Tutoriais

Como configurar um roteador asus e não morrer tentando

Índice:

Anonim

Os roteadores domésticos que a ASUS fabrica são muito populares por um bom motivo: são rápidos, muito poderosos, altamente configuráveis e com excelente relação custo / benefício. Com este guia, você aprenderá tudo o que precisa fazer para o seu roteador sem ser um especialista em rede.

Pronto? Bem, aqui vamos nós!

Este artigo mostra como concluir a configuração básica de um roteador sem fio ASUS, incluindo a conexão física e a configuração sem fio. As etapas e capturas de tela podem ser usadas para a maioria dos roteadores sem fio ASUS; no entanto, o local das conexões físicas pode ser diferente dependendo do modelo do seu roteador.

O roteador usado neste guia é o ASUS RT-AC88U. Caso você possua fibra ótica, recomendamos seguir o nosso guia sobre como configurar um roteador Asus com o movistar.

Índice de conteúdo

Como configurar um roteador Asus e "não morra tentando"

A primeira coisa que devemos fazer é conectar as antenas. Ao interromper uma das linhas da empresa, instalaremos um total de 4 antenas. Sua montagem é tão simples que precisamos apenas parafusar cada um deles no conector. Olha como é bom!

É hora de conectar toda a fiação! Em uma configuração básica, precisaremos de um total de três cabos para iniciá-lo:

  • Conecte um cabo Ethernet do seu modem a cabo / DSL / Fiber ou ONT à porta WAN do seu roteador ASUS; rotulado com um globo com um anel ao redor (essa porta é azul). Conecte outro cabo Ethernet do seu PC a qualquer uma das portas LAN do roteador; 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 (essas portas têm uma etiqueta amarela embaixo). Conecte finalmente o cabo de alimentação à tomada da parede.

Quando tudo estiver conectado, pressione o botão liga / desliga na parte traseira do roteador (mostrado em preto) ao lado da energia. Com o PC ligado, pressionaremos a tecla Windows + R para abrir a opção de executar e gravar o CMD para iniciar o console do Windows.

Para conhecer o IP do nosso roteador, lançaremos o seguinte comando:

ipconfig

E você deve digitar algo como isto:

Adaptador Ethernet Ethernet: sufixo DNS específico para a conexão..: Link: endereço IPv6 local…: xe80:: 1812: 58ga: 677c: 5f41% 2 endereço IPv4…………..: 192.168.1.113 Máscara de sub-rede…………: 255.255.255.0 Gateway padrão…..: 192.168.1.1

Temos que manter os dados do "gateway padrão" ? Ou seja, com a numeração ao lado: o endereço IP " 192.168.1.1". Sabendo disso, teremos acesso ao nosso novo roteador e, assim, prosseguiremos com a instalação! Agora basta digitar a barra de endereço do nosso navegador: http://192.168.1.1 e pressionar ENTER.

A página de configuração inicial será aberta, onde você terá que clicar no botão " Criar uma nova rede ".

O primeiro passo é atribuir um nome ao seu Wifi. No nosso caso, escolhemos o PRO-REV (você pode colocar o que deseja) e uma senha forte (maiúscula, minúscula, inserir números e símbolos). Também escolhemos a opção "Separar a rede de 2, 4 GHz de 5 GHz", embora isso já seja do agrado do consumidor.

A próxima tela requer a inserção de um nome de usuário e senha de administrador . Esses dados serão usados ​​para ajustar as configurações do roteador e serão solicitados toda vez que você tentar entrar no painel central. Portanto, certifique-se de corrigir essas informações e mantê-las em um local seguro.

A Asus geralmente lança atualizações suficientes para melhorar seu firmware e ter uma rede 100% estável e protegida. No nosso caso, ele nos lembrou que havia um novo firmware e passamos a atualizá-lo… Esse processo leva cerca de 3 a 5 minutos. Uma vez terminado, uma tela como esta aparecerá:

Vamos inserir nosso usuário (admin) e a senha que selecionamos na última etapa. E nos permitirá entrar no painel central do roteador (firmware). Você vê como é fácil instalar um roteador Asus? Agora entraremos em como configurá-lo passo a passo!

Configurando o firmware

Quando você é iniciante em tecnologia, pode sentir que se deparou com uma conversa em que todo mundo já sabe do que está falando, e mesmo depois de entrar no mundo da tecnologia, pode parecer impossível acompanhar. atualizado com todos os jargões e siglas desconhecidas.

