Como desinstalar o Windows 10 passo a passo
Índice:
- Como desinstalar o Windows 10 passo a passo
- 1) recuperação do sistema
- 2) instalação limpa
- 3) Recuperação do Windows
Hoje, trazemos o tutorial de como desinstalar o Windows 10 passo a passo e sem problemas. No momento, o Windows 10 pode ser instalado gratuitamente pelos usuários do Windows 7 e 8. No entanto, se você tiver feito isso e tiver alguma incompatibilidade com os drivers ou um aplicativo não funcionar corretamente, o downgrade pode ser o único solução na ponta dos dedos.
Como desinstalar o Windows 10 passo a passo
Portanto, se o Windows 10 não funcionar bem ou você simplesmente não gostar, não se acostumará com sua interface ou simplesmente não achará útil a Cortana, poderá desinstalá-la de três maneiras.
Para facilitar a vida dos usuários do Windows 7 e 8.1, a Microsoft permite abandonar a instalação do Windows 10 e retornar ao sistema anterior dentro de 30 dias após a atualização.
Usando a ferramenta nativa do Windows 10, é possível fazer o downgrade sem que nenhum arquivo pessoal seja excluído. No entanto, os aplicativos instalados e as configurações modificadas após a atualização serão perdidos.
Mas é bom lembrar que a atualização para o sistema anterior exige que você tenha a pasta Windows.old em C: \ Windows.old. Se você geralmente excluir esta pasta após fazer melhorias ou já tiver feito uma instalação limpa do Windows 10 após a atualização, não será possível desinstalar o Windows 10 com esse primeiro método.
Antes de desinstalar o sistema operacional, verifique se as duas pastas existem. No File Explorer, dentro da unidade C:, você encontrará a pasta Windows.old, mas precisará clicar na guia Exibir e selecionar a opção para ver os elementos ocultos para ver a pasta $ WINDOWS. ~ BT.
1) recuperação do sistema
Antes de usar a opção de retorno, reserve um tempo para configurar as coisas. Primeiro de tudo, você precisa ter certeza de que fez backup de todos os seus arquivos importantes em um disco rígido externo ou em um serviço de backup em nuvem, como o Mega ou o Dropbox.
Também é importante que você tenha os códigos de acesso do Windows 7 ou 8, caso sejam necessários. Você provavelmente não precisa deles, mas não faz mal que você já os tenha em mãos.
As teclas para os sistemas acima devem estar em um adesivo na parte traseira do computador (embaixo da bateria, se for um laptop), ou incluídas nos discos do Windows que acompanham o seu desktop ou laptop. No caso de compra on-line, você a encontrará em seu e-mail de contato.
Depois de organizar tudo isso, é hora de iniciar o processo. Abra o menu Iniciar e siga o seguinte caminho: Configurações> Atualização e segurança> Recuperação .
Caso ainda tenha a opção de voltar ao sistema operacional anterior, você terá a opção "Voltar ao Windows 8.1" ou "Voltar ao Windows 7". Se você vir isso, clique em Iniciar e siga as instruções.
Depois de retornar à versão anterior do Windows, será necessário ajustar o sistema novamente. Alguns programas mais antigos podem precisar ser reinstalados e, se você tiver uma senha diferente no sistema antigo que o código do Windows 10, precisará fazer login com a senha antiga.
Obviamente, armazenar todos os arquivos da instalação antiga do Windows ocupa um espaço considerável, portanto, lembre-se disso. Se você abrir o aplicativo Limpeza de Disco , verá a quantidade de espaço que ele usa. Clique no botão Iniciar, digite " Limpeza de disco " para a pesquisa e clique em " Limpar arquivos do sistema ".
Selecione " Instalações anteriores do Windows " e " Arquivos de instalação temporários do Windows " na lista e você verá a quantidade de espaço que eles consomem no seu disco rígido. Se tiver certeza de que não deseja voltar para a versão anterior do Windows, use a ferramenta “Limpar arquivos do sistema” para excluir os arquivos e liberar espaço imediatamente.
2) instalação limpa
Supondo que você tenha um computador antigo atualizado para o Windows 10, com o qual você usava o Windows 7 ou 8.1 anteriormente, significa que o computador vem com uma chave de produto que permite o uso do Windows 7 ou 8.1. Para voltar para uma versão anterior do Windows, você precisará fazer uma instalação limpa do Windows.
Felizmente, a Microsoft agora oferece um método fácil para baixar arquivos ISO do Windows 7 e 8.1. Faça o download da mídia de instalação do Windows e grave o arquivo ISO em disco ou copie-o para uma unidade USB.
Posteriormente, você pode inicializar a partir desse arquivo ISO e reinstalar o Windows 7 ou 8.1, instruindo o sistema a substituir a instalação do Windows 10. Verifique se você tem cópias de backup de todos os seus arquivos importantes do Windows 10 primeiro, pois Este método de instalação limpa remove tudo o que está armazenado no seu computador.
RECOMENDAMOS teclados USB baratos por menos de 30 eurosNo entanto, se você comprou um novo PC que acompanha o Windows 10 e deseja reverter para uma versão anterior do Windows, precisará adquirir uma licença do Windows 7 ou 8.1 para instalar do zero.
3) Recuperação do Windows
É sempre recomendável fazer periodicamente um backup completo do seu equipamento, você nunca sabe quando precisará dele. Portanto, se você já criou um backup completo, agora pode usá-lo para reverter para a versão anterior do sistema operacional.
Você precisará de um disco de reparo para iniciar o computador no Windows Recovery Environment para restaurar a versão anterior. Se você ainda não criou um backup, siga estas instruções:
- Acesse o menu Iniciar oculto (Win + X) e selecione Painel de Controle. Clique em Sistema e Segurança. Clique em Backup e Restauração (Windows 7). No painel esquerdo, clique em "Criar um disco. System Repair. ”Siga as instruções na tela para criar o disco de reparo.
Depois de criar o disco de reparo, siga as etapas abaixo para voltar:
- Conecte a unidade que contém o backup ao seu computador. Reinicie o computador com o disco de reparo. Na tela Configurações, clique em Avançar. Clique em Reparar. Selecione "Solucionar problemas". Clique em Opções avançadas. Selecione “System Image Recovery.” Faça login com sua conta de usuário. Selecione o backup que deseja recuperar.
Se aplicável, siga as instruções na tela e clique em Concluir para concluir o processo.
Após a conclusão do processo de recuperação, você retornará à versão anterior do Windows. Lembre-se de reinstalar os aplicativos que você instalou ao atualizar para o Windows 10 e não se esqueça de restaurar também os novos arquivos de backup.
Vale ressaltar que, se o fabricante do seu PC incluir uma opção de recuperação, você poderá usá-lo para restaurar o computador usando as configurações de fábrica.
Como sempre, recomendamos a leitura de nossos tutoriais e, se você tiver alguma dúvida, entre em contato.
▷ Como iniciar o modo de segurança do Windows 10 【passo a passo】 【passo a passo】
Se você quiser saber como entrar no modo de segurança do Windows 10, neste tutorial, mostraremos todas as formas possíveis de acessá-lo.
▷ Como desinstalar os drivers da nvidia passo a passo?
Como desinstalar os drivers Nvidia passo a passo, nós explicamos a você de uma maneira muito simples, para que você não tenha dificuldades ☝
Como usar o usb como ram 【passo a passo】 ⭐️
O seu computador possui pouca memória RAM? É possível expandi-lo usando um pendrive USB como RAM. Entre para conhecer este ótimo tutorial.