Tutoriais

Como conhecer os dados do seu PC 【passo a passo】 ⭐️

Índice:

Anonim

Deseja saber o que há dentro do seu PC? Conhecer os dados em nosso PC é muito simples, basta seguir algumas etapas.

É muito importante conhecer os benefícios que nosso computador tem para saber do que é capaz; Em outras palavras, para tirar o máximo proveito disso. Podemos ter um leão embaixo do chassi e não o conhecemos, por isso vamos ensiná-lo a dar uma olhada e conhecer os dados do PC que estamos usando Vamos lá!

Índice de conteúdo

Conhecer os dados do PC nunca foi tão fácil

Existem milhares de maneiras de saber qual PC temos, por isso vamos expô-los abaixo. Nesse sentido, nosso objetivo é saber absolutamente tudo, até o último detalhe do nosso PC. Dessa forma, faremos um tutorial mais útil e completo.

Método # 1: Conheça o seu sistema operacional

Aqui vamos ficar um pouco cegos porque não podemos entrar em seus computadores, mas podemos ajudá-lo a detectar qual sistema operacional você instalou, como os principais recursos. Simplesmente faça o seguinte:

  • Abra o menu Iniciar e escreva " Painel de Controle ".

  • Escolha a opção de visualização do ícone e entre no menu " Sistema ".

Uma vez lá dentro, você pode ver qual versão do Windows você instalou, a RAM que você possui e o processador, juntamente com sua frequência.

Se o seu equipamento for um laptop ou um sistema pré-montado, você poderá saber mais sobre ele. Você só precisa fazer o seguinte:

  • Abra o menu Iniciar e digite " dxdiag ".

  • Você tem várias guias, mas no " Sistema " você pode saber quem é o fabricante, a versão do DirectX etc. Se você for para a guia " Entrada ", poderá ver o modelo dos periféricos, embora eles não sejam mostrados.

Método # 2: CPU-Z

Na minha opinião, toda equipe deve ter esse programa instalado porque é super completo e nos fornece informações muito úteis. Portanto, se você quiser conhecer os dados do seu PC, faça o download aqui. Temos as informações de cada componente divididas por guias:

  • CPU: Veremos o nome do processador, o TDP, a tensão, a litografia, a frequência de cada núcleo, multiplicador, velocidade do barramento, cache e o número de núcleos e threads.

  • Cache: podemos ver o cache de cada nível ou nível. Placa-mãe: aqui temos acesso a uma visão geral de nossa placa-mãe, como nome, fabricante, chipset, versão do BIOS e suporte a PCI-Express.

  • Memória: esta é a seção da memória RAM. Você pode ver se está conectado nos canais Dual, Single ou Quad Channel, o tipo de RAM, o tamanho, a frequência e os tempos, nos quais teremos sua latência.

  • SPD: Essa guia se refere à memória RAM, na qual é analisada cada memória RAM instalada em cada slot. De fato, você pode ver o fabricante da memória, o código da memória e se ele possui o perfil XMP instalado no BIOS.

  • Gráficos: Como esperado, ele nos informa as informações de nossa placa gráfica, embora não nos forneça muita informação. Pelo menos, sabemos qual é o fabricante, o modelo e sua capacidade.

As outras duas guias restantes são referidas como uma pequena referência para testar o PC e podemos conhecer o DirectX que instalamos, como a versão do Windows 10.

Método # 3: conheça seus discos rígidos com CrystalDiskInfo

É importante saber quais discos rígidos temos, sua capacidade, velocidade ou estado de saúde. Saber quantos temos, como a capacidade deles, nos ajuda a ir para " Esta equipe ".

No entanto, que tipo de discos rígidos eu tenho? Qual é a sua velocidade de rotação? Que uso eles têm? Essas são perguntas que o Windows não responde, por isso temos que ir a programas de terceiros, como o Crystaldiskinfo.

Faça o download e instale-o no seu PC. Ao abri-lo, você verá que ele nos fornecerá muitas informações sobre nossos discos rígidos.

Aqui podemos saber que tipo de disco rígido é esse, graças à caixa " Velocidade de rotação ". Se você nos colocar SSD, é que é um SSD; se for um disco rígido mecânico, fornecerá a velocidade de rotação expressa em RPM (rotações por minuto).

RECOMENDAMOS O que é RAM e como funciona?

Logo abaixo, veremos o número de vezes que ele foi ativado e as horas ativadas. É difícil fazer um diagnóstico rápido, mas podemos saber o estado do disco rígido com uma aproximação: se ele tiver mais de 30.000 horas, pode-se dizer que ele foi usado por um longo tempo. Abaixo, geralmente não vemos discos rígidos com problemas de saúde.

Método # 4: conheça os dados do seu monitor

Em alguns monitores, podemos conhecer o modelo, suas polegadas ou sua tecnologia através do adesivo na parte traseira. Alguns podem não usá-lo, o que torna o trabalho um pouco mais difícil. A verdade é que podemos saber, por exemplo, sua taxa de atualização. Faça o seguinte:

  • Clique com o botão direito na área de trabalho e você fornece " configurações de tela ".

  • Nós rolamos para baixo e acessamos " Configurações avançadas da tela ".

  • Entramos em " show properties of display adapter ". Aqui você verá as especificações do monitor e uma janela na qual podemos ver o BIOS da placa gráfica, capacidade, etc. Vamos para a guia " Monitor " e clique no menu suspenso " Taxa de atualização da tela " "

Para saber qual tempo de resposta temos ou qual painel temos, teremos que olhar para trás para descobrir.

Método # 5: fonte de alimentação ou dissipador de calor

Infelizmente, esses dois componentes não podem ser conhecidos através da instalação de programas. Portanto, lamento informar que você precisará abrir o chassi para saber qual fonte de alimentação você instalou ou qual dissipador de calor possui. De fato, você pode não conhecer o modelo do dissipador de calor vendo-o fisicamente.

Na fonte de alimentação, eles geralmente têm um adesivo com tudo o que é relevante. Sabemos que muitos de vocês não podem abrir o chassi porque perdem a garantia; portanto, nunca o abra nessas circunstâncias.

Esperamos que este tutorial tenha sido útil para você conhecer os detalhes de seus PCs. Se você tiver alguma dúvida, deixe-a na seção de comentários e teremos prazer em responder.

Recomendamos os melhores PCs do mercado

Qual time você tem? Esses métodos ajudaram você a saber qual PC você tem? Quais mais você sabe?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button