Tutoriais

▷ Como conhecer os dados da minha placa gráfica

Índice:

Anonim

A placa de vídeo é um dos componentes mais importantes de um PC, pois é responsável por processar todas as imagens que vemos na tela em tempo real. Ter uma unidade de bom desempenho é essencial para usuários que precisam de muita capacidade de processamento gráfico. Neste tutorial, mostraremos como você pode conhecer as características da placa gráfica.

Pronto para conhecer as características da placa gráfica que você instalou no seu computador?

Índice de conteúdo

O que é a placa gráfica

Uma placa de vídeo ou placa de vídeo (também chamada de placa de vídeo, placa de vídeo, adaptador de vídeo ou adaptador de vídeo) é uma placa de expansão que gera imagens de saída em uma tela. Geralmente, eles são anunciados como placas gráficas discretas ou dedicadas, enfatizando a distinção entre essas e as gráficas integradas. No centro de ambos está a unidade de processamento gráfico (GPU), que é a parte principal que faz os cálculos reais, mas não deve ser confundida com a placa de vídeo como um todo, embora "GPU" seja frequentemente usada para se referir a para placas de vídeo.

Recomendamos a leitura de nossa postagem sobre Como alterar a senha do usuário no Linux

A maioria das placas de vídeo não se limita à saída de exibição única. Seu processador gráfico integrado pode executar processamento adicional, eliminando esta tarefa do processador principal. Por exemplo, as placas produzidas pela Nvidia e AMD processam os gráficos OpenGL e DirectX no nível do hardware. No final de 2010, havia também uma tendência de usar os recursos de computação do processador gráfico para resolver tarefas não gráficas. Normalmente, a placa gráfica é feita na forma de uma placa de circuito impresso (placa de expansão) e inserida em um slot de expansão, universal ou especializado.

A 3dfx Interactive foi uma das primeiras empresas a desenvolver uma GPU com aceleração 3D com a série Voodoo e a primeira a desenvolver um chipset gráfico dedicado a 3D, mas sem suporte 2D, o que exigiu a presença de uma placa 2D para funcionar. Agora, a maioria das placas gráficas modernas são compiladas com chips gráficos AMD ou Nvidia.

Até 2000, a 3dfx Interactive também era uma grande fabricante e, muitas vezes, pioneira. A maioria das placas de vídeo oferece várias funções, como renderização acelerada de cenas 3D e gráficos 2D, decodificação MPEG-2 / MPEG-4, saída de TV ou a capacidade de conectar vários monitores. As placas gráficas também possuem recursos de placa de som para emitir som, além de vídeo para televisões ou monitores conectados com alto-falantes embutidos.

Como as especificações da placa gráfica que tenho no meu PC

Conhecer as especificações da placa de vídeo é o primeiro passo que devemos tomar para saber se ela será capaz de atender às nossas necessidades. Para conhecer as especificações da nossa placa gráfica, podemos usar um programa muito simples e totalmente gratuito. É um GPU-Z sobre o qual já falamos em algumas ocasiões. Este programa pode ser baixado totalmente gratuito no site techpowerup, seu uso não requer instalação.

Depois de executar o aplicativo, ele detectará nossa placa gráfica e detalhará todos os seus recursos mais importantes. Abaixo, resumimos os dados a serem observados:

  • Modelo da placa: é a placa gráfica que instalamos. Núcleo gráfico - Determina a GPU que monta a placa gráfica. Shaders: eles são os núcleos encarregados de fazer os cálculos, quanto maior o número, mais poderoso será o cartão. ROPs e TMUs: são as unidades responsáveis ​​pela aplicação de texturas e filtros. Quantidade de memória: memória que o cartão possui. Interface de memória: interface de conexão de memória com a GPU. Largura de banda da memória: quantidade de informações que podem transportar por segundo. Clock da GPU - A frequência do relógio base da GPU. Boost - taxa de clock acelerado por GPU. Clock da memória: frequência básica do clock da memória.

A GPU-Z também nos permite monitorar alguns parâmetros da placa gráfica, como temperatura, consumo de energia, uso de memória, frequência com que trabalha em um ambiente de jogo real e velocidade do ventilador, todos esses dados eles são importantes para verificar se funciona corretamente. O aplicativo também nos informa sobre tecnologias como CUDA, SLI, CrossFire, FreeSync, PhysX, OpenCL e Direct Comput e, presentes na maioria dos modelos de cartões atuais. Destacamos que as placas gráficas AMD e Nvidia diferem em suas características, de modo que nem sempre encontraremos exatamente as mesmas tecnologias em uma e na outra.

Conhecer a temperatura de operação e a velocidade do ventilador pode ser muito útil, caso ele superaqueça, podemos acelerar o ventilador para reduzir a temperatura e, se estiver muito baixo, podemos diminuir sua velocidade para torná-lo mais silencioso. Em geral, recomenda-se que o cartão não exceda 80ºC.

Como conhecer os dados da minha placa gráfica no Windows

Outra maneira de conhecer as especificações da placa de vídeo é consultar o site do fabricante, embora, para isso, primeiro tenhamos que descobrir qual placa temos. Podemos fazer isso no Gerenciador de dispositivos do Windows ou olhando diretamente para a placa gráfica, por exemplo, neste AMD RX VEGA 56, ela é rapidamente identificada com um adesivo.

Depois de sabermos o que é nossa placa de vídeo, podemos procurá-la no site oficial da AMD ou Nvidia. Nesse caso, encontraremos muitas informações muito detalhadas. Dessa maneira, podemos encontrar ainda mais informações do que programas como o GPU-Z nos oferecem, embora, como vimos, o processo seja um pouco mais trabalhoso.

Recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Isso encerra nosso tutorial sobre como conhecer os dados da minha placa de vídeo; lembre-se de que você pode deixar um comentário se tiver alguma dúvida.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button