Tutoriais

Como manter a área de trabalho limpa e arrumada no Windows 10

Índice:

Anonim

A área de trabalho ainda é o centro da vida da maioria dos usuários de PC. Prova disso foi a raiva generalizada de muitas pessoas quando a Microsoft tentou mover o Desktop para a nova tela inicial do Windows 8, algo que logo foi revisado na primeira grande atualização do sistema, versão 8.1. Hoje, forneceremos as chaves para manter a área de trabalho limpa e o computador no Windows 10.

Índice de conteúdo

Como manter a área de trabalho limpa e o computador no Windows 10

Desordem é muito mais prejudicial do que você imagina. E embora a maioria das pessoas não perceba ou se preocupe com a desorganização da área de trabalho no Windows 10, a verdade é que isso importa muito.

Ter muitos ícones na área de trabalho diminui a velocidade do logon e geralmente afeta o desempenho do Explorer.exe. Quando o sistema operacional Windows está sendo iniciado, pode levar muito tempo para carregar o perfil do usuário e exibir a tela de boas-vindas por alguns segundos. Ou após o login, o desempenho pode ser lento.

Você sabia que um login lento pode ser causado por simplesmente ter muitos ícones e atalhos de aplicativos na área de trabalho? Isso aconteceu especialmente no passado, agora é menos comum.

Um Windows 10 Desktop puro não apenas facilita a localização das coisas, mas também fornece menos ineficiência, é mais agradável aos olhos e não causa tanto estresse.

Mas como você provavelmente sabe, o Windows 10 Desktop pode ser difícil de organizar. Talvez você queira que ele seja limpo e organizado, mas não importa quantas vezes você o tenha limpado, e não importa o quanto tente manter tudo em ordem, isso de alguma forma se transforma em caos em pouco tempo. Continue lendo para ver como obter um Windows 10 Desktop organizado.

A chave para uma área de trabalho limpa

O ato de limpar a área de trabalho é fácil, tudo que você precisa fazer é selecionar todos os ícones e pressionar 'Excluir'. A parte difícil é mantê-lo limpo. Para entender como evitar a desorganização na área de trabalho, precisamos entender por que nossas áreas de trabalho tendem a pegar caos e desorganização na área de trabalho.

Simplesmente queremos acessar rapidamente nossos aplicativos, arquivos e pastas mais usados. Qual é a melhor maneira de fazer isso? Atalhos!

Infelizmente, é muito fácil criar um atalho, fixá-lo na área de trabalho e esquecê-lo. Depois de fazer isso várias vezes por vários dias, isso só nos dará uma grande bagunça na nossa área de trabalho. Afinal, existe um local mais confortável e acessível que o Desktop para abrigar tudo isso?

Portanto, o truque é encontrar métodos alternativos para acessar nossos aplicativos, arquivos e pastas mais usados. Uma área de trabalho bagunçada é apenas um sintoma de um problema mais profundo: confiar em atalhos.

Sua área de trabalho pode ficar completamente vazia por mais de quatro anos, graças às seguintes dicas e truques. Manter a área de trabalho limpa nunca foi tão fácil.

Mover atalhos de aplicativos para o menu Iniciar

O novo menu Iniciar é perfeito para hospedar atalhos de aplicativos. Introduzido pela primeira vez no Windows 8 e altamente refinado no Windows 10, o Menu Iniciar deve ser o seu método de escolha para executar aplicativos. Esse menu é acessível de qualquer lugar, tudo que você precisa fazer é pressionar a tecla Windows e o Menu Iniciar será aberto, o que é grande o suficiente para hospedar dezenas de aplicativos.

Para fixar um aplicativo no menu Iniciar:

  • Clique com o botão direito do mouse no atalho do aplicativo e selecione 'Fixar no início'.

Uma vez ancorados, os aplicativos podem ser redimensionados (o mais importante dos aplicativos pode ser maior, por exemplo) e pode ser verificado se eles devem ser executados com permissões de Administrador.

Como organizar o menu Iniciar usando grupos

Você deve estar ciente de que apenas mover a bagunça da área de trabalho para o menu Iniciar não resolve tudo.

Para alcançar a produtividade máxima, você deve organizar os blocos do menu Iniciar em grupos. Isso não apenas mantém tudo em ordem, mas facilita a localização de aplicativos quando você precisa deles.

