Hardware

Como usar cron e crontab no linux

Índice:

Anonim

É muito provável que todos tenham ouvido ou usado em algum momento as tarefas agendadas do Windows, que nada mais são do que a configuração para que um arquivo, programa ou processo seja executado em um determinado período de tempo e nas condições especificadas por nós usuários. Esse mesmo conceito se aplica ao Linux, no entanto, o processo não é realizado através do ambiente gráfico, para isso usamos o terminal. Por esse motivo, hoje trazemos a você a explicação do cron e do crontab, comandos essenciais para executar essas tarefas.

Cron e Crontab

Índice de conteúdo

O que é Cron?

Seu nome vem da expressão grega chronos e seu significado é tempo. É um dos demônios mais importantes e comuns ou "daemon" (processo em segundo plano) do sistema. Sua execução começa a partir do primeiro instante de inicialização.

Sua principal função é cuidar do lançamento de tarefas agendadas em datas específicas, de forma automática e repetitiva. A definição das tarefas está localizada no arquivo / etc / crontab. A operação é simples, verifique se há tarefas (trabalhos) a serem executadas de acordo com a programação do sistema. Isso nos leva a enfatizar que é importante manter o fuso horário do sistema ajustado corretamente, caso contrário, não obteremos os resultados esperados com o cron.

De acordo com a distribuição que estamos usando no Linux, ele pode ser inicializado usando os diretórios /etc/init.d ou etc / rc.d / e a cada minuto verifica os locais / etc / crontab ou / var / spool / cron possíveis execuções pendentes.

O que é o Crontab?

É tão simples quanto um arquivo de texto. Sim, mesmo que não pareça. O que o torna especial é o seu conteúdo. Seu conteúdo especifica uma lista de todos os scripts a serem executados pelo sistema. Além de especificar datas, horários e permissões para executá-los.

No Linux, cada usuário geralmente possui seu próprio arquivo crontab e aquele localizado no diretório etc pertence ao usuário root.

Para gerar seu próprio arquivo (caso você não seja um usuário root), basta usar o comando:

crontab

O Crontab é a maneira mais simples de gerenciar tarefas cron em sistemas multiusuário, como usuário root ou usuário simples do sistema.

Em seguida, deixo uma pequena ajuda com relação à definição do cron no crontab, com um exemplo de exemplo. (Você tem um # na frente para poder colocá-lo no início do seu arquivo crontab como um comentário e sempre o terá em mãos?

# Exemplo de definição de cron: #.---------------- minutes (0 - 59) # |.------------- horas (0 - 23) # | |.---------- dias do mês (1 - 31) # | | |.------- meses (1-12) O jan, fev, mar, abr… # | | | |.---- dias da semana (0 - 6) (domingo = 0 ou 7) # | | | | | # * * * * * USER COMMAND MAILTO = "cron @ localhost" SHELL = / bin / sh

Onde cada asterisco representa uma fração do tempo que determina o momento da execução, seguido pelo usuário sob o qual a execução será realizada (esse usuário pode ser root ou um com permissões de execução atribuídas) e, finalmente, o comando a ser executado.

Administração de trabalho Cron

Como você já percebeu, a operação é muito simples. Para fechar o tópico, mostrarei os comandos básicos e essenciais para controlar e verificar o cron do nosso sistema Linux.

RECOMENDAMOS VOCÊ Canonical anuncia oficialmente o Ubuntu 17.04 `` Zesty Zapus ''

Se o que você deseja é substituir o arquivo existente por um definido por outro que você escolher, use o seguinte comando:

crontab (nome do arquivo)

Se queremos ou exigimos modificar o arquivo atual, usamos o seguinte:

crontab -e

Para obter a lista de todas as tarefas configuradas no crontab, usamos:

crontab -l

Para remover o crontab atual do sistema, temos:

crontab -d

Você pode estar interessado em ler: Guia rápido para comandos básicos para Ubuntu e Linux

Outra operação que podemos executar é definir o diretório em que o crontab será armazenado. É importante esclarecer que precisamos ter permissões de execução no diretório escolhido, caso contrário não funcionará. O comando para defini-lo é o seguinte:

crontab -c dir

E, finalmente, podemos gerenciar o crontab existente de outros usuários pertencentes ao sistema.

usuário crontab -u

Como você viu, não é nada complicado agendar tarefas no Linux e com todos os pontos claros, isso pode ser feito rapidamente.

Espero que você tenha achado o artigo útil. Você pode deixar suas preocupações ou qualquer boa prática que tenha para programar seu cron no Linux nos comentários! ?

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button