Tutoriais

Como baixar a temperatura no laptop 【passo a passo】 ️

Índice:

Anonim

Se estiver aqui, é porque você já possui um laptop muito quente e precisa saber como abaixar a temperatura em um laptop. Mesmo que você não tenha noção do que é a frequência da CPU e o TDP, certamente está experimentando um desempenho longe do esperado originalmente.

Isso geralmente acontece especialmente em novos laptops com CPUs poderosas que no final têm desempenho limitado devido a altas temperaturas. Hoje, veremos como ajustar esses parâmetros com o Intel XTU, uma ferramenta muito útil se o seu equipamento estiver sobrecarregado.

Índice de conteúdo

Aquecimento e regulagem térmica: o principal problema de um laptop

Hoje, temos laptops com processadores muito potentes, de até 6 núcleos e 12 threads, capazes de oferecer desempenho praticamente igual a muitos computadores de mesa. Mas todos ou quase todos têm um problema, e isso é que o espaço reduzido torna os dissipadores de calor muito menos eficazes do que em um chassi normal.

Dessa forma, temperaturas muito mais altas são geradas nos DIEs das CPUs (pastilhas de silicone onde estão os núcleos), de modo que o sistema, como proteção, começa a reduzir a tensão e o TDP do processador para diminuir a frequência. e sua temperatura. Chamamos isso de regulagem térmica, e é um sistema de proteção que entra em ação quando são atingidas temperaturas próximas ou iguais a TJMax, a temperatura máxima admissível para um processador, que na Intel é de 95 ou 100 ° C.

Algumas vezes, até mesmo essa limitação chega a 20 ou 25% devido à ineficiência do sistema de refrigeração. Mas esse problema também afeta outros componentes, já que esse calor também é adicionado ao da GPU em laptops, compartilhando heat pipes, de modo que, no final, todo o sistema limita drasticamente o desempenho. Às vezes, somos incapazes de tocar o teclado ou a caixa de alumínio de um laptop porque está acima de 60 ° C.

Utilitário de ajuste extremo da Intel (Intel XTU)

Vimos modelos que chegam a 97 e 98 graus quando seus CPUs estão com o melhor desempenho, e o sistema reduz automaticamente o TDP e a tensão drasticamente para proteger os componentes. Bem, o que vamos fazer com o Intel XTU é ajustar manualmente com precisão a potência e a voltagem que a placa-mãe fornece ao processador para reduzir a limitação.

Como você sabe, nem todas as CPUs funcionam exatamente da mesma maneira, pois são fabricadas em grandes pastilhas de silício que podem variar dependendo de sua pureza e do processo de litografia em sua construção. Isso faz com que nem todas as CPUs aqueçam da mesma forma, trabalhem da mesma forma ou consumam a mesma coisa, geralmente é chamada de loteria de silício. Os fabricantes de placas se livram do problema sempre fornecendo uma tensão comum com o mesmo deslocamento (faixa de variação) e a mesma potência, e isso também influencia o aumento da temperatura e a aceleração do sistema.

O Intel XPU é uma ferramenta que funciona no Windows que permite modificar vários parâmetros de energia, tensão e frequência nas CPUs do fabricante. Com essa ferramenta, é possível realizar processos de estresse, com overclock para CPUs desbloqueadas ou underclock, o que será nosso caso. Dessa maneira, ajustaremos os parâmetros de energia até encontrarmos um compromisso entre desempenho e temperatura que nos satisfaça.

A ferramenta pode ser baixada diretamente do site da Intel. Está disponível apenas em inglês, mas tudo é entendido perfeitamente, como veremos agora. É gratuito, e a instalação é apenas algumas vezes para "próxima", então vamos começar a usá-lo.

Tensão da CPU mais baixa e TDP

Essa ferramenta é compatível com todos os processadores Intel e poderemos fazer o underclock em todos eles, embora apenas nos desbloqueados (família K) possamos fazer o overclock. Para esta demonstração , usaremos o laptop Gigabyte AERO 15 OLED XA com Intel Core i7-9750H de 6 e 12 núcleos.

Escusado será dizer que, se estivermos em um laptop, devemos fazer isso com a fonte de alimentação externa conectada e um perfil de energia do Windows de alto desempenho, para obter o máximo de CPU disponível.

Esta aplicação apresenta uma interface preta e a lista correspondente de opções na área esquerda. Neste artigo, usaremos apenas duas dessas opções, a subseção Teste de Estresse e o Núcleo do Ajuste Avançado, onde podemos modificar os valores de potência que nos interessam.

