Tutoriais

Como configurar o roteador netgear com fibra movistar passo a passo

Índice:

Anonim

Desta vez, ensinamos como configurar o Netgear Router com fibra movistar. Como você sabe, o roteador serial dos principais operadores da Espanha não se compara às tarefas um pouco mais exigentes do que o habitual. Por exemplo: tendo muitos clientes conectados, ajustando cada parâmetro ao máximo e acima de tudo uma estabilidade como as oferecidas por um bom roteador. Por esse motivo, ensinamos como configurar um roteador Netgear?

Você está pronto para dar o salto? Bem… aqui vamos nós!

Índice de conteúdo

Vamos configurar um roteador Netgear, para conectá-lo diretamente ao ONT (o dispositivo que a fibra atinge) da Movistar, permitindo dispensar o roteador neutro que eles incluem, melhorando significativamente o desempenho de nossa conexão, consumo e expandindo para outro nível. possibilidades de configuração.

Que necessitamos

Os únicos requisitos necessários para configurar um roteador neste caso são

  1. Que o nosso roteador suporta conexões PPoE (nós o temos em qualquer roteador neutro, muito comum em muitos ISPs para ADSL e fibra) e que nosso roteador suporta a marcação de VLAN. O Movistar usa VLAN com ID 6 para tráfego da Internet e VLAN com ID 2 para tráfego de imagens. É cada vez mais comum que vários fabricantes, incluindo a netgear, incluam essa funcionalidade, que era anteriormente reservada para gamas muito altas ou firmwares personalizados, como DD-WRT e usuários com conhecimento considerável.

Configurações de conexão com a Internet

No nosso caso, veremos a conexão de um modelo ONT 1240G-T. Se a fibra entrar no roteador diretamente, podemos seguir etapas semelhantes, colocando o roteador movistar no modo bridge.

  1. Primeiramente, desconectamos o roteador movistar do ONT. Vamos deixar isso de lado, porque precisaremos mais tarde para obter as configurações do decodificador, se quisermos configurar a TV movistar.Nós conectamos a porta WAN do nosso roteador ao ONT. No nosso caso, é um NetGear NightHawk X10, esse ponto é semelhante para a maioria dos fabricantes. Embora todas as portas ONT normalmente funcionem, é recomendável usar a primeira para evitar possíveis contratempos.

Depois de ligar os dois dispositivos e verificar se os LEDs de tráfego nos dois acendem (se esse não for o caso, provavelmente há uma falha na conexão, vamos desligá-los e ligar ou testar com outro cabo).

Uma vez revisado, devemos entrar na configuração do roteador. Podemos fazer isso através de Wi-Fi, conectando-nos à rede com o NETGEARXX SSID ou, se quisermos ir com calma, por cabo.

Se for a primeira vez que conectamos o roteador, devemos pular uma tela de configuração assim que abrirmos o navegador. Se não for esse o caso, escreveremos o IP na barra de endereço (padrão 192.168.1.1 na maioria dos roteadores) ou no caso de netgear digitar www.routerlogin.net

Usaremos a configuração manual, pois modificaremos alguns parâmetros avançados, como a marcação de VLAN. Aceitamos o aviso que nos recomenda ter experiência em gerenciamento de rede. Vamos tentar torná-lo o mais simples possível.

Se for a primeira vez que você entra no seu roteador, ele solicitará que você altere a senha do administrador e algumas perguntas de segurança. Se você já o configurou, poderá pular esta etapa, pois a janela de status geral aparecerá diretamente.

A partir da visão geral, vamos para a seção Internet (não importa se chegamos da guia básica ou avançada). Deveríamos ver algo assim:

Marcamos a caixa de seleção de que nossa conexão à Internet precisa de um nome de usuário, escolhemos PPoE no primeiro menu suspenso e preenchemos as seguintes informações (elas são iguais para todos os clientes).

  • Login: adslppp @ telefonicanetpa Senha: adslppp

O restante dos valores será deixado por padrão. No menu suspenso "modo de conexão", é interessante escolher a opção "sempre ativado", para que o roteador se conecte à Internet e todos os serviços estejam disponíveis, mesmo que não tenhamos nenhum equipamento. Isso é interessante para algumas funções do roteador que exigem conexão permanente para funcionar corretamente.