Você está cansado de pesquisar freneticamente no seu telefone por termos tecnológicos diferentes no mecanismo de pesquisa do Google? Bem, você não precisa se preocupar.

Às vezes , basta uma explicação curta e simples para entender um novo conceito, e é exatamente isso que temos aqui: definições simples e sem jargões de termos fundamentais em espanhol que você precisará conhecer à medida que avança na tecnologia.

O que é um mapa de rede

O mapeamento de rede é um processo usado para descobrir e visualizar a conectividade de rede física e virtual por meio de um grupo de tarefas inter-relacionadas que facilitam a criação de um mapa de rede, incluindo diagramas de rede e fluxo, detecção de topologia e inventário de dispositivos. Ele é voltado para a criação de recursos visuais e materiais que podem ser usados ​​para uma ampla variedade de finalidades, especialmente para manutenção da rede.

Um mapa de rede é uma visualização dos dispositivos em uma rede, suas inter-relações e as camadas de transporte que os serviços de rede fornecem. Na prática, um mapa de rede é uma ferramenta para fornecer aos usuários, gerentes e administradores da rede, bem como à equipe de TI, uma melhor compreensão do desempenho da rede, especialmente no que diz respeito a gargalos de dados. e a análise da causa raiz associada.

O mapa de rede permite que você veja rapidamente qual é o seu IP público, os clientes conectados, se houver um nó MESH, dispositivos USB e os endereços MAC do seu roteador. Muito útil!

Existem três técnicas para produzir um mapa de rede: abordagens baseadas em SNMP, sondagem ativa e análise de rotas.

  • Mapas de protocolo simples de gerenciamento de rede (SNMP): esses mapas obtêm dados de roteadores e switches MIB (bancos de dados de gerenciamento de informações), que são bancos de dados virtuais hierárquicos em uma rede. Pesquisa ativa: esses mapas são criados com dados de uma série de "pacotes de sondas do tipo traceroute", isto é, pacotes ou pacotes de dados especiais, que relatam o roteador IP e alternam as rotas de encaminhamento para o endereço de destino. Análise de rota: Essa abordagem usa dados do protocolo de roteamento para criar um mapa de rede através da escuta passiva das trocas de protocolo da camada 3 entre os roteadores.

Como se tornou um estudo no campo mais amplo da computação, o mapeamento de rede continua ganhando importância com o surgimento de redes complexas e dinâmicas, globalização e computação em nuvem.

O mapeamento de rede permite que os administradores de rede visualizem e dividam redes complexas em partes menores, permitindo analisar e visualizar a rede, verificar erros de conexão e obter detalhes que facilitam a análise da causa raiz de um problema. Isso é útil para provedores de rede e provedores de serviços de Internet (ISPs), bem como para qualquer pessoa que opera uma rede grande e complexa.

O que são conexões sem fio de 2, 4 e 5 GHz?

Se você deseja substituir seu roteador antigo (talvez até atualizá-lo da unidade de modem / roteador combinada do seu ISP), pode encontrar termos como “banda dupla”, que se refere a um roteador que usa Wi-Fi de 2, 4 GHz e 5 GHz.

As principais diferenças entre as duas frequências são a faixa (cobertura) e a largura de banda (velocidade) que as bandas fornecem. A banda de 2, 4 GHz fornece cobertura de maior alcance, mas transmite dados em velocidades mais lentas. A banda de 5 GHz fornece menos cobertura, mas transmite dados em velocidades mais rápidas.

O alcance é mais baixo na banda de 5 GHz porque as frequências mais altas não conseguem penetrar objetos sólidos, como paredes e pisos. No entanto, frequências mais altas permitem que os dados sejam transmitidos mais rapidamente do que frequências mais baixas, tornando a banda de 5 GHz mais rápida para carregar e baixar arquivos.

Sua conexão WiFi em uma determinada faixa de frequência também pode ser mais rápida ou mais lenta devido à interferência de outros dispositivos. Muitas tecnologias WiFi e outros dispositivos domésticos usam a banda de 2, 4 GHz, incluindo microondas e abridores de portas de garagem. Quando vários dispositivos tentam usar o mesmo espaço de rádio, ocorre uma superlotação.

A banda de 5 GHz tende a ter menos excesso de população que a banda de 2, 4 GHz porque menos dispositivos a usam e porque possui 23 canais para uso, enquanto a banda de 2, 4 GHz tem apenas 11 canais. O número de canais disponíveis depende do domínio regulatório. Se você estiver tendo muita interferência de outros dispositivos, considere usar a banda de 5 GHz. Idealmente, o Wi-Fi de 2, 4 GHz suporta até 450 Mbps ou 600 Mbps, dependendo da classe do roteador. Uma conexão Wi-Fi de 5 GHz suporta até 1300 Mbps.

