Internet

Ferramenta de overclocking ccx para ryzen é atualizada com novos recursos

Índice:

Anonim

O renomado overclocker shamino1978 lançou uma nova versão de sua CCX Overclocking Tool, adicionando capacidade de overclock e núcleo individual complexo (CCX), em vez de núcleo único ou CPU completa. Embora você possa fazer o overclock de suas CPUs Ryzen através do BIOS da placa-mãe ou do software Ryzen Master da AMD, não é possível fazer o overclock de um CCX individual.

A ferramenta de overclocking CCX permite que os processadores Ryzen sejam executados além do limite

Caso você não saiba o que é um CCX, é basicamente metade de uma CPU Ryzen. Cada processador de oito núcleos (se todos os oito núcleos estão funcionando ou não) tem seus núcleos divididos em dois grupos de quatro núcleos, e esses grupos são conhecidos como complexos de núcleos ou CCXs. A imagem acima mostra uma CPU quadrilátero com dois processadores, cada um com dois CCXs para um total de quatro CCXs em toda a CPU.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

É semelhante ao modo como o Ryzen 9 3900X e o 3950X possuem dois chiplets de computação que compõem uma CPU completa; dois CCXs formam um processador completo. No caso do Ryzen 7 2700, haveria quatro núcleos em cada grupo e, para o Ryzen 5 2600, três núcleos em cada grupo, e assim por diante. Esses grupos devem ter o mesmo número de núcleos para que a CPU funcione; portanto, não vemos CPUs Ryzen de sete núcleos e nenhuma Ryzen 5 2600 com quatro núcleos em um CCX e dois no outro.

A ferramenta de overclocking CCX é uma ferramenta interessante para extrair um pouco mais de desempenho de um processador AMD. Embora as CPUs da série Ryzen 3000 usualmente tenham um relógio bastante alto, as CPUs Ryzen 1000 e 2000 da geração mais antiga podem se beneficiar do overclock de um CCX individual. Quando o OC é aplicado manualmente, a CPU completa pode atingir apenas a velocidade máxima permitida pelo núcleo com menor frequência. Ao isolar o núcleo com o desempenho mais fraco para um CCX, você poderia teoricamente fazer overclock da outra metade da CPU para obter frequências mais altas.

Não temos certeza de como isso funcionaria na prática, mas poderia haver um adicional de 100 MHz ou mais, embora apenas para quatro núcleos. A Ferramenta de overclocking atualizada do CCX agora está disponível para aqueles que desejam experimentar seus processadores Ryzen.

Fonte Tomshardware

Internet

Escolha dos editores

Back to top button