Tutoriais

Como visualizar conexões de rede ativas

Índice:

Anonim

Se você precisar ver e saber quais são as conexões ativas na rede ou os programas que acessam a Internet, veremos alguns comandos que você pode usar para ver as conexões ativas.

Isso é útil para, por exemplo, saber se há algum malware que está enviando informações para um determinado local oculto, sem o seu consentimento (já que na maioria das vezes eles funcionam sem serem percebidos) ou prova da conexão de um aplicativo.

Usando o comando netstat

Abra uma janela do CMD. Basta pressionar a tecla Win (a tecla com o símbolo do Windows) e a letra R. Digite cmd e pressione Enter.

Netstat

Se você digitar o comando netstat e pressionar Enter, ele aparecerá em uma lista com as conexões TCP e suas respectivas portas que estão sendo usadas no momento. A lista aparece:

netstat-n

Este comando exibe a mesma lista de conexões e portas TCP, mas numérica, com endereços IP em vez de nomes reais de computadores ou serviços.

netstat-a

Mostra todas as conexões e portas.

Netstat-b

Para executar este comando, você precisa ter privilégios de administrador, ou seja, basta abrir o programa no prompt de comando como administrador. Para fazer isso, basta ir ao menu Iniciar do Windows, encontrar cmd, clicar com o botão direito do mouse no ícone CMD e escolher a opção "executar como administrador".

Este comando mostra a lista de conexões abertas nas portas separadas por programas que se conectam à rede ou à Internet. Em alguns casos, um programa executável terá vários componentes separados que se conectam a locais diferentes, mostrados na lista.

O nome do arquivo executável é colocado entre colchetes, como pode ser visto na imagem abaixo com o nome de e.

Outros comandos netstat

Listamos os principais comandos netstat, mas existem outros que podem ser úteis para você. Para ver as outras variações do comando com a descrição do que cada um faz, basta digitar: netstat /?

Visualizando conexões em tempo real

Com o netstat, podemos visualizar as conexões, portas e protocolos usados ​​de forma mais "estática", o que significa que as informações não são atualizadas em tempo real.

Existe um programa chamado TCPVIEW que funciona para ele, detalhando em uma lista todas as conexões TCP e UD em seu sistema, local e remota. E o melhor de tudo, essas informações são atualizadas em tempo real. Portanto, quando há uma tentativa de acessar a rede, ela é mostrada aqui.

Em verde: são os novos pontos de comunicação criados por um aplicativo;

Em amarelo: são pontos com o status de atualização alterado;

Vermelho: as conexões são removidas;

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button