De qualquer forma, em sua visão geral, podemos ver muitas das características do nosso processador, RAM e BIOS. Vamos ver que o parâmetro "Turbo Overclockable" aparece em false na lista, o que significa que não é uma CPU desbloqueada. Logo abaixo, temos parâmetros que estaremos pendentes ao longo do processo, um gráfico de temperaturas e frequência e uma tabela de status da CPU. Nele, prestaremos atenção especial aos parâmetros Regulagem térmica e Regulagem de limite de potência.

Primeira avaliação da CPU Conseguiremos baixar a temperatura?

Vamos iniciar o processo, fazendo uma primeira avaliação da CPU que temos. Portanto, sem modificar nenhum parâmetro, vamos para a seção Stress e executá-lo. Podemos definir um determinado período de duração e escolher se queremos enfatizar apenas a CPU ou a memória. Não se preocupe ou tenha medo de fazer isso; se ocorrer algum problema, obteremos apenas uma tela azul e uma reinicialização para proteção, embora isso não deva acontecer.

Começamos então e observamos que em questão de segundos já alcançamos uma temperatura de 90 ° C e a aceleração térmica e o limite de energia fornecido ao processador foram rapidamente ativados. Vemos que no início do processo ele consome 71W a 3, 8 GHz.

Iremos um pouco mais longe e também usaremos o software HWiNFO para monitorar todos os parâmetros de tensão e frequência da CPU. Dessa forma, podemos ver mais claramente o que está acontecendo durante um processo contínuo de estresse de cerca de 5 minutos, muito pouco, mas o suficiente para esclarecer as coisas.

Ainda não modificamos nada, e vemos que a tensão dos núcleos atingiu o máximo de 1, 153V e a frequência de 3, 8 GHz, está bem, coincide com o acima. Mas já temos alguns minutos de aquecimento e vemos como a frequência em tempo real é de apenas 3 GHz e o TDP foi reduzido para 53W. Dessa forma, a CPU se protegeu baixando a temperatura para 77 ° C e eliminando a aceleração, cuidado, instantaneamente, até que décimos de segundo depois ela sobe novamente e se limita novamente. O processo se repetirá e nunca teremos uma CPU solvente que nos permita um desempenho estável.

Ajuste de potência e tensão para melhorar o desempenho e a temperatura

Durante o processo, mantivemos o perfil do ventilador no modo de jogo, pois vem do Gigabyte Control Center

Já vimos o suficiente e temos um perfil claro de como o CPU de exemplo se comporta; portanto, tentaremos melhorar isso, se possível. Em princípio, não é garantida uma melhoria no desempenho, mas é necessária uma maior estabilidade, melhores temperaturas e um consumo de energia mais ajustado.

Iremos para a seção "CPU" em "Ajuste avançado" para exibir todas as opções disponíveis e capazes de serem modificadas. Apesar de existirem muitos deles, basta apenas modificar dois deles:

  • Deslocamento da voltagem do núcleo: é a compensação de voltagem que a placa realiza na CPU, ou o que é o mesmo, até que ponto a voltagem fornecida pode oscilar. Quando fazemos overclock, sempre aumentamos esse deslocamento, para que a placa forneça tensões de alimentação mais altas. E quando estamos desencaixando, o que você deve fazer é diminuir esse deslocamento para valores negativos, para que a tensão fornecida seja melhor. Turbo Boost Power Max: Da mesma forma, este parâmetro indica a potência máxima que atingirá a CPU quando ela estiver com o desempenho máximo possível. Quanto mais energia, maior a frequência, presumivelmente, mas mais alta a temperatura atingirá. Então teremos que diminuir esse valor.

O que faremos primeiro é diminuir gradualmente o deslocamento da tensão do núcleo e sujeitar a CPU a um estresse prolongado ao fazê-lo. Se a regulagem térmica for muito alta, talvez seja necessário diminuir um pouco esse deslocamento. Dessa maneira, limitamos a atenção à qual a CPU trabalha e ajudamos a diminuir a saturação de energia.

Nós diminuímos em passos de 10mV até atingirmos o máximo de -0.150V. Na imagem anterior , fizemos uma captura em -0, 100V, onde vemos algo muito interessante. E é que, além de melhorar as temperaturas, a frequência da CPU também aumentou para 3, 2 GHz, indicando que a menor potência está favorecendo a CPU. Observe que no HWiNFO a tensão máxima de 1.098V aparece quase 0, 080V a menos do que antes.

