Tutoriais

Como saber se posso expandir a memória ram do meu pc

Índice:

Anonim

Este artigo sobre como saber se posso expandir a memória RAM do meu PC é destinado a usuários que não possuem amplo conhecimento de hardware ou têm dúvidas sobre se o computador desktop ou laptop lhes permite expandir a memória RAM. Por isso , forneceremos todas as chaves sobre esse assunto, da maneira mais prática possível.

Índice de conteúdo

E é que até os mais experientes às vezes podem ter dúvidas sobre a expansão da memória RAM e também sobre a velocidade máxima que ela nos permitirá instalar, embora, para este último assunto, já tenhamos um artigo onde explicamos detalhadamente como proceder.

O que determina a quantidade de memória em um PC

Bem, são três elementos que determinarão a capacidade e a velocidade da memória RAM de um PC. A placa-mãe, junto com seu chipset, a CPU que você instalou e o sistema operacional. De fato, temos notícias interessantes sobre a 9ª geração de processadores Intel, como veremos mais adiante.

Limites do processador

O primeiro limite é estabelecido pelo próprio processador do nosso PC. Isso ocorre porque, nos processadores atuais, ele está localizado na ponte norte e, consequentemente, no controlador de memória RAM. Já sabemos que um processador de 32 bits é capaz de endereçar apenas 4 GB de RAM, mas os processadores de 64 bits teoricamente tratam até 16 Exabytes.

Vamos deixar grandes quantidades para trás, porque atualmente os módulos estão limitados a 16 GB e os mais novos a 32 GB. Longe das figuras astronômicas, o LANES de um processador poderá suportar no máximo 128 GB de RAM para os computadores de mesa agirem. Tenha cuidado, estamos falando de desktop, porque processadores de servidor como o Intel XEON W-3175X no soquete LGA 3647 são capazes de suportar até 512 GB de RAM com suas 48 LANES.

Como um resumo, vamos listar os processadores atuais e a quantidade de memória que eles suportam:

Modelo / família Quantidade de memória Configurações do canal
Intel Pentium Gold 16/32/64 GB 2 canais
Intel Celeron G 8/64 GB 2 canais
Intel Core i3 / i5 / i7 (6a e 7a geração) 64 GB 2 canais
Intel Core i3 / i5 / i7 (8a geração) 64 GB 2 canais
Intel Core i5 / i7 Vpro 128 GB 2 canais
Intel Core i3 (9a geração) 64 GB 2 canais
Intel Core i5 / i9 (9ª geração e 8ª) 128 GB 2 canais
Intel Core i7 / i9 X e XE 128 GB 4 canais
Intel XEON E-2000 64 GB 2 canais
Intel XEON W-3000x 512 GB 4 canais
Intel XEON W-3000x 512 GB 6 canais
AMD FX 16 GB 2 canais
AMD Athlon 32 GB 2 canais
AMD Ryzen 3/5/7 64 GB 2 canais
AMD Ryzen Threadripper 128 Gb 4 canais

Computadores portáteis

Intel Core M 16 GB 2 canais
Intel Core H e HK 9ª geração 128 GB 2 canais
Intel Core H e HQ 8ª geração 32/64 GB 2 canais

Mude o processador e saiba de que geração é

Limites da placa-mãe

O segundo limite é estabelecido pela própria placa-mãe e seu chipset. Como sabemos, a placa-mãe é o local onde os principais componentes do computador, CPU e RAM estão instalados. É verdade que atualmente é o próprio processador que possui a ponte norte integrada, de modo que a RAM possui um barramento direto.

O que acontece então é que o BIOS é responsável por controlar a velocidade da RAM, não diretamente a quantidade, mas o perfil JEDEC, e, embora não seja o ponto principal do artigo, também será importante que saibamos.

O limite real da placa - mãe é interposto pelos slots DIMM que possuem as placas-mãe instaladas. Até agora, cada slot DIMM suportava oficialmente um total de 16 GB de RAM (embora as placas de alto desempenho tenham demonstrado capacidade de endereçar 32 GB sem problemas). Os modelos mais recentes que suportam processadores de 9ª geração são capazes de alojar módulos de 32 GB.

Vamos dar uma olhada nos tipos de placas-mãe e seu limite atual:

Tamanho Slots DIMM Quantidade de GB
Mini ITX 2 32GB DDR4
Micro-ATX 2 32/64 GB DDR4
ATX 4 64/128 GB DDR4
EATX 8 128GB DDR4
Computadores portáteis 2/4 SO-DIMM 32/64/128 GB

Limites do sistema operacional

O último limite é estabelecido pelo sistema operacional que instalamos. Já previmos que, se for um sistema operacional de 32 bits, o limite será de 4 GB de RAM, nada além disso, mesmo que tenhamos mais instalados.

No caso do sistema operacional de 64 bits, especificamente o Windows 10, ele suportará um total de 128 GB em sua versão Home, enquanto na versão Pro será de 512 GB. O Windows Server varia de 32 GB a 24 TB. Por seu lado, o Linux é capaz de suportar entre 1 TB e 256 TB de memória.

