Tutoriais

Como conhecer as características do meu pc no windows e linux

Índice:

Anonim

Conhecer as características do meu PC é algo que consideramos essencial para qualquer usuário que esteja pelo menos interessado em cuidar e conhecer seu computador. Na Professional Review, não concebemos o fato de um usuário nem conhecer seu processador, algo tão importante e básico para conhecer as possibilidades e a potência de seus equipamentos.

Índice de conteúdo

Portanto, neste tutorial, veremos como conhecer todas ou pelo menos as principais características do nosso PC no Windows e Linux. Para isso, usaremos as soluções que os próprios sistemas operacionais incorporam, bem como certos programas gratuitos muito úteis que estão na rede. Então, vamos começar.

Para que serve conhecer as características do meu PC?

Bem, será extremamente útil, não se trata apenas de conhecer a marca e o modelo de nossos componentes, mas de ir além e investigar por conta própria quais são as características técnicas de cada um desses componentes.

Dessa forma, podemos até compará-los com outros computadores ou ter uma idéia aproximada do desempenho do nosso PC, por exemplo, se queremos instalar um determinado jogo e não temos certeza se ele será executado corretamente ou se vamos instalar um programa bastante exigente. Analisando suas características, abrimos uma ampla gama de informações disponíveis na Internet, como nossas próprias análises de componentes. Precisamos apenas da chave, que é conhecer esses componentes.

Conheça as características do meu PC com Windows

Os métodos que vamos usar aqui estão disponíveis em praticamente todas as versões do Windows, é claro na versão 10, e também no 8, 7, Vista e até no XP, 32 e 64 bits.

Com ferramentas do Windows

Primeiro, começaremos a procurar essas informações usando as ferramentas que o Windows tem à nossa disposição. Se você não deseja abrir janelas diferentes com informações dispersas, recomendamos que vá diretamente para a próxima seção.

O Windows basicamente possui três maneiras de conhecer as informações em nosso PC, vamos começar do mais básico ao mais completo:

Propriedades do Windows

É uma janela onde basicamente serão mostradas informações sobre CPU, RAM e a versão do Windows que temos. É tão simples quanto pressionar a combinação de teclado " Windows + Pause / Break ".

Se preferir, podemos ir para "Meu Computador", clicar com o botão direito neste ícone e escolher a opção " Propriedades ".

Com a ferramenta DXDIAG

O DXDiag é a ferramenta de diagnóstico do Windows DirectX e fornece muitas informações sobre nosso hardware e sistema. Para acessá-lo, o que vamos fazer é pressionar a combinação de teclas " Windows + R " e, na ferramenta Executar, digite " dxdiag " e pressione Enter.

Que notícias temos aqui? Bem, além de CPU e RAM, na seção Tela, podemos ver o que é nossa placa de vídeo e suas especificações. E se formos ao Sound, também veremos os dispositivos ou placas conectados que usamos. Finalmente, na entrada, teremos todos os periféricos conectados ao nosso equipamento listados com marcas e modelos.

Informações do sistema Windows

A terceira ferramenta é a mais completa de todas e é chamada de Informações do sistema do Windows. Nele, teremos uma lista bastante grande de informações sobre nosso hardware e software.

Para abri-lo, basta abrir o menu Iniciar ou clicar no ícone da lupa e escrever " informações do sistema ". O problema aqui é filtrar as informações que são realmente úteis para nós, uma vez que também existem muitos registros de estados de cada componente e coisas que, a priori, não serão úteis para nós.

A maioria das informações que nos interessam teremos na seção "Componentes", navegando em suas diferentes opções de hardware. Embora no " resumo do sistema " seja onde teremos CPU e RAM.

Com ferramentas externas

O bom das ferramentas externas é que elas são projetadas exclusivamente para esse fim, que nos mostram todas as informações relevantes sobre o equipamento, filtradas e perfeitamente categorizadas.

