Tutoriais

▷ Como melhorar ao máximo o desempenho do Windows 10?

Índice:

Anonim

A grande maioria dos usuários terá o Windows 10 instalado como o principal sistema operacional do nosso PC. Embora seja verdade que esse sistema não consuma muitos recursos, não é que funcione bem no Pentium IV. Neste artigo, ensinaremos absolutamente todos os truques que criamos para melhorar ao máximo o desempenho do Windows 10 com o Windows 10.

Índice de conteúdo

Mesmo se você tiver um computador mais ou menos antigo, o Windows 10 pode funcionar bem nele. Se, por exemplo, você possui o Windows Vista, 7, 8 ou 8.1 instalado, é necessário dar o passo agora para o Windows, pois o consumo de recursos é melhor otimizado do que esses sistemas anteriores.

e esse é o seu caso ou você simplesmente deseja otimizar o desempenho possível, neste artigo, tentaremos ensinar todas as opções que você pode tocar para melhorar o desempenho do Windows 10.

Melhorar a inicialização

O tempo necessário para iniciar o equipamento também pode ser melhorado. Para começar mais rapidamente, veremos uma série de opções interessantes.

Remover programas na inicialização do sistema

Uma das primeiras coisas que certamente queremos fazer é melhorar os tempos de inicialização do nosso sistema. Especialmente se o instalarmos em um disco rígido mecânico, pode levar muito tempo para que o seu computador seja inicializado. Então, vamos tentar melhorar esse aspecto, antes de tudo.

Quando o Windows inicia, muitos dos programas que instalamos contêm rotinas iniciadas automaticamente durante a inicialização do sistema. Isso faz com que, além de alocar recursos para o sistema, também seja necessário atribuí-los a esses programas. Portanto, tentaremos remover todos os não essenciais.

  • Rapidamente, o que precisamos fazer é pressionar a combinação de teclas: "Ctrl + Shift + Esc" para acessar o gerenciador de tarefas do Windows. Em seguida, devemos ir para a guia "Iniciar" e lá teremos uma lista dos programas do que, se estiver "Ativado" na coluna de status, é porque é iniciado durante a inicialização.Para eliminá-lo, basta clicar com o botão direito do mouse em um deles e escolher a opção desativar. Dessa forma, este programa não será mais iniciado quando o sistema iniciar.

Além disso, você deve saber mais detalhes sobre como remover os programas de inicialização do Windows. Já temos um "passo a passo" completo sobre esse assunto. Portanto, seria bom que você desse uma olhada.

Ativar o Windows 10 Quick Start

Outra coisa que podemos fazer para melhorar o desempenho do Windows 10 é ativar ou, no seu caso, desativar o modo de início rápido do Windows 10.

Por que dizemos ativar ou desativar? Bem, o fato é que às vezes ter essa opção ativada é contraproducente. Na maioria dos casos, você notará ativamente essa opção, mas pode haver casos em que é, pelo contrário. Nesse caso, convidamos você a experimentá-lo; se tudo correr bem, você o deixará. Caso contrário, você o inverte.

Este utilitário faz seu trabalho quando inicializamos o Windows a partir do estado de desligamento, ou seja, não em uma reinicialização. Vamos ver como ativá-lo ou desativá-lo.

  • A primeira coisa que faremos é pressionar a combinação de teclas "Win + X" ou clicar com o botão direito do mouse no menu Iniciar. Selecionamos "opções de energia"

  • Vamos para a opção "Iniciar / desligar e suspender" e clique no lado direito, no link que diz: "Configurações adicionais de energia"

  • Na nova janela, localizamos a opção "Escolha o comportamento dos botões iniciar / parar" (canto superior esquerdo)

  • Agora, na nova janela, acessamos "Alterar as configurações atualmente não disponíveis"

  • A janela sofrerá pequenas alterações e mais algumas opções aparecerão. Agora marque a opção "Ativar início rápido", caso ainda não o tenha sido.

  • Para finalizar, clique em "Salvar alterações"

Quando devemos desativar esta opção

Como dissemos, essa solução pode não funcionar. Devemos desativá-lo se percebermos o seguinte:

  • O computador demora muito para inicializar O computador reinicia ao acessar a tela de bloqueio Falha direta durante a inicialização ou o desligamento

Para tentar resolver esses problemas, tente atualizar o Windows 10

Otimize o armazenamento e os discos rígidos

Outra das coisas que precisaremos analisar para melhorar o desempenho do Windows 10 são os discos rígidos. especialmente se tivermos um disco rígido lento, será especialmente importante considerar essas opções.

Libere espaço em disco

Entramos totalmente nas ações que podemos executar para melhorar o desempenho. O primeiro é tentar manter o disco rígido o mais limpo possível. O que precisamos fazer é abrir as propriedades do disco rígido usando o botão direito e escolher a opção Liberar espaço.

No nosso "passo a passo" correspondente, você pode ver em detalhes como tirar o máximo proveito desta opção.

Desativar opção de indexação de arquivos

Outra opção relacionada ao gerenciamento de discos rígidos é desativar a indexação dos arquivos contidos neles.

Esta opção é usada para acessar o conteúdo dos arquivos quando o pesquisamos. Com essa opção ativada, a pesquisa será mais completa, mas também será necessário alocar mais recursos, principalmente o disco rígido.

Para desativar esta opção, vamos às propriedades do disco rígido clicando com o botão direito do mouse.

Se a caixa referente a esta opção estiver ativada, clique nela para desativá-la. Depois clique em OK.

