Processadores

Comparação: i7-6700k vs i7-4790k vs i7-3770k vs i7

Índice:

Anonim

Com a chegada dos processadores Skylake, já temos seis gerações do Intel Core entre nós, por isso é interessante observar a evolução que ocorreu ao longo dos anos para ver se vale a pena dar o salto de uma plataforma "antiga" para mais uma. atualizado ou se, pelo contrário, o investimento econômico não compensa a escalada nos benefícios

Para isso, os funcionários da eurogamer realizaram uma bateria de testes nos processadores Core i7 6700K, Core i7 4790K, Core i7 3770K e Core i7 2600K para avaliar a melhoria de desempenho entre as últimas gerações de processadores Intel.

Comparação com frequências de estoque

Primeiro, eles comparam os processadores à sua frequência de estoque juntamente com uma placa de vídeo Nvidia GeForce GTX Titan X para ver as diferenças entre os quatro chips em um total de nove jogos atuais em resolução Full HD 1080p.

Como podemos ver, a maior melhoria de desempenho com processadores de velocidade de estoque ocorre nos jogos GTA V e Far Cry 4, nos quais a passagem de um Core i7 2600K (Sandy Bridge) para um Core i7 6700K (Skylake) representa um aumento no desempenho de 37% e 43%, respectivamente. Algumas figuras volumosas, mas talvez não tudo o que deveriam para os processadores com quatro anos de diferença, lembre-se de que Sandy Bridge chegou ao mercado em 2011.

No entanto, nem tudo são boas notícias, também observamos jogos em que a melhoria é igual a 15% ou menos e o mais desanimador é que essa situação ocorra em seis jogos de um total de nove.

Comparação com overclock de 4, 4 GHz

As melhorias de desempenho observadas no teste anterior são devidas a dois fatores, um deles é o desempenho por MHz de cada processador (IPC) e o outro fator é a frequência operacional de cada processador que lembramos que pode ser alterada nos quatro modelos comparados a ter o multiplicador desbloqueado (série K).

Para observar as melhorias na arquitetura e, portanto, o desempenho por MHz, um overclock de até 4, 4 GHz foi aplicado nos quatro processadores para eliminar a variável da diferença de frequência operacional.

Após equalizar as frequências de operação dos quatro processadores, vemos como as diferenças de desempenho são reduzidas, sendo o máximo de 32% quando antes era de 43%.

Conclusão

Como o processador Core i7 2600K Sandy Bridge de 2011 foi demonstrado, ainda é perfeitamente válido mover os jogos atuais com uma GeForce GTX Titan X, uma das placas de vídeo mais poderosas do mercado, se não a maior. No caso de usar uma placa gráfica mais baixa, as diferenças serão ainda menores; portanto, antes de atualizar o processador, você deve considerar a alteração da placa gráfica, isso proporcionará um aumento de desempenho maior na maioria dos videogames do que se você atualizar o processador enquanto mantém a placa. gráfico.

Nota: Vídeo e dados retirados do DigitalFoundry.

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button