Tutoriais

▷ Como calibrar a bateria do laptop 【passo a passo】

Índice:

Anonim

É normal que uma das maiores preocupações de um usuário de equipamento portátil seja a autonomia do dispositivo e a degradação que ele sofre. Hoje vamos ver como calibrar a bateria do laptop no Windows 10, para tentar prolongar a vida útil da bateria o máximo possível em nossa equipe.

Além disso, veremos algumas aplicações e truques interessantes do Windows sobre como monitorar o desgaste e os parâmetros em detalhes de nossa bateria. E por que não, algumas dicas para maximizar a autonomia do seu laptop.

Índice de conteúdo

Calibrar a bateria do laptop Para que serve?

O objetivo da qualidade de uma bateria não é realmente aumentar a autonomia de nossos equipamentos, mas reduzir seu desgaste ao longo do tempo e, consequentemente, usar a capacidade máxima possível dela.

Toda bateria está sujeita ao desgaste ao longo do tempo, e isso é inevitável. Mas, dependendo de como cobramos, quanto usamos o laptop e quantos ciclos de carga são necessários, ele sofrerá mais ou menos, e uma calibração pode nos ajudar a minimizar esse aspecto. E a isso, adicionamos o gerenciamento ou o monitoramento que o sistema operacional faz dele.

O Windows, como qualquer outro sistema, possui um medidor da quantidade de carga disponível e do tempo estimado de uso. Esses valores terão influência direta na calibração, pois com o passar do tempo, é possível que ela marque uma degradação maior do que realmente temos. Conseqüentemente, a bateria carregará abaixo da capacidade e durará menos. Sem mencionar quão imprecisos os dados de duração estimada podem ser, informando-nos, por exemplo, que durará uma hora e após 20 minutos está completamente seco. Isso geralmente acontece muito em equipamentos um pouco mais antigos, que já foram muito utilizados.

Nesse ponto, devemos ter em mente que todas as baterias podem ser calibradas, mas somente as baterias de íons de lítio de nova geração fornecerão dados sobre seu desgaste. Por exemplo, os computadores que possuem uma bateria removível das tradicionais podem não conseguir obter essas informações.

Verifique o desgaste da bateria

Antes de começar a calibrar a bateria do laptop, paramos por um momento para ver qual é o desgaste da nossa bateria. Ou pelo menos qual é o desgaste que o Windows marca nossa bateria. Isso determinará sua capacidade de carga total e autonomia. Após a calibração, é bom executar o mesmo procedimento para verificar se esse desgaste melhorou ou permanece o mesmo.

Só precisamos abrir o terminal de comando do Power Shell clicando com o botão direito do mouse no início e selecionando sua opção. Nele, colocaremos o seguinte comando:

powercfg / batteryreport

Em seguida, seguimos o caminho que o comando nos fornece para abrir o HTML que contém todas as informações sobre nossa bateria.

A seção que realmente nos interessa é a segunda, " Baterias instaladas ". Aqui, a capacidade de design da bateria e a capacidade de carga máxima serão exibidas. No exemplo anterior, vemos que a LG possui uma bateria de 72.770 mWh de capacidade máxima de fábrica e atualmente oferece uma capacidade de 68.410 mWh, o que significa que possui um desgaste de 6%.

A imagem a seguir mostra um histórico de como essa capacidade evoluiu ao longo do tempo de uso do laptop. Esse histórico terá a data mais antiga da última vez que instalamos o Windows ou restauramos o sistema, que neste caso é julho de 2019.

Então você pode ver a diferença com um novo laptop, vamos ver esta outra imagem:

Nesse caso, vemos que a bateria ainda não sofreu nenhum desgaste, pois possui apenas um mês de uso.

Calibrar a bateria do laptop Windows 10

Depois de ver esses resultados, é hora de prosseguir com a calibração da bateria; portanto, explicaremos cuidadosamente o que devemos fazer em nosso sistema ou como usar o laptop durante o processo. Basicamente, trata-se de realizar um ciclo completo de carga e descarga.

  • O primeiro passo será carregar a bateria até 100% da sua capacidade atual, para conectar o equipamento à energia e mantê-lo conectado por mais um minuto para garantir essa carga.

Aí vem a primeira coisa a ter em mente, e é que os laptops atuais geralmente vêm com um programa OEM que, entre outras coisas, nos permite modificar a maneira como carregamos a bateria. Devemos garantir que ele permita carregar 100% da bateria, pois muitas vezes o ciclo de carga para se a bateria for superior a 60%, por exemplo.

Um exemplo claro é o acima, embora outros computadores como Asus, MSI ou Dell tenham uma função semelhante. Aqui, devemos garantir que a carga não pare e continue até 100%.

  • Agora é hora de descarregar completamente a bateria até que o equipamento seja desligado e não haja como iniciá-lo. Podemos continuar usando-o normalmente até acabar ou deixá-lo com a tela ligada até consumir energia.

Para garantir que ele não desligue ou hiberne antes do tempo, vamos ajustar o plano de energia. Então, escreveremos no início "energia" e poderemos acessar diretamente a configuração do plano atual.

Recomendamos tê-lo em "equilibrado" ou similar, que será o padrão. Aqui, devemos garantir que, no caso de usar a bateria, o equipamento nunca entre no sono e que a tela nunca apague.

Opcionalmente, podemos acessar a configuração avançada do plano de energia e verificar na seção da bateria que o equipamento hibernará quando atingir um nível crítico de bateria de 5%. Embora esses parâmetros já estejam definidos na fábrica no plano equilibrado.

