Tutoriais

Como testar seu ssd com aplicativos totalmente gratuitos?

Índice:

Anonim

É uma experiência muito comum ter novos componentes; portanto, convém verificar se eles funcionam como deveriam. Se você quiser saber como usar seu SSD ou HDD com aplicativos gratuitos, aqui mostraremos diferentes maneiras. Além disso, existem muitas variações que nos permitem fazer isso com programas completos, portáteis e outros.

Índice de conteúdo

O que considerar ao testar seu SSD

As unidades de memória podem vir em um grande número de variantes.

Temos discos rígidos clássicos (HHDs) , discos de estado sólido (SSDs) e também, neste último, temos duas tecnologias principais.

Os HDDs usam estruturas de disco onde armazenam dados fisicamente. Eles têm velocidades de transmissão baixas, desfrutam de grandes capacidades e podem sofrer problemas se receberem muitas vibrações.

Por outro lado, os SSDs vêm de várias formas. Eles são muito mais rápidos, leves e menores e usam células de diferentes materiais para oferecer excelente desempenho. Quanto aos tipos de SSD, indicaremos duas interfaces básicas: SATA e NVME .

Os SSDs com interface SATA são memórias de velocidade média, enquanto os drives com a tecnologia de transferência NVME atingem velocidades muito mais altas.

O melhor exemplo disso é a nova memória PCIe Gen 4 , que é até 10 vezes mais rápida que suas contrapartes SATA . Atualmente, o rei desta liga é a memória simultânea AORUS AIC PCIe Gen 4 , que pode atingir aproximadamente 15.000 MB / s .

Mas, seja como for, as primeiras coisas primeiro: instalar memória.

Instalação da (s) memória (s)

Para instalar memórias, precisamos seguir uma série de etapas muito padronizadas. Não é nada difícil, então não se preocupe muito.

No caso de discos SATA , eles são componentes quadrados e geralmente com uma carcaça externa que não mede mais de 2, 5 ″ . Eles têm dois conectores em alguns de seus lados, onde forneceremos energia e o cabo de dados SATA .

Esses discos requerem uma conexão direta à fonte de alimentação e outra que se conecte a uma porta SATA na placa-mãe (funciona da mesma forma para os HDDs) . Em princípio, eles não têm ventilação e é recomendável parafusá-los firmemente no chassi da torre. Para isso, teremos certos slots com aberturas de parafusos padronizadas.

Por outro lado, os SSDs com uma interface NVME exigem um tipo diferente de instalação. Na maioria dos casos, eles são formatados em M.2 , o que significa que precisarão de outras portas mais específicas na placa-mãe.

Para instalá-los, você precisará afrouxar um parafuso na placa e colocar a memória na parte que possui os pinos. Em seguida, pressione levemente para conectar os pinos e a SSD PCB será deixada em uma posição diagonal semi-elevada. Em seguida, empurre a área levantada e aparafuse a peça de metal.

Se não houver nada com defeito, tudo deve estar operacional.

Teste seu SSD com aplicativos gratuitos

Hoje, temos um grande número de aplicações à nossa disposição. De alguns que testam o desempenho do seu SSD a outros que medem a integridade dos componentes. Felizmente, a maioria é totalmente gratuita ou, pelo menos, tem a maioria de seus recursos sem pagar.

Aqui, mostraremos um par ou três que recomendamos, por isso , se você estiver interessado, continue lendo.

CrystalDiskMark

Esses dois programas foram desenvolvidos por usuários japoneses e são dois dos softwares mais completos que já vimos. Ambos têm muitas opções e interfaces muito boas.

O problema é que, enquanto o CrystalDiskMark está mais focado no teste de transferência, o CrystalDiskInfo está mais focado na integridade dos componentes.

Este primeiro é usado por sua simplicidade, bom conjunto de configurações e boa quantidade de testes. Portanto, não é incomum ver vazamentos onde eles usam este aplicativo para verificar a velocidade da memória.

O segundo programa é um pouco menos interativo, pois carece de muitos testes. No entanto, podemos usá-lo para conhecer o estado de nossa unidade, vendo sua capacidade de transmitir dados, temperatura e muito mais.

Alguns dos dados mostrados usam o padrão SMART , portanto, pode ser bastante interessante.

AS SSD

Aproveitando o fato de termos falado sobre o CrystalDiskMark , agora mostramos a você como SSD . Não sabemos o porquê, mas esses dois programas compartilham uma interface realmente semelhante. Temos que enfatizar que o autor é alemão, então isso pode ser uma coincidência.

No entanto, o programa se destaca pelo mesmo motivo que o seu homólogo japonês, já que são programas com interfaces realmente simples. A graça que diferencia esse aplicativo é que o AS SSD não requer instalação.

Como instalar o Editor de Diretiva de Grupo (gpedit.msc) no Windows 10 Home Edition

Você pode usá-lo diretamente do arquivo .exe , então tudo o que você precisa é de uma pasta auxiliar para traduzir o programa para o inglês.

Para todo o resto, o programa funciona exatamente da mesma forma que o CrystalDiskMark . Ele tem uma série de testes na tela inicial e podemos configurar alguns deles (embora a variedade não seja muito alta) .

Referência de Disco ATTO

A última aplicação da qual falaremos é o ATTO Disk Benchmark , que muda um pouco as regras do jogo.

Transfira com a ajuda do sistema

Esta aplicação também mede a velocidade de transferência de dados da sua unidade de memória. Não é à toa que testar seu SSD com este programa permitirá que você conheça suas reais habilidades, isto é, com e sem a ajuda da CPU . Além disso, os testes são consideravelmente mais difíceis, podendo optar por transferir arquivos de vários gigabytes.

As funcionalidades que o ATTO Disk Benchmark nos oferece são muito boas e mostram muito claramente os resultados. Entre todos os testes, acreditamos que este seja um dos mais completos.

Palavras finais sobre como testar seu SSD

Temos opções de todos os tipos, por isso não é uma desculpa para não ter dinheiro.

Com as alternativas que ensinamos, agora você tem várias maneiras de testar seu SSD . CrystalDiskMark , ATTO Disk Benchmark ou AS SSD são programas altamente recomendados.

Todos os programas que mostramos a você podem ser usados em SSDs e HDDs , ou seja, ainda mais vantagens. Resta apenas você decidir qual deles melhor combina com você. Cada um tem suas vantagens e desvantagens e, dependendo do motivo pelo qual você os deseja, alguns são melhores que outros.

Em geral, a idéia mais comum é fazê-lo quando você acaba de comprar sua nova unidade de memória. No entanto, isso é algo que você deve fazer periodicamente. Toda vez que você formata ou pelo menos duas vezes por ano, faça um teste de memória completo e também os outros componentes, se possível.

Esperamos que tenha ajudado e que você tenha aprendido algo novo. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em nos perguntar.

E agora você nos diz: quais programas você usaria para testar seu SSD ? Você conhece algum outro aplicativo para executar essas tarefas? Compartilhe suas idéias na caixa de comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button