Então, o que eu configuro na seção sem fio? Vamos selecionar os seguintes parâmetros:

  • Desabilitamos a opção Smart Connect (opcional), embora se você deseja que a banda de 2, 4 GHz e 5 GHz compartilhe o mesmo SSID (o nome do ponto wifi), deixe-a ativa. Caso contrário, será exibido como nós: PRO-REV (usando a banda de 2, 4 GHz) e PRO-REV5 (referindo-se a ele trabalhando em 5 GHz). Nome SSID: Colocamos o nome como queremos chamar de wifi. Escondo o SSID? Se o roteador for destinado a uma empresa, pode ser interessante ocultar o wifi, mas se for para uso doméstico, recomendamos deixá-lo ativo (por conveniência). Autenticação e criptografia: sempre devemos definir as opções WPA2 e AES. Dessa forma, ficaremos mais seguros, lembre-se de que a criptografia WEP é bastante fácil de ignorar e os custos WPA2 "um pouco mais".

O que é o WPS (Wi-Fi Protected Setup) e como funciona

Se você configurou um roteador sem fio por conta própria, certamente encontrou o termo WPS no menu de configuração ou viu um botão marcado WPS ao lado de todas as portas Ethernet na parte traseira do roteador.

WPS significa Wi-Fi Protected Setup. É um padrão de segurança de rede sem fio que tenta fazer conexões entre um roteador e dispositivos sem fio mais rápido e fácil. O WPS funciona apenas para redes sem fio que usam uma senha criptografada com os protocolos de segurança pessoal WPA ou WPA2.

Isso não funciona em redes sem fio que usam segurança WEP desatualizada, que pode ser facilmente descriptografada por qualquer hacker com um conjunto básico de ferramentas e habilidades. Em uma configuração padrão, você não pode conectar um dispositivo sem fio a uma rede sem fio, a menos que o nome da rede (também chamado SSID) e sua senha (também chamada chave WPA-PSK) sejam conhecidos.

Sempre desative a opção WPS no seu roteador. É recomendado para segurança?

Agora, suponha que você queira conectar um dispositivo, como seu smartphone, à rede sem fio. No dispositivo, você deve primeiro escolher a rede à qual deseja se conectar e inserir a senha de segurança. Sem executar as duas etapas, você não poderá se conectar à rede Wi-Fi.

Quase todos os roteadores modernos têm suporte a WPS. Em muitos roteadores, o WPS é ativado por padrão. A ativação manual do WPS é feita através da interface de firmware e administração do roteador ou através de um botão WPS.

O que é o WDS (Sistema de Distribuição Sem Fio) e como ele funciona

Um WDS (Sistema de distribuição sem fio) expande uma rede sem fio através de vários pontos de acesso. Uma estação base sem fio se conecta à Internet, pode ter clientes com e sem fio e envia seu sinal sem fio para um ponto de acesso que serve como repetidor sem fio.

Um repetidor sem fio também pode ter clientes com e sem fio, mas se conecta à Internet através da estação base sem fio.

O roteador está sempre no modo simultâneo de banda dupla, a menos que você desligue um rádio. Se você ativar o repetidor sem fio em qualquer banda de rádio, a estação base ou repetidor sem fio não poderá ser ativada na outra banda de rádio. No entanto, se você ativar a estação base sem fio em uma banda de rádio e usar a outra banda como roteador ou estação base sem fio, o modo simultâneo de banda dupla não será afetado.

Conexão LAN

Nesta seção, passaremos para duas seções: Endereço IP da LAN e Servidor DHCP . No primeiro, ele nos permite atribuir um endereço IP ao nosso roteador (gateway para o resto do PC) 192.168.1.1 ou, no nosso caso, 10.20.30.1 (hobbies de mim e meu colega IGB) e a máscara da sub-rede 255.255.255.0.

O protocolo DHCP é responsável por distribuir os IPs para os dispositivos que se conectam ao nosso roteador, seja Wifi ou cabo. Recomendamos deixá-lo ligado e manter as configurações de fábrica. Embora possa ser interessante colocar o IP inicial e um possível IP final, deixar IPs restritos para servidores, pontos de acesso ou dispositivos NAS. Também é interessante saber que, através do endereço MAC de um PC, podemos atribuir um IP para sempre. Isso é super útil, ter uma equipe 100% localizada com esse endereço.