  • Para garantir que esteja seco, tentamos inicializar, até que não possamos fazê-lo. Agora é hora de recarregar a bateria totalmente, 100%, mas antes, vamos deixar a equipe descansar por algumas horas para remover todo o calor da bateria. São suficientes 1 ou 2 horas, nós o conectamos e podemos usar o laptop da maneira normal, até redefinindo os parâmetros do plano de energia ao nosso gosto.

O processo de calibração terminou e o Windows deve "entender" melhor o que está acontecendo com a bateria, fornecendo dados mais confiáveis ​​sobre o tempo restante e dados ainda mais precisos sobre a capacidade.

Nesse momento, seria aconselhável fazer um novo relatório de bateria com o Power Shell para verificar se os parâmetros foram alterados.

Esse processo não deve ser realizado com frequência, pois como você sabe, descarregar a bateria completamente reduz o tempo de vida útil. E não devemos cobrá-lo imediatamente após o download, tanto em laptops quanto em celulares.

Outros programas para calibrar a bateria e ver a capacidade

Como sempre, a Internet oferece todos os tipos de opções extras para esse assunto, caso não confiemos no Windows o suficiente. Então, veremos alguns exemplos de aplicativos que executam uma função de monitoramento semelhante.

MSI Dragon Center

Se você possui um laptop MSI, terá o Dragon Center. É um programa que nos permite interagir com o hardware e o software do nosso MSI, e possui uma seção muito completa para gerenciar a energia do equipamento.

Além disso, possui uma opção para calibrar a bateria. Nós apenas temos que seguir as instruções e o programa cuidará de tudo, até nos fornecendo os parâmetros mais recomendados para uso de energia.

BatteryMon

Este aplicativo gratuito com uma interface bastante simples é um dos mais completos que temos em termos de monitoramento de consumo e parâmetros. Nele, podemos ver um gráfico de consumo em tempo real, juntamente com a velocidade de download e a evolução de sua capacidade.

Não possui opções de calibração, mas é uma boa maneira de adquirir o tempo estimado pelo Windows para autonomia e o tempo oferecido por este aplicativo. Podemos integrar gráficos comparativos para levar em consideração todos os cenários de consumo possíveis e, assim, controlar até onde podemos ir.

BatteryCare

Esta é outra aplicação semelhante à anterior, mas mais básica no monitoramento de consumo. A vantagem disso é que ele nos permite acessar diretamente os planos de energia que temos na equipe e selecionar o que melhor nos convém em todos os momentos. Como o anterior, ele nos fornece informações detalhadas sobre nossa bateria.

Truques para melhorar a autonomia do laptop

Já sabemos como calibrar a bateria do laptop, mas vale a pena saber como maximizar sua autonomia. Para finalizar, veremos algumas dicas úteis para melhorar a autonomia do nosso laptop ou de qualquer outro dispositivo.

  • Controle o brilho da tela: este é o mais básico do básico. A tela é um dos elementos que consome mais bateria quando fazemos trabalhos leves com nosso equipamento. Quanto mais brilho, mais consumo, é melhor configurá-lo o mais baixo possível.

  • Os planos de energia são importantes: eles não existem como mera decoração do sistema. Se formos às propriedades avançadas do plano, podemos ver que ele controla muitos aspectos do equipamento, como rede, discos rígidos, CPU, RAM, placa gráfica etc. Diminuir a porcentagem de uso máximo desses elementos é a favor de nossa autonomia. Muitas equipes incluem a integração com o Microsoft Azure, uma IA que também monitora e melhora o consumo de energia da equipe. O ícone da bateria na barra de tarefas é seu aliado: sempre teremos um ícone na barra de tarefas da nossa equipe; se implantá-la, teremos uma barra para modificar rapidamente o perfil de energia da equipe.

  • Controlar aplicativos em segundo plano: quanto mais aplicativos instalamos, possivelmente mais serviços e tarefas funcionarão em segundo plano. Isso significa maior atividade do processador, o que se traduz em maior consumo. O sistema de refrigeração também consome: e muito mais se estivermos lidando com um computador de jogos com hardware poderoso. Normalmente, os perfis de energia limitam a CPU e, consequentemente, o aquecimento. Mas, em outros casos, ouvir os ventiladores funcionando e aspirar ar quente significará alto consumo de energia, talvez devido à sua baixa eficiência ou talvez devido a processos pesados ​​em segundo plano.

Recomendamos nosso tutorial imperturbável para melhorar a temperatura do laptop

  • Limitar a conectividade: por exemplo, se não usarmos a Internet, podemos desativar temporariamente o Wi-Fi para economizar energia da bateria. O mesmo acontece com o Bluetooth, sempre ativo por padrão no Windows. E se estivermos com pressa, puxe o modo avião. O mesmo acontece com os periféricos, especialmente aqueles com iluminação USB ou unidades de alta velocidade, como unidades externas. Todos eles consomem energia das portas.

Conclusão sobre a calibração da bateria do laptop

Este é o nosso tutorial sobre como calibrar a bateria do laptop. Como podemos ver, é um processo bastante simples e pode nos dar bons resultados sobre a capacidade e autonomia da bateria e, acima de tudo, valores e estimativas mais confiáveis.

Claramente, não existem truques maravilhosos para uma bateria que dura duas horas para poder durar 4, as limitações em cada caso são as que existem. Mas se pudermos reduzir o desgaste e, assim, prolongar a vida de nossa equipe, seja bem-vindo.

Deixamos alguns tutoriais que podem lhe interessar:

Diga-nos se esse processo foi útil.O que você faz para economizar bateria no seu equipamento?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button