Tutoriais

▷ Cable sata, o que é e quais podemos comprar

Índice:

Anonim

Se você foi usuário de um PC de mesa ou laptop na última década e meia, certamente encontrou um meio de armazenamento baseado na interface SATA (Serial ATA), seja um disco rígido (HDD), unidade de estado sólido (SSD) ou uma unidade óptica. Neste artigo, explicamos o que é o cabo SATA e qual podemos comprar.

Índice de conteúdo

Cabo SATA o que são e os tipos

Embora exista um grande número de produtos de computador designados como dispositivos SATA, a razão pela qual eles se autodenominam é porque usam a interface SATA. Em outras palavras, os cabos que os conectam ao restante do PC são conectados a uma porta SATA na unidade e outra porta igual na placa-mãe. Embora os conectores e cabos SATA sejam geralmente descritos como uma única porta ou conector, o SATA na verdade abrange dois: o conector de dados e o conector de alimentação.

O primeiro é o curto, em forma de "L", é um conector de sete pinos, enquanto o último é o mais longo, com 15 pinos. O cabo de dados SATA inclui versões retas e angulares, graças às quais o usuário pode escolher a versão que melhor se adapte às suas necessidades.

SATA reta

SATA em camadas

Existem também outros cabos de dados SATA com formato de corrente, que são muito úteis para conectar várias unidades usando apenas um cabo, pois são muito comuns em fontes de alimentação. Nós mostramos um exemplo.

Além do comprimento, eles podem ser distinguidos pelos cabos que se conectam a eles. Onde o cabo de dados SATA quase sempre é feito de plástico sólido que se estende para um cabo plano de banda única, o conector de alimentação SATA se estende da sua cabeça até vários cabos finos e arredondados de cores diferentes. Ambos os dispositivos são necessários para que os dispositivos SATA funcionem e ambos executam tarefas diferentes. O cabo de dados fornece a conexão de alta velocidade com o resto do PC, transferindo informações de um lado para o outro, conforme solicitado, enquanto o cabo de alimentação é o que fornece à unidade a eletricidade necessária para funcionar. Aqui está um exemplo de um cabo de alimentação SATA.

No mercado, podemos encontrar muitos adaptadores para alimentar uma unidade SATA usando outros conectores da fonte de alimentação, como o Molex ou um conector PCI Express de 6 pinos.

PCI Express para SATA

Molex para SATA

Existem versões do cabo SATA que incluem os dois conectores no mesmo cabo; na realidade, são dois cabos unidos fisicamente.

Qual a importância da SATA hoje?

O SATA foi introduzido pela primeira vez em 2000, substituindo os cabos de fita PATA antigos. Foi revisado em 2003 e novamente em 2004 e 2008, trazendo o SATA para a versão três, comumente conhecida como SATA III ou 3.0. Esses padrões aumentaram a velocidade e adicionaram recursos adicionais para permitir unidades de armazenamento mais rápidas e confiáveis, mas não alteraram a aparência física do próprio conector SATA. O SATA III é a interface SATA mais usada atualmente.

No entanto, ao longo dos anos, houve algumas interfaces SATA alternativas. O mSATA para unidades portáteis estreou em 2011. A última geração dessa tecnologia é o padrão M.2, embora as unidades mais rápidas tenham ultrapassado a interface mSATA e agora estejam aproveitando as portas PCIexpress para aumentar o desempenho. O SATA Express permitia compatibilidade cruzada com as unidades SATA III e PCIexpress, mas não era uma opção popular, enquanto o eSATA oferecia velocidades semelhantes à SATA para unidades externas. Hoje, a maioria das unidades externas de alta velocidade usa conexões USB 3.0, geralmente com o conector Type-C padrão.

Inateck - Conjunto de 2 cabos SATA 3 (0, 48 me 4 pinos, ATX a 2 SATA 15 pinos e cabo SATA de 15 pinos a 2 SATA 15 pinos, cada 0, 16 m), cor amarela e vermelha 7, 98 pacotes de 6 euros, adaptador de cabo de 18 polegadas 6, 0 Gbps para Sata III com trava e ficha de 90 graus, azul 7.99 EUR cabo de sata III cabo de 6, 0 Gbps com trava de fixação e plugue de 90 graus, vermelho, 6 peças, 18 polegadas Faça uma conexão em ângulo reto com o disco SATA para instalação em espaços apertados; Espaços fáceis em áreas difíceis e apertadas, oferecendo flexibilidade para propor 8, 99 EUR

Embora em 2008 a SATA tenha atingido uma saturação quase completa do mercado de PCs com até 99% de todas as unidades que usam o padrão, isso não é necessariamente o caso hoje. Onde muitos laptops e tablets menores usarão a memória flash incorporada para seu armazenamento principal, os PCs desktop e laptops avançados agora usarão padrões mais rápidos, como o PCIexpress, para oferecer maior desempenho.

Palavras finais e conclusões sobre o cabo SATA

O SATA continua sendo um importante padrão de conexão, especialmente para discos rígidos e SSDs maiores na faixa de vários terabytes, mas para aqueles que optam pelo desempenho, as unidades M.2 e NVMe mais recentes são a opção preferida. vá. Eles são mais caros, mas a conexão a um slot PCIexpress em vez de a uma porta SATA oferece uma conexão que não é restrita pelos limites de cabeamento SATA e permite que as unidades operem com taxas de dados muito mais rápidas. Para alguns, tão rápido quanto gigabytes de dados por segundo, em comparação com o limite de 600 MBps do SATA III.

Certamente você está interessado em dar uma olhada:

Isso encerra nosso artigo sobre os diferentes tipos de cabos SATA. Se você conhece algum que já passou por nós, pode deixar um comentário e nós o adicionaremos. Em breve falaremos em detalhes sobre as duas últimas gerações da interface SATA.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button