Tutoriais

▷ Clear CMOS: o que é e como fazê-lo passo a passo?

Índice:

Anonim

Como usuário de PC, é muito útil conhecer várias rotinas de manutenção para manter nosso equipamento funcionando sem problemas. Muitos de nossos leitores estarão acostumados a essas tarefas, mas hoje queremos falar sobre um dos menos conhecidos entre o público em geral e que é muito útil. Estamos falando de limpar a memória CMOS ou Clear CMOS. Nós dizemos a você o que é um CMOS claro e como fazê-lo.

Índice de conteúdo

Antes de começarmos, alguns conceitos

Antes de começarmos, é importante entender com o que estamos lidando com nossa equipe, especialmente se você deseja usar esse método em algum momento. Nesse caso específico, a limpeza do CMOS (Clear CMOS) compromete dois elementos da nossa placa-mãe: memória CMOS e BIOS.

O que é memória CMOS

A memória CMOS (RAM-CMOS) é um tipo de memória encarregada de armazenar informações sobre a configuração do nosso sistema, especificamente a usada pelo BIOS da nossa placa-mãe durante a sequência de inicialização dos nossos computadores.

O uso do termo RAM para sua definição não é arbitrário, é uma memória volátil que perderia as informações internas se nosso equipamento ficar sem energia, para evitá-lo, algum tipo de bateria (geralmente uma célula de botão) é usada para alimente-o.

Atualmente, muitas placas usam memórias EEPROM para essa finalidade. Elas são não voláteis e cumprem adequadamente a função das antigas memórias CMOS, mas, para coesão no texto, continuaremos falando sobre a memória CMOS.

Qual é o BIOS do nosso sistema

O segundo grande protagonista deste texto é o BIOS. Seu nome vem do sistema básico de entrada e saída e é o software básico para nossa placa-mãe. Ele está localizado em um chip dedicado dentro de nossa placa e é responsável pelas funções básicas de configuração e inicialização de nossos equipamentos. Através de suas opções, podemos modificar certos parâmetros do comportamento do hardware conectado à placa-mãe.

Chip de BIOS. Imagem: Flickr, Uwe Hermann

As implicações da limpeza do CMOS (Clear CMOS)

O Clear CMOS consiste em esvaziar as informações mantidas na memória do CMOS para forçar uma redefinição da configuração da BIOS do nosso sistema, retornando-a às configurações de fábrica.

O motivo para usar esta ação depende muito do mau funcionamento do nosso equipamento durante a inicialização. Se acreditamos que o hardware do computador não sofre de problemas físicos (simplesmente em mau estado) ou apresenta problemas de compatibilidade que não existiam antes, uma redefinição completa do BIOS através do Clear CMOS pode ser uma solução possível.

No entanto, devemos considerar as implicações de fazer isso para nossa equipe. Executar o Clear CMOS deixará o BIOS em seu estado de fábrica, para que as configurações atuais e as atualizações instaladas sejam removidas.

Para dar um exemplo concreto, se redefinirmos o BIOS de uma placa-mãe X370, não poderemos usar os processadores Ryzen 2000 ou 3000 em nosso computador até atualizarmos o BIOS de nossa placa-mãe.

Como executar o Clear CMOS em nossos equipamentos

Esteja ciente de todas as informações anteriores, se você deseja executar esta redefinição na memória BIOS do seu computador, geralmente existem três métodos para executar essa tarefa, embora em placas-mãe mais modernas isso possa variar.

Execute a reinicialização do BIOS do nosso sistema

A menos que não possamos acessar a janela do BIOS do nosso computador, esta é a maneira mais rápida e segura de executar um Clear CMOS. Para acessar o BIOS, precisamos, durante a inicialização, pressionar uma tecla específica em nosso teclado. Isso geralmente aparece na tela e é sempre indicado no manual do componente.

Uma vez dentro, navegamos pelas opções para localizar nomes como Carregar padrão de fábrica ou Limpar configurações do BIOS . Depois de selecionados e concluídos, redefiniremos a configuração do BIOS do sistema. Este método também pode ser concluído em qualquer placa atual.

  • Se você quiser saber mais sobre como acessar seu BIOS, não hesite em dar uma olhada em nossos artigos.
RECOMENDAMOS A YOUMSI atualiza suas placas-mãe para AMD Raven Ridge

Através da conexão física do nosso conselho

Se não for possível acessar o BIOS do nosso sistema, podemos atender aos meios físicos da nossa placa-mãe para realizar o esvaziamento da memória do BIOS. Essa etapa sempre deve ser executada com o equipamento completamente desconectado da energia ou não será executada corretamente.

Nas placas-mãe modernas, o passo é simples: localize a opção "Clear CMOS" na placa-mãe e mantenha-a ativa por alguns minutos, facilmente identificável através do manual do componente. No entanto, se nossa placa-mãe já é antiga, o processo varia.

Se nossa placa não tiver essa opção, o que precisaremos localizar é uma série de pinos na placa (dois normalmente, embora possam ser mais em alguns casos específicos) e entrar em contato um com o outro por uma peça de metal por alguns minutos. Os pinos em questão devem poder ser identificados com algum tipo de etiqueta, geralmente “CLR_CMOS” ou “JBAT1”, embora possamos sempre identificá-los através do manual.

Remoção da bateria

Como mencionamos anteriormente, as memórias CMOS são voláteis e alimentadas por uma bateria para manter suas informações intactas. Se removermos esta bateria e removermos a corrente que fornece o equipamento, as informações na memória serão apagadas a cada inicialização, até que a bateria seja substituída. Esta bateria está associada ao relógio interno do equipamento e geralmente tem cerca de 8 anos de vida antes de precisar ser substituída, embora possa variar.

Nas placas-mãe mais modernas, essa opção não existe, pois possui memórias não voláteis, embora ainda seja uma opção que ainda pode ser encontrada em determinadas faixas de corrente e em placas-mãe com mais de quatro anos de idade.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button