Quando você ancora os ícones, eles podem ser ordenados em grupos, nos quais você pode alterar o nome clicando com o mouse na área superior de cada ícone. Você também pode arrastá-los para o menu Iniciar para que eles tenham a ordem que você deseja.

Mover atalhos de aplicativos para a barra de tarefas

Se, para abrir um aplicativo hospedado no Menu Iniciar, você precisar fazer muitos cliques, poderá optar por fixar aplicativos diretamente na Barra de Tarefas. Essa opção é recomendada apenas para aplicativos que você usa diariamente, como navegadores da web, tocadores de música, editores de texto etc.

Fixar um aplicativo na barra de tarefas:

  • Clique com o botão direito do mouse no atalho do aplicativo na área de trabalho e selecione 'Fixar na barra de tarefas'.

Uma vez ancorados, os aplicativos podem ser arrastados nessa barra para modificar a ordem.

Esqueça de acumular muitos aplicativos aqui, pois a confusão na barra de tarefas pode ser pior do que na área de trabalho.

Se você adicionar muitos aplicativos, a Barra de Tarefas será dividida em várias linhas pelas quais você precisará rolar clicando nas setas 'Para cima' e 'Para baixo'. Isso pode matar a produtividade, por isso é melhor evitá-la.

Personalize a barra de tarefas para obter mais espaço

Se você quiser tirar o máximo proveito dos aplicativos que podem ser adicionados sem transbordar em várias linhas, existem alguns parâmetros da barra de tarefas que precisam ser ajustados. Para acessar as configurações, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione ' configurações na barra de tarefas '.

  • Use pequenos botões da barra de tarefas - é exatamente isso que funciona bem. As duas únicas desvantagens são que o relógio da barra de tarefas não exibirá mais a data e os ícones na barra de tarefas poderão ser mais difíceis de serem vistos em telas de resolução mais alta (ou seja, 1920 x 1080 ou superior). Barra de tarefas na tela: a maioria dos usuários mantém a barra de tarefas na extremidade inferior da tela porque é a opção padrão no Windows, mas a barra vertical é melhor. Se preferir uma barra de tarefas horizontal, defina-a como 'Sempre mesclar e ocultar rótulos'. Ou, em qualquer caso, "Combine se a barra estiver cheia".

As duas opções maximizam o quanto você pode ancorar em cada linha antes de começar a usar outra.

Mova a pasta de atalho para Acesso rápido

O Acesso Rápido é uma das grandes melhorias no Windows 10 File Explorer (anteriormente chamado Windows Explorer). Enquanto o Menu Iniciar e a Barra de tarefas são ideais para consolidar atalhos de aplicativos, o Acesso Rápido é onde você deve colocar toda a pasta de atalhos.

Se você nunca ouviu falar desse recurso antes, não se preocupe. É muito simples. Basta abrir o File Explorer (usando o atalho de teclado do Windows + E) e procure na seção lateral esquerda uma seção chamada Acesso Rápido. Tome como se fosse a pasta de favoritos: você pode fixar pastas e acessá-las instantaneamente de qualquer lugar no Gerenciador de Arquivos.

Para fixar uma pasta no Acesso rápido:

  • Selecione a pasta que deseja fixar. Clique com o botão direito do mouse na pasta e selecione 'Fixar acesso rápido'.

Fixar o File Explorer na barra de tarefas

O File Explorer na verdade possui vários recursos menos conhecidos que podem ser úteis. Por exemplo, você pode acessar as pastas de Acesso Rápido na Barra de Tarefas, abrindo qualquer pasta e clicando com o botão direito do mouse na pasta na Barra de Tarefas. Lá, uma guia será aberta com as pastas de acesso rápido.

Essa é a maneira preferida de acessar rapidamente as pastas que você usa regularmente e é realmente mais rápida do que ter a pasta Atalhos na área de trabalho.

Use um iniciador para evitar o uso de atalhos

Se você realmente deseja limpar a bagunça em todo o sistema, renuncie às alternativas acima e use um iniciador. Você tem duas opções para isso.

A primeira opção é Menu Iniciar + Cortana. A pesquisa aprimorada no Windows 10 significa que você pode abrir o Menu Iniciar (com a tecla Windows), digitar o nome de um aplicativo ou arquivo e abri-lo imediatamente com a tecla Enter. Algumas pessoas acham o controle de voz da Cortana muito mais conveniente.