O que é uma conexão WAN

Uma rede de área ampla (WAN) é uma rede de telecomunicações privada distribuída geograficamente que interconecta várias redes de área local (LAN). Em uma empresa, uma WAN pode ser usada para conectar-se à matriz, filiais, serviços em nuvem e outras instalações.

Geralmente, um roteador ou outro dispositivo multifuncional é usado para fazer a conexão entre uma LAN e uma WAN. As WANs corporativas permitem que as pessoas compartilhem o acesso a serviços, aplicativos e outros recursos centralizados, tornando desnecessário instalar o mesmo servidor de aplicativos, firewall ou outro recurso em vários locais, por exemplo.

O que é uma DMZ (zona desmilitarizada)

Uma zona desmilitarizada (DMZ) refere-se a um host ou rede que atua como uma rede intermediária segura ou rota entre a rede interna de uma organização e a rede externa, ou não a sua.

Também serve como uma rede de linha de frente que interage diretamente com redes externas enquanto a separa logicamente da rede interna.

Uma zona desmilitarizada também pode ser conhecida como rede de perímetro. Uma DMZ é implementada principalmente para proteger uma rede interna contra a interação com nós, redes externas, sua exploração e acesso. A DMZ pode ser uma sub-rede lógica ou uma rede física que atua como uma ponte segura entre uma rede interna e externa.

Uma rede DMZ tem acesso limitado à rede interna e toda a sua comunicação é verificada em um firewall antes de ser transferida internamente. Se um invasor tentar violar ou atacar a rede de uma organização, uma tentativa bem-sucedida afetará apenas a rede DMZ, não a rede principal por trás dela.

O que é um DDNS

DDNS significa DNS dinâmico, ou mais especificamente: "Sistema de nome de domínio dinâmico ". É um serviço que atribui nomes de domínio da Internet a endereços IP. Um serviço DDNS permite acessar seu computador doméstico de qualquer lugar do mundo.

O DDNS tem um objetivo semelhante ao do DNS (Sistema de Nomes de Domínio da Internet), pois permite que qualquer pessoa que hospeda um servidor da Web ou FTP anuncie um nome público para usuários em potencial.

No entanto, diferentemente do DNS, que funciona apenas com endereços IP estáticos, o DDNS foi projetado para suportar também endereços IP dinâmicos (alterados), como os atribuídos por um servidor DHCP. Isso torna o DDNS adequado para redes domésticas, que normalmente recebem endereços IP públicos dinâmicos do provedor de Internet.

O que é uma VPN

Você pode obter mais anonimato, privacidade e segurança online usando uma VPN antes de fazer qualquer coisa online.

Quem não gosta da internet? Forneça informações, respostas, entretenimento e conexões em segundos. De qualquer lugar e a qualquer momento a partir de nossos desktops, laptops, smartphones e tablets. Mas a internet não é perfeita. Possui algumas falhas internas que o tornam vulnerável quando você está online. Mas uma VPN pode ser a solução para esse problema.

  • Uma VPN é um serviço que você contrata on-line por uma pequena taxa mensal. Depois de ter uma conta, seu serviço VPN deve ser "ativado" quando você está online.Uma VPN, em ação, pega sua conexão com a Internet e a torna mais segura, ajuda você a permanecer anônimo e a evitar bloqueios e acesso A chave para uma VPN é que ela lhe empresta um endereço IP temporário e oculta seu endereço IP verdadeiro de todos os sites ou e-mails aos quais você se conecta.

É virtual porque é como se você tivesse uma conexão privada diretamente com qualquer site ou outro computador ao qual se conectar. É privado, porque todas as suas visitas ao site e à atividade online são entre você e os sites que você visita. E é uma rede porque você está usando uma rede especial de servidores VPN que cobre todo o mundo.

O que é um firewall

Os firewalls são a principal defesa de perímetro para a maioria das organizações e tornaram-se quase onipresentes nas empresas devido à sua defesa comprovada contra uma gama cada vez maior de ameaças.

Os firewalls agem como uma ferramenta de defesa de perímetro que monitora o tráfego, permitindo o acesso ou o bloqueio. Ao longo dos anos, a funcionalidade dos firewalls aumentou e agora a maioria não apenas pode bloquear um conjunto de ameaças conhecidas e aplicar políticas avançadas de lista de controle de acesso, mas também pode inspecionar pacotes individuais de tráfego em profundidade e testar pacotes para determinar se eles são seguros.

