Laptops

Intel anuncia descontinuidade de alguns cpus xeon e preços baixos

Índice:

Anonim

Em um sinal de crescente pressão do EPYC no segmento de processadores para servidores, a Intel emitiu um aviso de que interromperá vários modelos Cascade Lake Xeon, juntamente com o downgrade de outros modelos.

O Intel Cascade Lake Xeon série M foi descontinuado

A Intel construiu os modelos da série M com o mesmo silício que os processadores Xeon padrão, mas com um forte aumento de preço de US $ 3.000 em relação aos chips padrão. Em troca, os clientes obtêm uma capacidade de memória de até 2 TB por chip, um aumento significativo em relação ao suporte de memória de 1 TB de modelos padrão. Isso ainda não correspondia à capacidade máxima de 4 TB dos processadores EPYC Rome da AMD, que é gratuito.

Suporte de memória Preço anterior Preço atual
Cascade Lake Xeon 1 TB - -
Série M (suporte de memória médio) 2 TB $ 3.003 Descontinuado
Série L (suporte a memória grande) 4, 5 TB $ 7.897 $ 3.003

Um representante da Intel disse que esses cortes de preços são o resultado da reação do cliente, e a empresa agora oferecerá seus modelos da série L, que suportam capacidade de 4, 5 TB, pelos mesmos preços dos modelos M. que não são mais fabricados.

Isso representa um grande corte de preço para clientes do Xeon que exigem mais capacidade de memória ou que estão considerando adotar DIMMs Optane de alta capacidade. Mais uma vez, os modelos da série L são construídos com o mesmo silício que os modelos padrão do Xeon, mas antes da alteração, os clientes tinham que pagar um adicional de US $ 7.897 para atualizar para os modelos da série L que suportam até 4, 5TB de capacidade de memória (desde que sejam utilizados Optane DIMMS).

Agora eles só precisam desembolsar US $ 3.003 por chip.

Os DIMMs de memória persistente Optane DC da Intel também estão em cena. Considera-se geralmente que a absorção desses módulos é lenta, principalmente porque nem todas as cargas de trabalho se beneficiam da nova tecnologia que usa memória de armazenamento persistente em vez de DRAM. Para cargas de trabalho que se beneficiam, é necessária uma recodificação significativa para otimizar aplicativos para extrair os recursos máximos da nova tecnologia, sem mencionar os custos de validação. Isso equivale a um grande investimento inicial a ser adotado para adotar o Optane DC e muitas empresas ainda estão um pouco relutantes em fazer esse investimento, no momento.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

Cada processador Rome suporta até 4 TB de memória por soquete (dois DIMMs por canal) sem custo adicional. Essa é uma grande vantagem que a AMD tem agora. Certamente torna difícil para as empresas pagar um adicional de US $ 3.003 pelo preço já mais alto da Intel do que o da AMD e ainda aquém da capacidade de memória da EPYC.

Fonte Tomshardware

Laptops

Escolha dos editores

Back to top button