▷ Como formatar o Windows 10 (passo a passo)
Índice:
- Formate o Windows 10 sem usar uma cópia externa
- Do nosso painel de configuração
- Concluindo a instalação
- No nosso menu Iniciar
- Formate o Windows 10 usando um DVD
- Criação do DVD de instalação
- Inicializando a partir da unidade de CD / DVD
- Processo de instalação
- Formate o Windows 10 usando um dispositivo USB
- Criando a unidade de instalação USB
- Inicializando a partir de dispositivos USB
- Validação do Windows
Formatar nosso computador é algo que, mais cedo ou mais tarde, sempre teremos que fazer. Portanto, neste tutorial, explicaremos em detalhes como formatar você mesmo o Windows 10 através de diferentes possibilidades. Escolha o que você mais gosta.
Índice de conteúdo
Formate o Windows 10 sem usar uma cópia externa
A primeira maneira de formatar nosso equipamento é de dentro do próprio sistema operacional. Esta opção é altamente recomendada se não tivermos um CD de instalação ou um dispositivo USB com uma cópia do sistema operacional. Certos bugs existentes com este procedimento foram resolvidos em algumas versões do Windows 8, tornando-o uma opção segura e muito confortável.
Do nosso painel de configuração
A primeira coisa que precisamos fazer é abrir a guia Iniciar e clicar em "Configurações". Uma vez dentro, vamos para a opção " Atualização e segurança" e dentro dela para "Recuperação". Simplesmente precisamos dar o botão "Iniciar" na opção Redefinir PC.
Depois de pressionar, duas telas aparecerão pedindo opções diferentes para formatar o Windows 10:
- Ele nos pergunta se queremos manter os arquivos ou remover tudo, já que é um formato completo , escolheremos esta segunda opção.
Remover tudo implica perder todos os arquivos, programas e configurações que temos.
- Em seguida, perguntará se queremos limpar as unidades. A primeira opção será a mais rápida, mas menos segura, pois apenas a tabela de arquivos será excluída do disco rígido. A segunda opção fará uma exclusão física de todo o conteúdo do disco rígido (isso pode levar muito tempo).
Escolhendo a primeira opção, seria possível recuperar esses arquivos por meio de programas de computador, para que uma formatação completa seja melhor do ponto de vista da segurança. Escolha o que você deseja.
- Por fim, uma tela será exibida, oferecendo o resumo das ações a serem executadas e solicitando que confirmemos nosso desejo de continuar a formatação.
A partir daqui, você perderá todos os seus arquivos; portanto, salve o que considera importante antes de continuar.
Depois disso, o computador será reiniciado e começará a reinstalar o Windows 10.
Concluindo a instalação
Após concluir a instalação , o assistente de configuração do sistema aparecerá onde podemos escolher "usar a configuração rápida" (recomendada para usuários inexperientes) ou personalizar a configuração, para configurar diferentes opções de privacidade.
Depois disso, o computador será reiniciado e poderemos configurar nosso usuário. Para isso, podemos inserir diretamente uma conta que possuímos com um produto da Microsoft (Hotmail, bing, uma unidade etc.)
Ou, se omitirmos esta etapa, crie um usuário comum sem usar nenhum email.
Por fim, o sistema operacional finalizará todos os detalhes sobre a configuração de dispositivos e aplicativos de hardware e, finalmente, teremos o Windows 10 instalado. Muito fácil!
No nosso menu Iniciar
Também podemos reinstalar o Windows 10 de maneira mais direta, acessando o menu Iniciar e, ao mesmo tempo em que pressionamos a tecla SHIFT, escolhemos a opção reiniciar e acessaremos o menu de recuperação do Windows.
Nesta tela, escolheremos "resolver problemas".
Uma vez dentro, escolheremos a opção "Redefinir este computador" e, em seguida, poderemos manter nossos arquivos ou excluí-los completamente. Vamos escolher a segunda opção.
O computador irá reiniciar e entrar no assistente de instalação. Ele nos perguntará novamente algo que já vimos no primeiro método, que é fazer um formato rápido ou excluir fisicamente todos os arquivos do disco rígido. Escolha a opção desejada novamente.
A partir daqui, o procedimento será praticamente idêntico ao do método 1, portanto, não repetiremos o procedimento.
Formate o Windows 10 usando um DVD
Para usar o método tradicional de formatação usando um DVD, precisaremos criar uma unidade de disco inicializável que contenha uma cópia do Windows 10 para sua instalação.
Criação do DVD de instalação
Para criar esta unidade, vamos usar a ferramenta Microsoft, Windows Media Creation Tool, que pode ser baixada gratuitamente no site da Microsoft.
Uma vez baixado, executamos o aplicativo e escolhemos "criar mídia de instalação". Na próxima tela, escolheremos o idioma, a versão do Windows e sua arquitetura.
Em seguida, escolheremos a opção "Arquivo ISO" na próxima tela para que o programa faça o download do Windows 10 nos repositórios da empresa.
Nesse ponto, o programa solicitará que escolha o diretório dentro do nosso computador para salvar a imagem ISO para download.
Quando o processo de download da imagem ISO estiver concluído, fecharemos o programa e iremos para o diretório em que salvamos nossa cópia do Windows 10. Nós inserimos nosso DVD no gravador e clique com o botão direito do mouse no arquivo para clicar em “Burn image of disco ” e, assim, criar nosso DVD de instalação.
Inicializando a partir da unidade de CD / DVD
A primeira coisa que precisamos fazer é garantir que nosso computador seja capaz de inicializar a partir de um CD antes de inicializar a partir da instalação do Windows no disco rígido.
Para fazer isso, basta reiniciar o computador e pressionar repetidamente o botão "Excluir", "F2" ou a tecla correspondente para acessar o BIOS.