A segunda opção é instalar o Wox. O Wox é um aplicativo como o macOS Spotlight. A qualquer momento, você pode pressionar Alt + barra de espaço para abrir o Wox. Em seguida, escreva qualquer aplicativo, arquivo ou pasta para executar instantaneamente. Também pode ser usado como um mecanismo de pesquisa na web.

Com qualquer uma dessas opções, você não precisará ancorar aplicativos em nenhum lugar novamente. E com o Wox, você nem precisa fixar pastas.

5 ferramentas para organizar melhor sua área de trabalho

Nem sempre é fácil organizar todo o conteúdo localizado na sua área de trabalho (área de trabalho). Embora existam pessoas que praticamente não deixam ícones por lá, outras preferem manter tudo à mão, colocando todos os atalhos na área de trabalho e, mesmo sem o suporte da barra de tarefas do Windows.

Se você se encaixa nesse perfil, aqui estão algumas ferramentas muito úteis para tornar sua área de trabalho mais organizada e acessível.

Cercas

O agrupamento de ícones em locais específicos da área de trabalho pode ser uma boa saída, e é para isso que serve o Fences. Esse aplicativo permite colocar várias "caixas" na área de trabalho do Windows, nas quais é possível reunir os ícones e manter seu conteúdo organizado e acessível.

E o processo é muito simples: o número de áreas que você deseja é criado e, com apenas um clique duplo, você pode ocultar ou mostrar os ícones. Assim, eles aparecem apenas quando necessário e oferecem tudo o que você escolheu para colocar neles. Simples, fácil e direto.

RocketDock

Hoje em dia, os menus no dock do Mac OS fascinam os usuários do Windows e também não é hoje que é possível ter o mesmo recurso no sistema operacional da Microsoft.

O RocketDock é uma das formas mais antigas e conhecidas do gênero, permitindo uma nova maneira de organizar ícones na área de trabalho.

O bom desse software é que ele pode até ser substituído pela barra de tarefas tradicional do Windows, sendo uma opção ideal para quem deseja aplicar personalizações mais avançadas ao sistema. E tudo isso sem deixar de lado a simplicidade.

ObjectDock

Da mesma forma, o ObjectDock também oferece o menu Mac OS no Windows, mas vai um pouco mais longe. Este aplicativo não apenas adiciona uma barra na qual os ícones são animados e mais marcantes, mas também possui um alto nível de personalização e permite a criação de barras que aumentam a organização.

Assim, você pode deixar os ícones dos programas e aplicativos do sistema na parte inferior da tela e, ao mesmo tempo, expandir as barras inteligentes com atalhos para os arquivos principais.

StandaloneStack

Outra maneira inteligente de organizar seus ícones é reuni-los em uma célula inteligente. Configure o StandaloneStack e você verá seus ícones (sejam programas, arquivos ou pastas) agrupados em um único botão. Clicar neste botão exibe um menu moderno e animado.

A configuração do StandaloneStack não é exatamente intuitiva, mas também não é um bug de sete cabeças. Você só precisa usar as opções de personalização do aplicativo e pode transformar completamente seu Windows 10 Desktop.

Dexpot

Um recurso bastante comum nas distribuições Linux mais populares da atualidade é que vários desktops também podem existir no Windows.

Um dos melhores programas para isso é o Dexpot, que permite criar vários desktops, permitindo assim uma abordagem específica e diferenciada para cada um deles.

Você pode criar áreas de trabalho diferentes para cada perfil de uso: um profissional e outro para acessar seus jogos, por exemplo. E esse aplicativo é leve, adequado também para iniciantes e possui um alto nível de personalização.

Outras maneiras de se manter organizado e produtivo

Agora que a área de trabalho está em ordem, recomendamos dar um passo adiante e garantir que todos os arquivos estejam organizados no seu computador. Você ficará surpreso com o quanto mais produtivo puder ser. E enquanto estamos nisso, você deve começar a usar áreas de trabalho virtuais e o Task View, caso ainda não o tenha feito.

Também recomendamos adicionar um segundo ou terceiro monitor para sua instalação e procurar técnicas de produtividade. Todas essas coisas podem parecer insignificantes, mas quando você começa com essas mudanças, os benefícios podem ser enormes. O que você acha desses truques de como manter a área de trabalho limpa e o computador no Windows 10 ?

Que conselho você daria? Também recomendamos a leitura de 5 truques para manter sua área de trabalho organizada no Windows 10.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button