Uninstall Como desinstalar um programa do Windows 10
Índice:
- Desinstale um programa Windows 10 no Iniciar
- Desinstalar um programa Windows 10 no painel de configurações ou de controle
- Painel de controle
- Painel de configurações
- Desinstalar um programa Windows 10 no modo de comando
- Desinstale um programa do Windows 10 que não pode ser desinstalado
Ao usar nosso PC, é normal que seja necessário instalar certos aplicativos para fornecer mais funcionalidade ao equipamento. Certamente chegará um momento em que o número de aplicativos será bastante grande e também possuiremos muitos deles, mesmo que precisemos usá-los. Esses programas causam um maior consumo de recursos em nosso computador, mais memória interna, mais processos em execução em segundo plano e, portanto, menor desempenho. Neste tutorial, ensinaremos como desinstalar um programa do Windows 10 e todas as formas de fazê-lo.
Índice de conteúdo
O Windows oferece várias opções para poder desinstalar os programas que possuímos há muito tempo e que não queremos mais. Desinstalá-los é importante para limpar nosso equipamento e melhorar seu desempenho. Esses programas consomem recursos que podemos precisar para outros trabalhos.
Aqui apresentamos todas as opções que temos para realizar esta ação.
Desinstale um programa Windows 10 no Iniciar
Esta será a opção mais rápida em princípio. Com o Windows 10, é possível desinstalar programas entrando no menu Iniciar. Embora sejam aplicativos de terceiros, ele será enviado ao painel de controle para que possamos desinstalá-lo a partir daí. De qualquer forma, fazemos o seguinte:
- Vamos ao menu Iniciar para encontrar o aplicativo que queremos remover, selecionamos e abrimos suas opções com o botão direito do mouse e procuramos a opção para desinstalar.
Se for um aplicativo baixado da Microsoft Store, um dos quais vem com o Windows 10 por padrão, ele pode ser desinstalado diretamente
Caso contrário, ele nos enviará ao painel de controle, onde obteremos uma lista de todos os programas que temos. Em seguida, procuramos o programa para desinstalá-lo.
Apenas teremos que selecionar o programa e clicar no botão superior de "desinstalação". Também podemos clicar com o botão direito do mouse e teremos a opção de desinstalar.
Talvez você se depare com alguns programas que não podem ser desinstalados, trataremos desse assunto um pouco mais tarde. Certamente teremos que usar algum aplicativo externo para o Windows para poder eliminá-lo.
Recomendamos que, antes de desinstalar um aplicativo que não conhecemos, nos informemos sobre suas características na Internet. Dessa forma, podemos saber se é bom ou ruim e que uso ele tem para o Windows.
Desinstalar um programa Windows 10 no painel de configurações ou de controle
Diretamente do método anterior, podemos explicar isso. Já vimos que, desde o início, ele nos redireciona para o painel de controle para desinstalação. Mas às vezes acontece que não conseguimos encontrar um determinado programa ou simplesmente queremos ver a lista completa para ver quais eliminar.
Painel de controle
Vamos para Iniciar e procuramos o painel de controle dentro da pasta "Sistema Windows". É um pouco pesado, então podemos escrever diretamente "Painel de Controle" e executar a opção que aparece.
Se a janela for mostrada na exibição por categoria, procuramos a categoria "Programas" e clique logo abaixo, em "desinstalar um programa". Se nosso painel de controle estiver na exibição de ícones, procuraremos "programas e recursos"
De qualquer forma, a mesma venda será aberta para nós, como na seção anterior.
Painel de configurações
O painel de configuração é um aplicativo que possui o Windows 10 implementado. O que ele faz é exibir de maneira mais amigável e intuitiva a maioria das opções disponíveis no painel de controle clássico.
- Para acessá-lo, abrimos o menu Iniciar e clicamos no ícone da roda dentada. Em seguida, escolhemos "Aplicativos" na lista de itens. Na lista à esquerda, a guia que nos interessa são os "aplicativos e recursos "
Teremos a mesma lista de antes, mas de uma maneira mais orientada a dispositivos móveis. Escolha o que você quer, ambos funcionam exatamente da mesma forma.