AiMESH: conecte vários roteadores para expandir a cobertura da sua rede

Com o AiMesh, você pode unificar suas redes Wi-Fi se tiver dois ou mais roteadores Asus. Você não sabe o que são o Mesh Netwrok ? Recomendamos que você leia nosso tutorial.

Como explicamos no parágrafo anterior, sua principal função é mesclar os diferentes roteadores Asus compatíveis e garantir que a cobertura Wi-Fi chegue à sua casa ou escritório. Essa tecnologia nos ajudará a não precisar alterar o SSID (agora já sabemos o que é), a ter a perda mínima de cobertura (uma vez que cobre todo o espaço dos quartos, ou pelo menos eu tento) e, especialmente, sem aqueles alguns segundos para alternar entre os pontos de acesso . Isso é ideal para aproveitar ao máximo os jogos de smartphone como o Clash Royale.

Como configurar o AiMesh no meu roteador?

A Asus nos deixa um vídeo explicativo sobre como fazê-lo passo a passo. Dura apenas 3 minutos, mas é realmente fácil de instalar. Se precisar de ajuda, você sabe que pode nos perguntar?

Dados a serem considerados

Também queremos deixar várias dicas para você ter em mente ao instalar e manter seu roteador em casa.

Escolha um local adequado

Escolha um bom local para começar a instalar o roteador, como um espaço livre ou uma mesa. Esse não precisa ser o local permanente do dispositivo - os roteadores sem fio às vezes precisam de posicionamento e implantação cuidadosos em locais de difícil acesso.

No começo, é melhor escolher um local em que seja mais fácil trabalhar com o roteador e se preocupar com o local final posteriormente.

Atualize o endereço MAC do roteador

Se você estava usando um roteador de rede mais antigo ou outro dispositivo de gateway para conectar-se à Internet anteriormente, seu provedor pode rastrear esse endereço MAC e impedir que ele se conecte ao novo roteador.

Se o seu serviço de Internet tiver essa restrição, você poderá (por meio do console do administrador) atualizar o endereço MAC do roteador com o endereço MAC do dispositivo que você estava usando anteriormente, para evitar ter que esperar o provedor de Internet atualizar seus registros.

Asus Special Technologies

  • AiProtection: Asus e Trend Micro unem laços e criam essa proteção para detectar vírus, software malicioso e intrusos na sua rede. Tê-lo ativado é 100% recomendado e ainda nos permite ter um painel de controle dos pais, ideal para manter os pequenos em casa protegidos. QoS adaptável: Outra aplicação super interessante para monitorar todos os equipamentos da sua rede. Ele nos diz que uso de download / upload eles estão disponibilizando ao vivo, restringe o acesso à linha de cada dispositivo e nos permite ter um histórico da web de cada cliente conectado. Também recomendamos ativar esta opção? Game Boost: a maioria dos jogadores em casa gostaria de saber que as rotas da Asus priorizam os jogos em relação a outros aplicativos enquanto você joga. Para isso, temos várias tecnologias super interessantes: Internet Game Boost (otimizado por WTFast), LAN Boost (Monitor com QoS adaptável) e Rede em tempo real (Segurança com Trent Micro) para ativar e aprender. AiCloud: Asus também sistema de nuvem on-line. Ao registrar o DDNS (que já vimos), ele nos permite acessar nosso disco ou espaço de armazenamento na nuvem. Muito interessante!

Considere alterar o nome da rede (ou também chamado SSID)

Os roteadores vêm do fabricante com um nome padrão escolhido, mas há vantagens em usar um nome diferente. Como muitos roteadores de outros fabricantes são vulneráveis ​​e é melhor colocar um SSID diferente, dessa forma tornamos as coisas mais difíceis para os usuários que tentam abrir uma lacuna em nossa rede.

Mantenha seu roteador Asus atualizado com o firmware mais recente

Sempre recomendamos a atualização do firmware de nossos dispositivos e nos roteadores, isso é essencial . Dessa forma, sempre o teremos com o menor número de erros ou sérias falhas de segurança.

Para fazer isso em nosso roteador Asus automaticamente, precisamos ir para a seção Administração -> atualização de firmware e verificar se há atualizações. Nesse caso, solicitará a atualização e a reinicialização do roteador. Pode levar alguns minutos, então seja paciente.

Com isso, concluímos nosso guia sobre como configurar um roteador Asus e não morremos tentando. Espero que você tenha aprendido tudo o que precisa para ter sua rede doméstica totalmente protegida e que agora você sabe quais parâmetros você tocou e para que serve. O que você acha do guia? Você quer mais desse estilo? Queremos saber sua opinião!

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button