo ou ver como o LED acende para leitura, gravação e alimentação de energia. Estes são 4 pares de conectores que se conectam a cada um dos pinos, alguns com o símbolo "+" e outro com "-". Eles são divididos assim:

  • LED HDD. Como você pode imaginar, ative a luz LED na caixa que informa sobre o trabalho do disco rígido (gravação, leitura etc.). LED de energia. Acenda o botão liga / desliga do gabinete para saber se o PC está ligado ou desligado. SW de potência. É aquele que aciona o botão liga / desliga da caixa, de modo que, quando você pressiona, liga. Redefinir SW. Ative o botão de reset para que possamos reiniciar o PC uma vez iniciado.

Conectores periféricos

Os conectores periféricos são os encontrados na parte traseira e na frente da caixa ou torre do PC. Nós os nomeamos dessa maneira porque a grande maioria dos dispositivos que se conectam a essas portas são periféricos, como é o caso de monitores, impressoras, teclados, mouses, etc.

Conector USB

Nas portas USB, existem tipos diferentes, como os seguintes:

  • USB 2.0. É o original de uma vida, sua cor é preto padrão e tem uma velocidade de 480 Mbps. Começou a se espalhar nos anos 2000. USB 3.0. Essa é a evolução do 2.0 em termos de velocidade, já que sua velocidade é de 5 Gbps. No caso dele, começou a ser comercializado em 2008. Seus portos são geralmente azuis ou verde claro. USB 3.1. Bate 3.0 ao dobrar sua velocidade: 10 Gbps. Começou a padronizar com a chegada do USB tipo C. Surgiu em 2013. USB 3.2. É a versão mais recente do USB que existe hoje e dobra para 3, 1 com uma velocidade de 20 Gbps. Foi lançado em 2017. USB 4.0: chegará em 2020 e terá vários novos recursos.

Removendo as portas mais comuns, também encontramos a porta USB-C, que é mais moderna. O micro-usb geralmente não tem portas nas placas-mãe, mas o nomeizamos porque ainda é muito usado, principalmente em smartphones mais antigos.

Por fim, deve-se mencionar a porta de iluminação da Apple, que é um tipo de conector USB.

Conector Thunderbolt

Esse conector surgiu no início de 2010 da Intel, mas apenas para produtos da Apple. Seu objetivo era transferir dados com cabos de fibra ótica. Foi vendido como o produto que os engenheiros ou projetistas precisavam porque precisavam de uma conexão com muita energia, seja para discos rígidos externos, monitores, etc.

Essa tecnologia estava evoluindo com o Thunderbolt 2 e o Thunderbolt 3. Foi uma tecnologia desenvolvida pela Intel, mas para a Apple.

No caso do Thunderbolt 2, ele poderia fornecer 20 Gbps em um único canal, que era uma velocidade bastante alta. Além disso, era compatível com 4K, o que era uma loucura em meados de 2014, ano em que esta segunda versão do Thunderbolt foi lançada.

Finalmente, o Thunderbolt 3 veio com o famoso USB-C. Podemos transmitir dados a uma velocidade de 40 Gbps, conectar um monitor 4K a 60 Hz, carregar smartphones ou conectar placas gráficas externas.

Conector Firewire

É muito possível que você tenha algum equipamento com uma porta desse tipo, mas você já se perguntou para que serve? Bem, é uma porta USB que serve para transmitir áudio e vídeo, sendo amplamente utilizada por profissionais em edição de vídeo ou áudio.

Teclado AT e conector PS / 2

São dois conectores projetados para periféricos, especificamente para o mouse (PS / 2) e para o teclado (AT). Eles não são mais usados ​​porque esses dois periféricos se conectam via USB, mas muitas placas-mãe ainda o incluem.

Conectores de áudio

Todas as placas-mãe vêm com uma placa de som embutida.O Realtek soa familiar para você ? Bem, é o controlador de áudio que praticamente possui todas as placas incorporadas. Se você olhar, geralmente temos 6 portas com cores diferentes. Deseja saber o porquê?

  • O verde é o mais usado, pois é uma saída estéreo dos canais frontais. É conhecido como um conector de 3, 5 mm. Normalmente, conectaremos nossos alto-falantes a essa porta.O preto é o mesmo, mas para os canais traseiros. O cinza é para os canais laterais. A laranja é uma saída dupla para o centro e o subwoofer da equipe. Entrada estéreo de 3, 5 mm Finalmente, o rosa é a entrada mono para o microfone.

Conector VGA (Video Graphics Array)

Este conector está em perigo de extinção devido à aparência do HDMI, mas sempre o vemos em todas as placas-mãe. É uma porta de saída de vídeo que usamos para conectar o monitor ao PC. Graças a esta porta, podemos ver tudo o que acontece no computador.

Uma das características que diferencia essa porta é que geralmente é azul, como acontece no cabo. Podemos encontrar essa porta na placa de vídeo ou na placa-mãe; ambos na parte traseira da torre.

Conector DVI (interface visual digital)

Geralmente localizamos a porta DVI na placa de vídeo e na placa-mãe e agora você se pergunta por que usá-la se podemos usar VGA ou HDMI? Bem, atualmente é usado para conectar monitores que atuam como uma segunda tela ou para tirar proveito do Hertz de um monitor de jogos que temos, como acontece com os de 144 Hz, algo que não é possível fazer com um simples cabo HDMI ou VGA.

O cabo e sua porta geralmente são brancos e existem tipos diferentes:

  • DVI-IDVI-I Dual Link.DVI-D Single Link.DVI-D Dual LinkDVI M1-DA.

Conector HDMI (interface multimídia de alta definição)

É a porta mais usada atualmente para conectar nosso monitor à placa-mãe. Foi criado pela aparência das resoluções HD (1280 x 720) e Full-HD (1920 x 1080), mas também com o objetivo de reunir áudio e vídeo em um único conector.

Podemos encontrá-lo tanto na placa-mãe quanto na placa gráfica, mas tenha cuidado ! Para não ser confundido com DisplayPort, são portas diferentes.

Conector DisplayPort

Vamos encontrá-lo, com exceção de exceções, na placa de vídeo e é uma porta através da qual o fabricante não terá que pagar nenhuma taxa para usá-la, porque é gratuita. Por outro lado, suporta resolução de até 2560 x 1600 e é amplamente utilizado para segundos monitores.

O DisplayPort é mais abrangente que o HDMI, mas ainda não conseguiu tanto suco, portanto, ambas as opções são perfeitas para o usuário médio. O DisplayPort é geralmente usado para grandes resoluções e alta hertz (144, 160…).

Conector RJ45

Sem dúvida, é um dos mais conhecidos mundialmente, porque é a porta Ethernet. Nesta porta, conectamos (disse vulgarmente) o cabo da Internet que sai do nosso roteador.

Como um fato interessante, no passado as placas-mãe incorporavam o RJ-11, conhecido como cabo telefônico.Quando a tarifa fixa não existia, a internet era um desafio!

Até agora, todos os conectores de PC que podemos encontrar. Existem mais, mas são muito raros, como o Apple Desktop Bus, o Micro-DVI ou o Optical Audio “Toslink”.

Espero que este guia tenha sido útil para você e você possa entender todos os conectores que podemos encontrar em nossa torre, como dentro dele. Se você tiver alguma dúvida, deixe-a abaixo. Estamos felizes em ler!

Android

Escolha dos editores

Back to top button