Desinstalar um programa Windows 10 no modo de comando
Além das opções gráficas, também temos a opção de remover aplicativos do console de comandos do CMD.
Para abrir o console, vá em Iniciar e digite "CMD". Executamos como administrador a opção que vem com o nome "Prompt de Comando". Outra maneira de acessá-lo é usando a combinação de teclas "Windows + R".
Escrevemos o seguinte comando:
wmic
Para mostrar a lista de programas que escrevemos:
nome de obtenção do produto
Ou, se quisermos as informações mais completas, podemos adicionar mais opções:
produto obter nome, versão, fornecedor
Em ambos os casos, teremos que esperar alguns segundos para o programa coletar a lista de dados e exibi-la na tela.
De qualquer forma, ele terá uma lista de programas instalados no seu computador. Para desinstalar um, teremos que olhar para o seu nome
Por exemplo, queremos desinstalar o aplicativo "Google Earth Pro". Vamos selecionar o nome em questão e colocá-lo no seguinte comando:
- desinstalação da chamada do produto em que name = "NOME DO PROGRAMA" : assim, desinstalação da chamada de produto em que name = "Google Earth Pro"
Quando o programa encontrar o aplicativo, ele solicitará a confirmação de sua remoção. Nós escrevemos "Y" e pressione Enter. O aplicativo terá sido desinstalado.
Desinstale um programa do Windows 10 que não pode ser desinstalado
Mesmo com os métodos que você viu, ainda existem programas que não podem ser removidos usando esses procedimentos. Isso ocorre porque eles são implementados nativamente no sistema, como aplicativo Xbox, hora, hora etc.
Também pode haver problemas com certos aplicativos que instalamos e, devido a alguma falha, a opção de desinstalação não está disponível.
Para essas ações, usaremos um velho conhecido de muitos, e é o CCleaner. O famoso programa de limpeza pode ser muito útil para esses fins em caso de emergência. Apesar de, em outro artigo, termos apresentado razões suficientes para não usar este programa para limpar arquivos e registros, precisamente a única vantagem que possuía era poder desinstalar qualquer programa.
A primeira coisa que precisamos fazer é baixá-lo da sua página oficial e instalá-lo.
Uma vez executado, vamos selecionar a opção "Ferramentas" e dentro deste "Desinstalar". Aqui veremos a lista completa de programas que estão em nosso computador, nativos e externos. Além disso, podemos desinstalar todos e cada um deles. Tudo o que precisamos fazer é selecionar um e clicar em "Desinstalar", o programa cuidará do resto.
A remoção de programas nativos do Windows pode causar falhas no sistema, portanto, não é recomendável desinstalá-los.
Essas são as opções que temos para desinstalar um programa do Windows 10. Há também um grande número de programas na rede que executam a mesma função, mas recomendamos o CCleaner, pois é um dos mais conhecidos e, pelo menos, a esse respeito. coisas boas.
Esperamos que este tutorial tenha sido útil para você. A limpeza periódica do nosso PC é altamente recomendada e ajudará a melhorar o desempenho. Para qualquer dúvida ou problema, deixe-nos um comentário.
Também recomendamos nosso tutorial sobre:
Revo uninstaller pro, o melhor programa para desinstalar programas
Aplicativo Revo Uninstaller Pro para Windows que permite desinstalar qualquer programa. O melhor que existe é uma opção portátil e totalmente gratuita.
▷ Como desinstalar atualizações problemáticas do Windows 10
Ensinamos como desinstalar as atualizações do Windows 10, que estão causando problemas. Volte um passo para estabilizar o sistema
▷ O que fazer quando não consigo desinstalar um programa no Windows 10
Mostramos o que fazer quando não consigo desinstalar um programa no Windows 10 ✅. Aprenda a desinstalar programas que não podem ser desinstalados