Placas Gráficas

Cambricon

Índice:

Anonim

A Nvidia é um dos gigantes da inteligência artificial, mas a concorrência está se intensificando cada vez mais e descansar nos louros pode significar a perda de liderança quando você menos espera. A Cambricon Technologies afirma que possui um chip Cambricon-1A capaz de resistir ao poderoso Tesla V100.

Cambricon-1A quer acabar com a supremacia da Nvidia em IA

A Cambricon Technologies desenvolveu o novo chip Cambricon-1A focado em inteligência artificial. É um silício capaz de atingir 166, 4 TOPS de potência ao fazer cálculos simples de números inteiros de 8 bits, o suficiente para as necessidades de inteligência artificial. O melhor de tudo é que o faz com um consumo de energia de apenas 110W. Quanto ao Nvidia Tesla V100, ele é capaz de oferecer uma potência de 120 TFLOPS em operações decimais de 8 bits. Além disso, o Cambricon-1A é capaz de produzir 83, 2 TFLOPS em operações de precisão média, uma vantagem significativa sobre os 30 TFLOPs que a proposta da Nvidia alcança.

Recomendamos que a leitura de nosso post no SK Hynix seja o parceiro da Nvidia para fornecer as memórias GDDR6

Este processador Cambricon-1A é fabricado pela TSMC usando litografia de 16 nm e atinge uma frequência de clock máxima de 1, 3 GHz. O núcleo é acompanhado por 16-32 GB de memória DDR4 a uma frequência de 1600 MHz, muito mais barata de produzir do que a memória HBM2 usada pela Nvidia Tesla V100, algo que afetará diretamente o preço final de venda.

O Cambricon-1A entra no mercado em formato de placa PCI Express com dissipador de calor de turbina, a empresa já possui kits de desenvolvimento compatíveis com Caffee, TensorFlow e MXNet, as linguagens de desenvolvimento mais comuns para aplicativos de inteligência artificial. Este Cambricon-1A promete ser o maior rival da Nvidia na arena da IA.

Fonte Anandtech

Placas Gráficas

Escolha dos editores

Back to top button