Tutoriais

▷ Como restaurar o Windows 10 【passo a passo】

Índice:

Anonim

Com a chegada das atualizações de tempos em tempos pela Microsoft, o sistema operacional pode sofrer. Às vezes, somos forçados a restaurar o Windows 10 por causa de atualizações com falha ou algo que tocamos e não deveríamos. Antes da chegada da última grande atualização do Windows 2018 October Update, seria aconselhável saber como restaurar o Windows 10 se falhar.

Índice de conteúdo

Somos apresentados a várias opções para restaurar o Windows 10 de acordo com os diferentes tipos de problemas que podemos encontrar. Vamos ver cada um deles e seu procedimento.

Restaurar o Windows 10 a partir de um ponto de restauração

Este método é útil quando instalamos novas atualizações ou alguns drivers ou aplicativos em nosso computador. O Windows pode encontrar erros neles ou durante a instalação e pode exigir a reversão para uma versão estável do sistema.

Um ponto de restauração é um tipo de backup do sistema operacional que ele faz quando algo novo é instalado nele, como atualizações ou aplicativos. Eles são criados automaticamente pelo Windows se a opção de proteção do sistema estiver ativada. Ou eles também podem ser feitos manualmente.

  • A primeira coisa que precisamos fazer é escrever "painel de controle" no menu Iniciar. Depois de entrar, escrevemos na barra de pesquisa "recuperação". Entramos e clicamos em "abrir sistema de restauração"

Se não tivermos a opção de proteção do sistema ativa, não poderemos continuar. Nesse caso, clicamos no link "proteção do sistema"

Uma janela será aberta na guia com o mesmo nome.

  • Selecionamos o disco onde está a instalação do Windows e clicamos em "Configurar…" Na nova janela, escolhemos "Ativar proteção do sistema"

Para criar um ponto de restauração imediatamente, basta dar na janela antes de "Criar…". Um ponto de restauração será criado com o nome que atribuímos a ele.

Agora estamos prontos para voltar à janela de restauração do sistema. Vamos agora encontrar novas opções:

  1. Restauração recomendada, use o último ponto de restauração feito pelo sistema.Também podemos escolher um ponto de restauração que fizemos.

Se detectarmos os programas afetados , mostraremos quais aplicativos ou configurações serão eliminados aplicando o ponto de restauração do sistema. No nosso caso, queremos restaurar o Windows 10 para um ponto anterior à instalação do VLC.

Quando concordamos em fazer as alterações, basta clicar em "Avançar" e aceitar as alterações. O Windows 10 será restaurado.

Recupere o Windows 10 com unidade de recuperação

A segunda opção que temos será a criação de uma unidade de recuperação do Windows. Usaremos um dispositivo USB para criá-lo.

Uma unidade de recuperação é muito útil para quando nosso sistema operacional falha ao inicializar e não podemos entrar ou retornar a um ponto de restauração anterior.

Você deve fazer a unidade de recuperação em um sistema operacional que não apresente falhas desse tipo.

Para criar a unidade de recuperação, executaremos as seguintes etapas:

  • Vamos ao início e escrevemos "criar uma unidade de…" até ter a opção de "criar uma unidade de recuperação" Clique na opção marcada

Abriremos um assistente para criar a unidade de recuperação.

  1. Se ativarmos a opção que aparece na janela inicial , criaremos uma unidade capaz de reinstalar todo o sistema operacional. É recomendável deixá-lo ativo, mas precisaremos de um USB com mais de 8 GB. Se desativá-lo, serão necessários apenas 512 MB.

O programa começará a criar a unidade de recuperação.

Se, em uma primeira tentativa, o assistente mostrar que não foi possível executar a unidade, tente uma segunda vez e não deverá causar problemas.

Depois de terminar, obteremos a opção "Excluir partição de recuperação". Vamos selecioná-lo e dar para excluir. Isso libera o espaço que foi usado no disco rígido para restaurar o Windows 10.

Você precisará inicializar o USB antes do disco rígido. Para que a equipe possa inicializar o dispositivo USB, você pode visitar rapidamente nosso tutorial de:

Agora basta iniciar o computador com USB e o assistente de recuperação automática será iniciado.

Vamos selecionar "resolver problemas"

  • Podemos clicar diretamente em "redefinir este computador" se , durante a criação da unidade de recuperação, selecionarmos a opção para fazer um backup dos arquivos, se escolhermos "opções avançadas", poderemos escolher a opção que melhor se adequa a:
  1. Se tivéssemos um ponto de restauração e a opção de proteção ativa do sistema (consulte o ponto anterior), podemos escolher "Restauração do Sistema". Podemos voltar para uma versão anterior do Windows 10 ou recuperar o Windows com uma imagem do sistema, se tivermos uma.

De qualquer forma, o dispositivo tentará restaurar o Windows com a opção que escolhemos. Caso a unidade de recuperação falhe ou seja impossível recuperar o Windows 10, iremos para a última seção do tutorial.

Recupere o Windows 10, redefinindo o computador.

Se não temos um ponto de restauração ou não temos uma unidade de recuperação, nossa opção pode ser essa.

Para usar esta opção, o Windows 10 deve poder iniciar.

Iremos ao início e clicaremos na roda de configuração

Escolheremos a última opção disponível de "Atualização e segurança"

Vamos nos colocar em "Recuperação". Nós lhe daremos a opção de iniciar "Iniciar"

Você obterá os mesmos resultados se clicar em "reiniciar" pressionando a tecla Shift no teclado.

Duas opções diferentes serão abertas:

  1. A primeira opção instala o Windows 10 mantendo nossos arquivos pessoais A segunda opção instala uma cópia limpa do Windows 10

Observe que, se você deseja instalar uma nova cópia do Windows 10, precisará inserir novamente a licença do Windows.

Se escolhermos a opção, outras duas opções aparecerão:

  1. A primeira é a opção mais rápida. Somente a tabela de índice será removida do disco rígido. Embora os arquivos não fiquem visíveis, eles permanecerão no disco rígido até serem substituídos por outros arquivos. A segunda opção executa uma formatação completa do disco rígido.

De qualquer forma, você nos pedirá para confirmar o que queremos fazer. A recuperação do Windows 10 começará reinstalando uma cópia do sistema operacional.

Restaurar o Windows usando a mídia de instalação

Se além de não possuir um ponto de restauração, não possuir uma unidade de recuperação ou falhar e o Windows não iniciar, teremos outra opção.

Execute uma reinstalação do Windows 10 usando uma unidade de mídia de instalação. Para criar um, visite nosso tutorial:

Esta unidade deve ser criada em uma equipe que esteja funcionando corretamente.

Depois que a mídia de instalação for criada, será executado um procedimento de instalação típico do Windows 10. Podemos escolher "Reparar computador" em vez de "Instalar agora" para acessar as opções de recuperação novamente.

Obteremos quase as mesmas opções que nas seções anteriores. Portanto, o procedimento é muito semelhante ou idêntico.

Se nada me serviu

No caso extremo de encontrar problemas ao recuperar o Windows 10 com as opções disponíveis, vamos inserir uma unidade de mídia de instalação do Windows. Pode ser USB ou DVD e, quando iniciar, escolheremos a opção "Instalar agora" para instalar uma cópia limpa do Windows.

Observe que, se você deseja instalar uma nova cópia do Windows 10, precisará inserir novamente a licença do Windows.

Você já teve problemas com o seu Windows? Saber que é possível restaurar o Windows 10 sem precisar instalá-lo novamente é muito útil e pode causar problemas. Se você teve problemas, deixe-os nos comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button