Nós aplicamos as alterações. Tenha certeza, porque ainda não teremos a internet, falta mais um passo.

Vamos para a seção Configurações de VLAN / IPTV na guia Avançado -> Configurações avançadas (na parte inferior da lista). Verificamos se ativamos a configuração de VLAN / IPTV e selecionamos o botão Por grupo de etiqueta VLAN

Marcamos a única linha na primeira caixa e clicamos em editar para indicar que os pacotes da Internet usam a VLAN 6 (muito importante!). A prioridade é deixada em 0

Agora sim, concluímos a configuração do acesso à Internet. Se tudo correu bem, devemos ver a caixa verde correspondente na visão geral. Não é necessário clonar o MAC do roteador original.

Se após essas etapas não tivermos internet, revisaremos os parâmetros e reiniciaremos o roteador e o ONT.

Configurações do Imagenio

Esta etapa é um pouco mais complicada e os backups do roteador são usados ​​para obter parâmetros de configuração que não são visíveis para o usuário em condições normais. Com isso, queremos dizer que essas instruções poderão mudar um pouco no futuro se a movistar decidir mudar de equipamento, pois ainda é um procedimento reservado para usuários que gostam de mexer e entender seus dispositivos.

A Netgear nos forneceu algumas diretrizes de configuração semelhantes às etapas que devem ser seguidas com roteadores avançados de outros fabricantes que possuem essas opções, embora, infelizmente, não tenhamos um decodificador para testar hoje. Com isso dito, começamos:

Conectamos o roteador de telefone que salvamos na etapa anterior e gravamos o endereço IP padrão em nosso navegador (192.168.1.1). Os dados de acesso padrão para o roteador Comtrend VG8050 são:

  • Usuário: 1234 Senha: 1234

Embora possam ser alterados se quisermos no portal alejandra (no nosso caso, o portal não funcionou desde o início, entendemos que o serviço não é ativado automaticamente nas instalações mais recentes).

Entramos na seção Gerenciamento -> Backup e salvamos o arquivo de backup em um local que lembramos, por exemplo, na área de trabalho. Isso é importante porque a partir daqui obteremos as informações do decodificador, que normalmente não são acessíveis ao usuário.

Abrimos o arquivo de backup com um editor de texto que nos permite procurar texto. Recomendamos o bloco de notas ++, gratuito e perfeito para esse uso.

O texto que precisaremos procurar é "ExternalIPAddress", "DefaultGateway" e "SubnetMask", e anotamos os valores que estão entre as chaves que procuramos. No nosso exemplo, eles seriam:

  • Endereço IPTV: XXXXIPTV Netmask: 255.192.0.0 (esse valor provavelmente será exatamente o mesmo para todos) Gateway IPTV: AAAAFinalmente, apontamos para mais um campo, “DNSServers” (embora você possa usar outro). No exemplo: DNS: 172.26.23.3 Se isso for muito complicado, podemos usar o site criado pelo usuário da adslzone noltari para automatizar esse processo:

Configuramos mais uma regra no roteador, para informar qual porta queremos atribuir ao tráfego da imagem. Podemos escolher o que queremos, colocaremos no último por conveniência. Vamos para a seção do ponto 7 da configuração da Internet (isto é, Avançado -> Configuração avançada -> Configuração de VLAN / IPTV).

Agora não queremos editar uma regra, queremos adicionar uma nova, então clicamos em adicionar

Podemos dar um nome a ele para facilitar nosso trabalho, se precisarmos modificar algo em algum momento, isso não afeta a configuração. Nós colocamos "Imagenio". O importante é escolher a VLAN ID 2 e lembrar a porta, escolhemos a última por conveniência, por isso marcamos a Porta 6, como você pode ver aqui:

Depois disso, resta apenas conectar o decodificador à porta do roteador que escolhemos. Se não tivermos um sinal, configuraremos manualmente os valores que observamos anteriormente, desligando o decodificador do plugue e pressionando a tecla Menu repetidamente ao iniciar, até obter uma tela com os parâmetros de rede.

Não hesite em deixar nenhum problema ou pergunta nos comentários e responderemos o mais breve possível.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button