Tutoriais

Como modificar a sequência de inicialização na BIOS

Índice:

Anonim

Apresentamos o tutorial sobre como modificar a sequência de inicialização no BIOS. Normalmente, quando um usuário acessa o BIOS, ele o faz porque deseja alterar a ordem de inicialização do computador, por exemplo, para carregar um programa ou outro sistema operacional a partir de uma memória USB. Não o perca!

Como modificar a sequência de inicialização no BIOS

Mas como essa ordem pode ser alterada? A operação é simples, não apresenta nenhum tipo de dificuldade: a aparência do BIOS pode variar, mas as instruções permanecem idênticas, mesmo nas melhores placas - mãe topo de linha com UEFI BIOS.

Acesse o BIOS

Para acessar o BIOS, é necessário reiniciar o computador e pressionar uma tecla específica no teclado, no início do processo de inicialização, quando uma tela preta aparecer com algumas letras.

Às vezes, uma tela colorida diferente pode aparecer: é o caso dos pequenos laptops Asus Eee PC, onde a tela é cinza. O importante é que a seguinte mensagem apareça: "Pressione DEL para entrar na configuração" ou "Pressione F2 para acessar o BIOS", sempre escrito em inglês.

Há casos em que uma chave ou um conjunto de chaves diferente pode ser necessário, dependendo do modelo e marca do equipamento ou da placa-mãe, mas em geral a chave necessária é F2 ou DEL.

Encontre o BOOT

Uma vez dentro do BIOS, é possível observar um menu escrito em inglês, no qual podemos fazer as opções com as setas do teclado (podemos esquecer o mouse, pois no BIOS ele não funciona) e confirmar a escolha com a tecla. Enter.

No BIOS, cada seção tem o nome de BOOT: pode ser um separador ou uma opção integrada em um menu; portanto, é necessário encontrá-lo sempre navegando com as setas e confirmando com Enter.

Alterar a ordem

Depois de encontrar o BOOT, é possível observar as opções presentes na pirataria do dispositivo de inicialização com a ordem de inicialização atual: 1º dispositivo de inicialização, 2º dispositivo de inicialização, 3º dispositivo de inicialização. Naturalmente, o primeiro será o primeiro dispositivo a entrar em operação, o segundo e o terceiro o terceiro. Ao lado, o nome (e a marca) de cada dispositivo é visível.

Lembre-se de que para alterar, use as teclas + ou -… você também pode selecioná-lo pressionando ENTER.

Como nosso objetivo é alterar a ordem, com as teclas de seta escolhemos o 1º dispositivo de inicialização e pressione Enter: agora é possível escolher um novo dispositivo. Em alguns modelos de BIOS, basta usar as teclas de seta do teclado; em outras, as teclas + e -: seja como for, uma vez escolhida, teremos que pressionar Enter para confirmar nossa escolha.

Importante: a memória flash e os discos rígidos externos já devem estar conectados ao computador antes de acessar o BIOS; caso contrário, eles não aparecerão entre as opções. E lembre-se de que nunca veremos nas opções " Pendrive " ou "pendrive": é mais provável que encontre a marca do dispositivo, por isso será melhor saber quais marcas temos.

Depois de escolher o primeiro dispositivo, indica o disco rígido como a segunda opção para o sistema operacional iniciar, se não encontrar o dispositivo indicado como 1º dispositivo.

RECOMENDAMOS VOCÊ Componentes de uma placa-mãe

Salvar e sair

Quando terminar, pressione F10 para salvar suas seleções e sair da configuração (Salvar e sair).

A qualquer momento, sempre podemos pressionar ESC para retornar ao menu anterior. Também nesse caso, se a idéia é salvar as alterações, pressione F10 antes de sair do BIOS.

Agora, quando o computador reiniciar, ele procurará o primeiro dispositivo indicado e, se não conseguir encontrá-lo, usará a segunda opção de inicialização (disco rígido) e o sistema operacional será iniciado.

Em alguns computadores, não é necessário entrar no BIOS para alterar a ordem de inicialização, porque não é uma opção separada. Nesse caso, na tela preta que aparece por um momento quando você liga o computador, aparece uma indicação dizendo "Pressione a tecla F11 para o menu de inicialização" (ou F12) para entrar no menu de inicialização. Isso permite que você escolha qual dispositivo usar para iniciar o computador somente nessa ocasião, sem alterar a ordem permanentemente.

Se você não deseja entrar no BIOS, muitas placas-mãe permitem inicializar o USB conectado pressionando F8 ou F11. Um bom truque para quando queremos ir muito rápido.

Em computadores mais novos, o BIOS foi substituído por um sistema diferente chamado UEFI, muito mais fácil de usar e entender. Embora as teclas a serem pressionadas e a parte gráfica possam variar de acordo com o modelo do computador, o processo é semelhante em todos os computadores que usam o BIOS tradicional.

Recomendamos a leitura de nossos tutoriais e, se você tiver alguma dúvida, pode nos pedir para responder.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button