Durante o processo, podemos ter telas azuis ou falhas. É normal se definirmos parâmetros abaixo dos permitidos para a CPU, portanto, reiniciaremos e começaremos novamente.

Parâmetros finais escolhidos para baixar a temperatura no laptop

Da mesma forma, reduziremos a potência de impulso máxima fornecida pela placa-mãe, assim limitaremos o consumo e diminuiremos a frequência máxima na qual a CPU pode trabalhar. É preferível ter uma CPU sempre trabalhando a 3 GHz por CPU do que ter picos de 4 GHz e o restante do tempo a 2 GHz devido ao aquecimento.

No nosso caso, o TDP máximo que vem da fábrica é de 52W, enquanto o TDP especificado na folha da CPU é de 45W no máximo. Temos um excesso de energia que só gera temperatura na CPU. A Intel indica nesta mesma planilha que podemos baixá-lo para 35W.

Na captura de tela anterior, são mostrados os resultados que consideramos bons, com deslocamento de -0, 150V e potência máxima de 37W. Dessa maneira , eliminamos toda a otimização da CPU, pagando-a com uma queda de frequência para 3, 1 GHz no máximo. Observe que as temperaturas estão muito melhores agora, de acordo com o que o programa mostra.

Evolução da CPU durante o processo

Simultaneamente ao processo de modificação de parâmetros, mantivemos a CPU sob tensão máxima com o Aida64 Engineer, para ver como a aceleração térmica e a temperatura evoluem.

Começamos com a configuração de fábrica, que nos deu valores de até 26% de aceleração, devemos dizer o suficiente. Diminuímos os valores até o gráfico vermelho se tornar uma linha plana ou quase plana que era o alvo. Vemos uma queda de temperatura assim que a aceleração termina, indicando que estamos inserindo valores confortáveis ​​para a CPU.

Após um tempo razoável com o processo de estresse ainda ativo, decidimos reverter os parâmetros que consideramos bons. Então, podemos ver como isso se traduz no gráfico. Novamente, a regulagem térmica começou a aparecer na CPU, o que era óbvio.

Comparação no desempenho da CPU

No início deste exemplo, comparamos a CPU com o Cinebench R15 e pontuamos 1064 pontos. Já começamos a partir de uma CPU bastante quente após um processo estressante, a fim de simular um uso exigente da CPU por um tempo.

O segundo teste é realizado após definir os valores de 37W e -0, 150V no Intel XTU. Da mesma forma, fizemos o teste após um processo de estresse na CPU. Observe que obtivemos um pouco mais de pontuação, 1071 pontos. Considerando a drástica queda de poder, ter desempenho igual ou superior indica que isso realmente funciona.

Salve o perfil no Intel XTU para sempre usar

Quando estamos satisfeitos com os resultados obtidos, é hora de armazenar o perfil de configuração. Para isso, vamos à seção "Perfis" e vamos armazenar com qualquer nome. Agora, toda vez que iniciarmos o computador, esse perfil será carregado e o PC funcionará exatamente como queremos. Para fazer isso, o programa deve ser iniciado com o Windows.

Conclusões sobre como baixar a temperatura em um laptop

Este é o final do nosso tutorial sobre como usar esta ferramenta Intel XTU para garantir a segurança de nossa equipe. Você deve levar em consideração os parâmetros que escolhemos, eles não precisam funcionar para você, tudo dependerá da CPU que você possui, do seu TDP, de sua frequência e do silício que você tocou.

Da mesma forma, também dependerá da placa-mãe e do sistema de refrigeração que o laptop ou computador de mesa possui. Normalmente, é um processo com o qual se destina a eliminar a otimização térmica de um PC para melhorar seu desempenho contínuo, por isso há muitos fatores que influenciam. Talvez você tenha apenas alguns milivolts de CPU para obter um ótimo resultado, enquanto outros atingirão o limite mínimo de energia da CPU e ainda terão problemas.

Agora, deixamos alguns tutoriais de hardware que podem ser interessantes para você:

Conte-nos sua experiência com este aplicativo e se você conseguiu melhorar o desempenho ou diminuir a temperatura no seu laptop. Lembre-se de que você sempre pode alterar a pasta térmica, as almofadas térmicas e colocar uma base com ventiladores sob o equipamento para obter melhores temperaturas.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button