Aparecerá uma janela perguntando se queremos aplicar as alterações apenas na unidade C: \ ou em todos os arquivos nela contidos. O mais recomendado é esta última opção. Quando aceitamos, as alterações começarão a ser aplicadas e, dependendo do número de arquivos, pode demorar mais ou menos.

Aparência e memória virtual

As opções de gráficos influenciam bastante o desempenho do sistema. Para mover os gráficos, você precisa de RAM, disco rígido e, principalmente, recursos da placa gráfica. Se tivermos hardware rígido, será melhor levar essas opções em consideração.

Recursos que consomem animações

Se tivermos um computador de baixo desempenho , especialmente na seção de gráficos, é possível que o uso de animações seja um gargalo importante. Veremos como as transições da janela são lentas ou bloqueadas ou o acesso a elas é mais lento.

Embora pareça bobo, esse é um dos truques que oferece melhores resultados para melhorar o desempenho geral.

Para eliminar essas animações e, assim, melhorar o desempenho do Windows 10, faremos o seguinte:

  • Acessamos o painel de controle do Windows localizado em "Iniciar -> Sistema Windows" ou diretamente, digitando "Painel de Controle" Para facilitar o trabalho, vamos para o canto superior direito e escolhemos Exibir por: Ícones grandes

  • Em seguida, acessamos a opção "Sistema"

  • Acessamos a opção "Configuração avançada do sistema". Na nova janela, estamos localizados na guia "Opções avançadas" e, na seção de desempenho, clique em "configuração…"

Nesta nova janela, teremos todos os efeitos gráficos disponíveis no Windows 10. O mais recomendado nesse caso é escolher a opção "Personalizar" e deixar apenas a opção "Bordas suaves para fontes de tela" ativada .

Essa opção nos permite ler corretamente os textos exibidos na tela; portanto, se também a desativarmos, teremos dificuldades em fazê-lo. O resto, podemos desativar tudo.

Configurar memória virtual do sistema

A memória virtual do sistema é útil se o nosso computador tiver pouca RAM, por exemplo 2 GB. O que essa memória faz é alocar parte do armazenamento do disco rígido para que o sistema possa usá-lo para colocar e remover itens com os quais está trabalhando dinamicamente. Por exemplo, quando acessamos pastas, aplicativos, menus, etc.

Para inserir as opções de memória virtual do sistema, precisamos seguir exatamente as mesmas etapas para alterar as configurações de animação no Windows na seção anterior. Quer dizer:

  • Painel de controle -> Sistema -> Configuração avançada -> Opções avançadas -> configuração Agora, clique na guia "Opções avançadas". Na seção Memória virtual, clique em "Alterar…"

  • Aqui, a primeira coisa que faremos é desativar a opção "Gerenciar automaticamente o tamanho". Em seguida, ativaremos a opção "Tamanho personalizado"

Aqui devemos levar em conta uma série de regras. Como regra geral, a memória virtual deve ser alocada entre 1, 5 e 2 vezes a RAM que temos. Por exemplo, se tivermos 2 GB, o ideal seria atribuir o dobro: 2 × 2 = 4 GB. Também não teremos que segui-lo à risca, obviamente, se tivermos 4 GB, não colocaremos 8 GB de memória virtual, mas seria bom pelo menos colocar a mesma coisa, ou seja, 4 GB.

A partir de 8 GB de RAM, essas regras não têm sentido, já que temos RAM suficiente, deixando 4 GB de memória virtual é suficiente.

Quanto ao tamanho máximo, o ideal é alocar o dobro da memória virtual, ou seja, se alocarmos 4 GB, colocaremos 8 GB aqui. Como antes, não vamos segui-lo à risca.

Atualizações e segurança

Atualizar o Windows 10

Outra coisa que precisamos fazer para tirar o máximo proveito da nossa equipe é atualizar o sistema operacional. As atualizações do Windows geralmente funcionam automaticamente. O Windows procurará as últimas disponíveis, baixará e instalará.

Sempre temos a possibilidade de fazer isso manualmente, acessando o Windows Update. Para isso, basta acessar o menu Iniciar e escrever "verificar atualizações". Escolhemos a opção principal e acessaremos o painel de atualizações do Windows.

Procurar arquivos com o Windows defender

Para finalizar, outra coisa que podemos fazer é fazer uma verificação gradual de ameaças para proteger nossa equipe contra bugs . Para acessar o Windows defender, vamos à barra de ferramentas do lado direito.

Aqui abrimos todos os processos e um deles será o defensor do Windows. Ao clicar duas vezes, abrimos e clique na opção "Proteção contra vírus e ameaças".

Em seguida, clicamos em "Procurar agora".

Se não temos o Windows para defender, usamos o antivírus que possuímos.

Fechar programas em execução

A última ação que você pode executar para melhorar o desempenho do Windows 10 é fechar os processos que abrimos e estão consumindo CPU e RAM.

Para fazer isso, reabrimos o Gerenciador de Tarefas e estamos localizados na guia "Processos"

Sempre examinaremos as seções CPU e Memória e, onde apropriado, a rede. Se virmos programas que estão consumindo muito desses recursos e sabemos o que são, os selecionaremos com o botão direito e clicaremos em "Finalizar tarefa".

Caso você não os conheça, o melhor é acessar a Internet e descobrir o que são e o que fazem em nossa equipe. dessa maneira, evitaremos eliminar processos críticos.

Também recomendamos o tutorial:

Isso encerra nosso artigo sobre como melhorar o desempenho do Windows 10. Esperamos que você tenha achado útil. Se você conhece outro truque, deixe-o nos comentários e concluiremos este artigo para que ele possa ajudar mais pessoas.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button