Tutoriais

▷ Como gerenciar redes em hiper

Índice:

Anonim

Neste artigo, veremos em detalhes como gerenciar redes no Hyper-V, o Windows Hypervisor. Uma das prioridades de qualquer Hypervisor, seja VMware, VirtualBox ou Hyper-V, é saber gerenciar redes para a interconexão de computadores através de uma rede LAN, na qual cada uma das máquinas virtuais está fisicamente conectada ao ponto de acesso. Isso nos permitirá criar pequenas redes para testar com servidores ou até criar conexões com acesso remoto a eles.

Índice de conteúdo

Por esse motivo, aprenderemos com mais detalhes como gerenciar pontes de rede e placas virtuais em nosso sistema Hypervisor nativo. Isso nos permitirá estender muito mais a funcionalidade das máquinas virtuais.

Adaptadores de rede Hyper-V

Como em outras ferramentas de virtualização, como o VirtualBox, no Hyper-V também é possível criar adaptadores de rede do tipo ponte para conexões, embora eles não sejam criados automaticamente como acontece com os outros. Nesse caso, devemos criá-los manualmente, embora o processo seja extremamente fácil de executar.

Antes de fazer isso, vamos ver como configurar uma máquina virtual durante o processo de criação usando a conexão disponível por padrão no Hyper-V.

Chave padrão no Hyper-V

Switch padrão é a placa de rede que possui Hyper-V por padrão. É um adaptador de rede que nos permitirá conectar basicamente ao host ou equipamento físico. Ou seja, não conseguiremos conectar fisicamente a outra máquina localizada em uma rede local fora do host e de máquinas virtuais internas, muito menos externamente.

Quando realizarmos o processo de criação de uma máquina virtual sem ter tocado em nada no Hyper-V, teremos apenas esta opção disponível no painel de seleção de rede. Através dessa conexão, será o próprio host que nos fornecerá o endereço IP para poder acessar a Internet através dele, ou seja, será uma configuração NAT.

Como criar um adaptador de rede no modo ponte no Hyper-V

O interessante para nós será poder interconectar uma máquina virtual como se ela fosse uma máquina real e, para isso , precisaremos criar uma nova conexão de rede. Para configurar uma máquina virtual com o modo bridge e que obtenha diretamente o endereço IP do roteador, teremos que criar um novo adaptador de rede. Vamos ver o que devemos fazer:

Devemos ir para a janela principal do Hyper-V e para a lista de opções no lado direito da janela. Nós escolhemos a opção " Switch Manager ". Opção localizada na barra de ferramentas na área superior.

Agora clicamos em " Novo comutador de rede virtual " e aqui teremos três opções diferentes:

  • Externo: nos permitirá conectar externamente ao equipamento físico. Interno: só podemos conectar ao computador host ou às máquinas virtuais disponíveis no host. Seria uma conexão do tipo NAT. Privado: só podemos usar o adaptador nas máquinas virtuais em execução, portanto, também não estaremos conectados a uma rede física.

Escolhemos " Externo " no nosso caso e clique em " Criar comutador virtual"

Na próxima tela, devemos primeiro escolher o nome do adaptador . Em seguida, a placa de rede que fornecerá a ponte para o roteador. Nesse caso, se tivermos várias placas de rede, podemos escolher a que temos ativa ou a que consideramos conveniente.

Por padrão, a opção que estamos usando no momento para conectar-se à rede será mostrada como ativa. No nosso caso, é a placa de rede com conexão a cabo.

Também devemos prestar atenção à opção marcada na seleção da placa de rede. Se desativarmos essa opção, o adaptador de rede que escolhemos na parte superior será atribuído exclusivamente à máquina virtual que fabricamos.

Isso implica que não teremos uma conexão de rede física no computador host e não conseguiremos acessá-la através deste adaptador de rede. Portanto, se tivermos apenas uma placa de rede em nossa equipe, essa opção deverá ser ativada.

Se, por outro lado, tivermos, por exemplo, um servidor em uma LAN ou qualquer outra coisa, e não desejarmos ter acesso direto a ele (mantenha-o isolado), poderemos ativar esta opção.

A opção VLAN é direcionada apenas a computadores host conectados a redes virtuais. No nosso caso, esta opção não se aplica.

Bem, a única coisa que precisaremos fazer agora é clicar no botão " Aplicar " e aceitar a criação do novo adaptador de rede.

Se agora acessássemos a janela de configuração dos adaptadores de rede, veríamos como um novo adaptador de rede foi criado com o nome que especificamos. Além disso, também podemos ver a existência de " Default Switch"

Configurar adaptador de rede na máquina virtual Hyper-V

Para escolher o novo adaptador criado no hardware de nossa máquina virtual, teremos que ir para a configuração da máquina virtual, cuja opção está localizada na lista de opções à direita. Nós devemos localizar a seção " Configuração"

Em seguida, será aberta uma janela na qual devemos nos colocar na opção " Adaptador de rede ".

Uma vez dentro, exibimos a lista " Virtual Switch " e escolhemos a que criamos na seção anterior. A única coisa que resta é clicar em " Aplicar e" Aceitar"

Agora, quando iniciarmos a máquina virtual, verificaremos se estamos obtendo o endereço IP diretamente do roteador. Para fazer isso, dependendo do sistema operacional que possuímos, escreveremos o comando correspondente no terminal.

  • No caso do Windows, será " ipconfig ". No caso do Linux, será " ifconfig " ou " ip a ".

Vamos verificar isso:

Como vemos, obtivemos um IP do nosso roteador e a nova conexão funciona perfeitamente.

Bem, dessa maneira simples, podemos tornar as pontes de rede que criamos adequadas para nossas máquinas virtuais e, além disso, podemos até atribuir placas de rede dedicadas a cada máquina.

Também recomendamos estes itens:

Você usa o Hyper-V como hypervisor? Se não, qual você prefere? Deixe-nos comentários sobre isso.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button