Ao inicializar, ele procura na tela uma mensagem semelhante a esta: Pressione para entrar na Configuração do BIOS
Dentro disso e com a ajuda das datas do teclado, iremos para "Boot" e, com as teclas "+" e "-", podemos alterar a prioridade da sequência de inicialização do dispositivo. Queremos que o CD seja inicializado antes do disco rígido, para que o resultado seja esse.
Para aceitar as alterações e salvar, pressione F10. Em seguida, o computador reiniciará e inicializará o CD de instalação do Windows. Isso iniciará o assistente de instalação do Windows 10.
Na maioria dos computadores, pressionar a tecla F8 durante a inicialização exibirá um menu com os dispositivos conectados, e poderemos escolher qual inicializar sem precisar configurar o BIOS.
Processo de instalação
A partir daqui, o processo é quase tão simples quanto o de instalar um aplicativo no próprio Windows, então clicamos em "Avançar" para avançar.
A tela que aparecerá nos permitirá instalar o Windows diretamente ou reparar o equipamento. Se clicarmos nesta última opção, obteremos um menu praticamente idêntico ao que vimos no procedimento para formatar o Windows 10 sem usar uma cópia externa.
Simplesmente escolheremos a opção "Instalar agora".
Após escolher a opção de instalação, a janela para inserir a chave do produto será aberta. Podemos escrever agora ou escolher a opção de pular para validar o Windows assim que a instalação estiver concluída. No nosso clique em pular.
Clique em "próximo" e aceite os termos e condições da licença. Em seguida, chegaremos à tela a seguir, onde são apresentadas duas opções:
- O primeiro sugere a execução de uma atualização do Windows, preservando os arquivos que não queremos, e o segundo sugere uma instalação personalizada, na qual estamos interessados em fazer uma formatação completa e instalar o sistema operacional virgem.
Depois de escolher esta opção, um assistente de partição será aberto para o nosso disco rígido e o mesmo de antes para que possamos fazer várias coisas:
- (Opção rápida) Pressione o botão "Excluir", que excluirá todas as partições existentes uma a uma, deixando apenas um "espaço não alocado" que corresponda a todo o disco rígido visível. (Esta opção não exclui os dados físicos do disco rígido, apenas os substitui). Nesse ponto , podemos clicar em Avançar e o Windows iniciará a instalação com uma única partição visível no disco rígido.
- (Opção lenta) Também podemos formatar cada uma das partições criadas com o botão "Formatar", deixando assim o disco rígido de dados completamente limpo.
Depois disso, podemos executar as etapas do ponto anterior ou criar novas partições do tamanho que queremos. Recomendamos que uma partição instale o sistema e os programas entre 100 e 200 GB e outra partição para armazenar documentos. O Windows criará uma partição extra de 500 MB para o uso exclusivo do sistema.
Depois de escolher em qual partição queremos hospedar o Windows, a instalação começará. A partir de agora não é necessário tocar em nada, o computador será reiniciado repetidamente até mostrar o assistente de configuração do sistema, um sinal de que a instalação foi concluída.
A partir daqui, o processo de configuração do Windows será praticamente o mesmo que o mostrado na seção anterior em Concluindo a instalação.
Formate o Windows 10 usando um dispositivo USB
Criando a unidade de instalação USB
Nesse caso, precisamos criar um dispositivo de instalação USB e, para isso, vamos usar a Windows Media Creation Tool novamente.
Seguindo as etapas anteriores na execução desta ferramenta , vamos escolher "pen drive USB" em vez de "arquivo ISO". Precisamos ter o dispositivo de armazenamento USB inserido no computador, para que o dispositivo nos detecte na próxima tela. (no caso de vários dispositivos inseridos, escolha o que melhor nos convém)
O dispositivo deve ter uma capacidade de armazenamento superior a 4 GB
Isso iniciará o processo de criação do USB no Windows 10. Ele será baixado da página da Microsoft e armazenado no dispositivo USB.
Inicializando a partir de dispositivos USB
Nesse caso, como no DVD, o computador precisará inicializar a partir de um dispositivo USB, e não da instalação do Windows no disco rígido.
Vamos reiniciar o OLHO do computador : com o dispositivo USB conectado e acessaremos o BIOS novamente pressionando a tecla correspondente (Del, F2, etc). Nesse caso, selecionaremos como a primeira opção "Dispositivos removíveis" ou uma opção semelhante, dependendo do tipo de BIOS.
Pressione F10 para armazenar as alterações feitas e reinicie o computador. A partir daqui, o procedimento será idêntico ao da instalação em DVD.
Validação do Windows
Em qualquer método para formatar o Windows 10, a validação do produto será necessária durante ou no final da instalação. Isso exigirá a obtenção de uma licença do Windows 10 e você ainda não a possui. É uma boa maneira de evitar problemas legais e sempre manter o Windows 10 ativo e atualizado.
Para encontrar uma licença barata do Windows, recomendamos nosso tutorial
- Onde comprar uma licença barata do Windows
Você se atreve a formatar o computador e instalar o Windows 10, se ainda não o possui? Se você tiver algum problema, basta deixar um comentário.
▷ Como iniciar o modo de segurança do Windows 10 【passo a passo】 【passo a passo】
Se você quiser saber como entrar no modo de segurança do Windows 10, neste tutorial, mostraremos todas as formas possíveis de acessá-lo.
Como usar o usb como ram 【passo a passo】 ⭐️
O seu computador possui pouca memória RAM? É possível expandi-lo usando um pendrive USB como RAM. Entre para conhecer este ótimo tutorial.
Windows 10: como retornar ao Windows 7 ou 8 passo a passo
Para os usuários do Windows 7 e Windows 8 que atualizaram para o Windows 10, existe uma maneira de voltar ao sistema operacional anterior.