Tutoriais

Como instalar o assistente do Google no raspberry pi (passo a passo)

Índice:

Anonim

Estes são bons tempos para os técnicos e também para promover o interesse deles pelos mais jovens. A placa-mãe framboesa nasceu com uma intenção semelhante e seu tamanho minúsculo se presta a mil e um usos possíveis, incluindo a instalação do Google Assistant no Raspberry Pi. Como Vamos ver.

Índice de conteúdo

O que é Raspberry Pi?

Você sabe que temos o mau hábito de colocar um pouco de história nos tutoriais apenas para entrar em contexto. O Raspberry Pi é um computador com placa-mãe extremamente pequena (com menos de 8 x 3 cm), desenvolvido em 2011 e lançado em 2012 em Cambridge, Inglaterra.

O que torna esse dispositivo multifacetado e especial é que ele consiste em todos os elementos de um computador e, portanto, está totalmente preparado para receber a instalação de um sistema operacional e começar a operar imediatamente. Nesta placa-mãe, nós a deixamos nua, como podemos fazer com as placas do Arduino. Já existem várias versões que melhoram o original, embora todas tenham um custo abaixo de € 50.

Se você deseja documentar mais detalhadamente sobre o Raspberry Pi e suas funções, consulte este artigo: O que é o Raspberry Pi?

Materiais e recursos necessários

Chegamos à lista do que precisamos para que o Google Assistant seja executado no Raspberry Pi:
  • Alto-falante com conexão Jack 3.5: não importa o tamanho, embora se for montar um dispositivo semelhante ao Google Home ou Google Home Mini, é conveniente mantê-lo pequeno. Microfone com conexão via USB: qualquer modelo vale a pena, embora recomendamos que você analise sua sensibilidade para não comprar um que precise de um tempo para capturar nossa voz. Raspberry Pi: qualquer uma de suas versões nos serve, pois o Google Assistant não é um dispositivo que exige muitos recursos da placa-mãe. Sistema operacional Raspbian: disponível na seção de downloads do site oficial, deixamos o link para você. Cartão Micro SSD: para gravar a imagem do Raspbian OS e inseri-la no Raspberry Pi. Um computador: laptop ou desktop para realizar a configuração. Conta do Google: para criar um projeto de desenvolvedor e acessar o Google Cloud Platform. Uma caixa ou estojo: para cobrir o Raspberry Pi assim que o processo estiver concluído.
Se, além disso, você está pensando em comprar um Raspberry Pi, recomendamos a leitura: Que modelo de Raspberry Pi eu comprei.

Processo de instalação

Vamos dividi-lo em duas seções: Google Assistant e Raspberry Pi. Isso ocorre porque o tutorial é bastante longo e não queremos torná-lo mais complicado do que o necessário, portanto, também adicionaremos capturas de tela de cada etapa. Você não vai reclamar, hein?

Preparação do Assistente do Google

  • Vamos ao Google Cloud Platform e criamos um novo projeto que podemos chamar de "Google Assistant" . Deixamos capturas de tela do processo:

    Criado o projeto, acessamos o menu de hambúrgueres do Google Cloud Platform <APIs e serviços <Painel de controle:

    Na barra do Google Cloud Platform, selecionamos nosso projeto "Google Assistant" e, em seguida, clicamos no botão "+ Ativar APIs e serviços":

    No mecanismo de pesquisa, inserimos a "API do Google Assistant" e, quando aparece, selecionamos e clicamos em Ativar:

    Agora que estamos na seção API do Google Assistant, fornecemos credenciais no menu esquerdo e, uma vez dentro, na tela de consentimento. Em Nome do aplicativo, escrevemos "assistant" (por exemplo, já que o Google Assistant tem CopyRight) e Save.

    No pop-up exibido, selecionamos Criar credenciais <Criar ID do cliente OAuth. Chegamos à nova seção, em Tipo de aplicação, marcamos Outro, chamamos novamente de "assistente" e Criar:

    Outro pop-up aparecerá com as credenciais do cliente OAuth que você deve salvar para mais tarde. Eles são seu ID e código secreto.

  • Usaremos esses dados para criar um JSON (J avaScript Object Notation) no Raspberry Pi, portanto, devemos selecioná-lo e fazer o download:

Antes de prosseguir em Minha conta <Controles de atividade do Google, recomendamos ativar as opções de sincronização para atividades na web ou no microfone.

Preparação de Raspberry Pi

  • Instalamos o sistema operacional Raspbian no nosso PC. Depois de instalado, montamos a imagem dele no SSD que mais tarde estará no Raspberry Pi. Conectamos o Raspberry Pi a um monitor com o cabo HDMI. Entramos no Google Cloud Platform com o navegador e acessamos nosso projeto "assistente" e baixamos o arquivo JSON novamente na seção Credenciais.No menu da área de trabalho, acessamos o Terminal.

Como a partir deste ponto, o que você deve fazer é introduzir linhas de código para executar processos no programa, deixaremos duas fontes:

  1. Por um lado, no NovaSpirit, você tem a lista de comandos que deve copiar no terminal. Basicamente, você precisará instalar o Python 3, algumas ferramentas de configuração do Raspberry Pi e nosso projeto do Google Assistant. Se não for possível, os desenvolvedores do Google nos deixarão um tutorial passo a passo dos comandos desde o início. Para otimizar a sensibilidade do microfone USB conectado ao Raspberry pi, também podemos usar o comando alsamixer no terminal . Com F6, selecionamos a porta USB do microfone para alterar a placa de som. Com F5, alteramos os parâmetros do volume para o máximo. Pressionamos Esc e partimos.

Finalmente, e para todos aqueles que não se sentem totalmente à vontade no idioma shakespeariano e não querem estragar tudo, deixamos um tutorial em vídeo em espanhol que inclui todas as etapas que já mostramos com capturas de tela e, posteriormente, o processo de digitar comandos no Raspberry Pi:

Raspberry Pi 3 Modelo B, CPU Quad Core de 1.2GHz Broadcom BCM2837 de 64 bits, 1GB RAM, WiFi, Bluetooth BLE EUR 37, 44

Conclusões sobre o Google Assistant no Raspberry Pi

Embora aqui tenhamos visto apenas como podemos transformar um Raspberry Pi em nosso Assistente do Google em particular, essa pequena maravilha é mais intimidadora do que parece a olho nu. Entendemos que este tutorial pode ser um pouco cansativo para os usuários menos acostumados a digitar comandos do console, mas não há muitos que você deve digitar e pode copiá-los das várias fontes que fornecemos.

Você pode dar uma olhada: Os melhores usos para o Raspberry Pi.

De nossa parte, esperamos que o tutorial tenha sido claro e útil para você. Como sempre, não hesite em nos deixar alguma sugestão nos comentários. Até a próxima!

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button