AIDA64 Extreme / Engenheiro

O AIDA64 é um dos programas que usamos com mais freqüência para coletar informações sobre o sistema e o hardware e sujeitar nosso equipamento a processos estressantes. Usamos a versão Engineer, mas existem várias no site oficial do criador. Infelizmente, este software é pago, embora seja oferecido em uma versão de avaliação de 30 dias que será mais do que suficiente para conhecer absolutamente todas as informações em nosso computador.

Speccy

Este programa foi criado pelo Piriform, como o CCleaner, mas não se preocupe, ele não destruirá o registro do Windows e é totalmente gratuito. É extremamente simples de usar e nos fornece muitas informações sobre nosso sistema. Podemos fazer o download deste link.

Só precisamos levar uma coisa em consideração, e é isso que, ao iniciar o assistente de instalação, devemos desativar a opção de instalar o CCleaner junto com o Speccy. De resto, não temos nenhum tipo de publicidade no programa ou uma licença paga.

Conheça as características do meu PC no Linux

Um dos sistemas Linux mais utilizados pelos usuários é o Ubuntu, por isso será o que também usaremos para conhecer todas as características do nosso PC. Especificamente, estamos usando a versão 19.04 de 64 bits em execução em uma máquina virtual.

Como antes, vamos usar as ferramentas que o próprio sistema nos traz e também outras instaladas externamente.

Com as ferramentas do Ubuntu

Como não poderia ser de outro modo, a maneira mais normal de interagir que o Linux é através do seu terminal de comando e é exatamente para onde iremos.

sudo lshw | menos

Com este comando, listaremos todas as informações relacionadas ao hardware do nosso computador, CPU, memória, rede, tela, GPU, etc. Em nossa captura, não poderemos saber muito, pois estamos em uma plataforma virtualizada.

Nós apenas teremos que escrever o comando:

sudo lshw

Ou para mostrar as informações aos poucos usando tubos

sudo lshw | menos

Diretório / Proc /

No Linux, há sempre um ditado: tudo no sistema é arquivos, e neste caso não é diferente. O diretório / proc não é um diretório como tal, na verdade, nem existe fisicamente. Ele armazena uma série de arquivos virtuais do estado da máquina e do sistema que podemos abrir e ler.

Entre muitos outros, podemos listar as informações de três arquivos principais com os seguintes comandos:

cat / proc / meminfo

cat / pro / cpuinfo

carro / proc / net

Serão mostradas informações sobre o dispositivo escolhido. Se quisermos ver as informações pouco a pouco, usaremos o comando "less" novamente após um pipe.

E se quisermos ver tudo o que contém o diretório, colocaremos o seguinte comando:

ls / proc /

Com ferramentas externas

Sem dúvida, uma das aplicações mais famosas do Ubuntu nesse campo é o Hardinfo. Ele se comporta exatamente como aplicativos como Everest ou AIDA64, também disponível para Linux. Mas nós escolhemos este porque é diferente e, assim, exploramos mais opções. E por uma razão simples, é que ele está disponível nos repositórios do sistema e podemos instalá-lo de forma simples e sem a necessidade de compilar pacotes. Nós apenas temos que escrever no terminal de comando:

sudo apt-get install hardinfo

Em seguida, podemos escrever diretamente " hardinfo " no console para iniciar o programa ou ir para a lista de aplicativos no modo gráfico e abrir o aplicativo "informações do sistema".

A interface é muito semelhante a outros programas do Windows ou ao popio Linux, com uma lista de elementos categorizados e fácil de explorar. Novamente, sendo um sistema virtualizado para o nosso exemplo, não temos todas as informações reais do equipamento, mas, no seu caso, será diferente e você o instalará fisicamente.

Conclusão e links de interesse

Essas são as maneiras mais fáceis de conhecer as características do meu PC ou a necessidade de pagar absolutamente nada e nas duas plataformas principais, Windows e Linux. Dessa forma, conheceremos detalhadamente o hardware de nossos equipamentos e informações relevantes sobre drivers e o próprio sistema.

Agora deixamos alguns tutoriais interessantes para você expandir seu conhecimento

Se você tiver alguma dúvida ou souber de uma aplicação melhor do que a que mostramos, deixe um comentário abaixo para poder expandir este artigo com seu conhecimento.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button