Bem, aqui já estabelecemos os principais limites em termos de expansão da memória RAM, incluindo os laptops e a família de processadores mais utilizados. Agora é hora de ver de maneira prática como saber se posso expandir a RAM do meu PC.

Maneiras de ver se consigo expandir a RAM

Temos várias maneiras de saber se o nosso PC suporta uma expansão de memória, então vamos ver como. Tudo é baseado neles, conhecendo a marca e o modelo da placa-mãe e do processador.

Inspeção do nosso hardware

É certamente a maneira mais desconfortável de fazê-lo, embora seja sem dúvida o mais rápido se tivermos um PC desmontado por partes e sem a possibilidade de iniciá-lo imediatamente.

O que teremos que fazer é inspecionar a placa-mãe quanto à sua marca e modelo. Além disso, veremos quantos slots de memória RAM foram instalados, embora eles certamente não coloquem a quantidade que permitem. De qualquer forma, saberemos antes de tudo que ele suportará 8 GB para cada slot, se forem DDR3, e 16 GB, se forem DDR4. Embora o mais novo e mais poderoso suporte até 32 GB para cada slot DDR4 DIMM.

Recomendamos ir ao nosso amado navegador para responder a quaisquer perguntas e colocar as informações que obtivemos. Aqui não há truques ou caminhos ocultos, é a melhor maneira de conhecer essas informações. Exemplo: Asus PRIME Z270-P

Sempre devemos procurar as informações sobre a memória, aqui veremos a capacidade máxima e a velocidade que ela suporta. Muito fácil, porque quase todos os fabricantes fornecem essas informações da mesma maneira que a mostrada na seção de especificações.

Mas é claro que neste momento também teremos que ver qual processador instalamos, pois pode ser que o limite de memória seja menor que o da placa-mãe. Não é comum, mas nas novas gerações vemos que os modelos oscilam entre 64 e 128 bits, por isso vale a pena ter certeza absoluta.

Nesse caso, faremos exatamente o mesmo, pegaremos a marca e o modelo da CPU e iremos para o navegador, a página do fabricante ou a tabela que deixamos acima. Exemplo: Intel Core i5-6500.

Tão simples quanto olhar para suas especificações.

Lembre-se de que, nos processadores AMD, o fabricante não fornece informações sobre a quantidade máxima de memória a instalar, portanto, devemos observar a placa-mãe ou a tabela que nos resta acima.

Com o software CPU-Z

O CPU-Z será nosso melhor aliado, um software gratuito simples que nos fornece informações muito completas sobre o hardware de nossos equipamentos e com o qual podemos verificar a marca e o modelo da CPU e da placa-mãe.

Além disso, podemos ver quantos slots de expansão temos disponíveis e ocupados e por qual quantidade de memória RAM. Vamos ver como fazer isso obtendo os mesmos componentes do caso anterior.

Nesta primeira janela, assim que o programa é iniciado, obtemos as informações completas da CPU. Já sabemos pelo modelo que é um processador de 6ª geração; portanto, de acordo com a tabela, a memória máxima será de 64 GB, mas vamos continuar extraindo informações.

Na seção Mainboard, saberemos o que é nossa placa-mãe e o chipset instalado. Nesta seção, nenhuma informação específica é fornecida no relatório; portanto, é necessário acessar a web para obtê-lo. Vamos continuar. Na seção Memória, poderemos saber a quantidade de memória instalada em nosso PC, mas isso não nos interessa saber se posso expandir a memória RAM do meu PC.

Gostamos mais disso, na seção SPD, temos todos os slots disponíveis em nossa placa-mãe. Sendo uma placa-mãe com um chipset para processadores de 6ª geração, saberemos que cada slot DIMM suporta 16 GB, o que perfaz um total de 64 GB.

Além disso, são mostradas informações sobre o módulo instalado no segundo slot, que é de 8 GB da marca G.Skill a 2133 MHz. Em qualquer caso, podemos ver que a RAM máxima disponível não é mostrada em nenhum lugar, portanto É por isso que nos preocupamos em criar a tabela de resumo da primeira seção.

Mas é sempre recomendável usar a Internet e os sites dos fabricantes, nosso melhor e mais confiável aliado.

Conclusão e links interessantes

Se algo ficou claro para nós sobre saber se eu posso expandir a RAM do PC, é que quase em qualquer ocasião teremos que recorrer ao site dos fabricantes da placa-mãe e da CPU para ter certeza absoluta das informações. Nas tabelas, generalizamos para os modelos e tipos de placas mais utilizados, mas não é uma regra universal.

Deixamos alguns links de artigos que você certamente achará interessantes:

E você já conhece amigos, se tiver algum problema ou mesmo se conhece uma maneira mais rápida de conhecer o máximo de memória suportada, deixe-a nos comentários e a adicionaremos ao artigo. É sempre bom aprender.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button