Como economizar o consumo de dados no seu smartphone
Índice:
- Economize consumo de dados no Android e iOS
- Não use dados móveis
- Não faça upload de fotos ou vídeos quando estiver na rua
- Use apenas serviços de streaming via Wi-Fi
- Ao usar aplicativos de mensagens, evite voz e vídeo
- Evite aplicativos com publicidade excessiva
- Configurações de atualização do aplicativo apenas no WiFi
- Salvar documentos no dispositivo
Salvar o consumo de dados nos smartphones de hoje pode ser uma tarefa um pouco difícil. Como é possível usar aplicativos de bate-papo, navegar na internet e interagir nas redes sociais, entre outras coisas. No entanto, o usuário nem sempre terá uma rede Wi-Fi disponível para isso e será forçado a acessar a Internet com dados móveis.
Infelizmente, os dados móveis oferecidos pelas operadoras são limitados e geralmente terminam mais cedo do que o esperado, forçando o usuário a navegar extremamente devagar.
Economize consumo de dados no Android e iOS
Aplicativos de bate-papo como WhatsApp e Line não consomem muitos dados (exceto para baixar conteúdo, como vídeos), mas navegar constantemente na Web pode levar seu pacote ao limite muito cedo. Uma maneira de reduzir esse consumo é limitar o uso de dados no navegador do seu smartphone.
A grande maioria dos usuários de dispositivos móveis não possui um plano de dados ilimitado. Dessa forma, devemos sempre ter cuidado para que os dados não terminem antes do final do mês. Aqui, mostramos medidas simples para reduzir o consumo de dados do seu celular.
Não use dados móveis
Sim, parece um pouco radical, mas se você estiver em um local com Wi-Fi disponível, não há razão para usar seu plano. Isso é especialmente verdadeiro quando você está em trânsito, pois o roaming de dados pode custar muito em comparação com o Wi-Fi gratuito. Inúmeros aplicativos oferecem o serviço de busca de redes Wi-Fi e compartilhamento de senhas. Encontre um ponto de acesso e salve seu plano.
Não faça upload de fotos ou vídeos quando estiver na rua
As câmeras dos smartphones mais recentes estão ficando cada vez melhores, mas suas fotos se tornaram monstros reais: 40 MB para uma única foto, por exemplo, se tornaram comuns. Se você tem a função de enviar automaticamente suas fotos para o Flickr, por exemplo, o volume de dados transferidos pode ser enorme. Você deve se lembrar que ambos os uploads e downloads consomem dados do seu plano.
Fica pior quando você compartilha todos os momentos em seu canal do YouTube ou em serviços similares. Um único minuto de vídeo HD pode ter até 200 megabytes, portanto você não precisa fazer muito upload para atingir o limite do seu plano. Além disso, se você precisar enviar um vídeo antes de acessar sua rede Wi-Fi, grave em uma resolução mais baixa (720p) em vez de usar o FullHD.
Use apenas serviços de streaming via Wi-Fi
Para se ter uma idéia, ouvir o streaming de música do Spotify a 320 Kbps consumirá 133 MB de dados por hora (em média, uma vez que as faixas repetidas são armazenadas em cache e não consomem tantos dados). Pior ainda, se você estiver assistindo a vídeos: o Full HD consome nada menos que 15 MB por minuto (quase um giga por hora).
Se você não pode viver sem streaming, vale a pena redefinir suas configurações. Por exemplo: a menos que você tenha fones de ouvido muito bons, há muito pouca diferença entre o streaming de música a 320 Kbps e 160 Kbps, especialmente se você estiver no metrô, ônibus ou no meio da rua. Sempre usar 160 Kbps reduz o consumo de dados pela metade sem prejudicar a qualidade.
Ao usar aplicativos de mensagens, evite voz e vídeo
Se você deseja manter o uso de dados em uma taxa reduzida, use mensagens instantâneas e evite chamadas de voz no WhatsApp ou Skype. Estamos falando de pelo menos 3 MB por 5 minutos (voz) e 20 MB por 5 minutos de vídeo.
Evite aplicativos com publicidade excessiva
Foram encontrados aplicativos gratuitos para fazer uploads e downloads constantes através da publicidade exibida. Os pesquisadores descobriram que aplicativos com suporte a anúncios usavam até 100% mais dados do que aplicativos sem suporte a anúncios e , em média, consumiam 79% a mais da rede de dados.
Configurações de atualização do aplicativo apenas no WiFi
Entre na Google Play Store e selecione " Menu> Configurações> Atualização automática do aplicativo> Não atualizar / Atualizar apenas no modo Wi-Fi". Isso faz com que os aplicativos sejam atualizados apenas se você estiver conectado ao Wi-Fi.
Salvar documentos no dispositivo
Os serviços para salvar arquivos na nuvem são muito confortáveis, mas alguns dos arquivos mais usados, como livros ou documentos importantes do Google Drive, podem ser salvos diretamente no dispositivo, economizando dados móveis sempre que você faz o upload ou o download desses arquivos.. Uma opção interessante é usar aplicativos offline.
O que você acha do nosso guia sobre como economizar o consumo de dados ? Você achou útil? Que truque você não sabia? Se você gostou do artigo, deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais.
Aplicativo Netflix agora permite controle do consumo de dados
O aplicativo Netflix é atualizado para permitir que os usuários escolham a taxa de consumo de dados móveis e possam visualizar mais conteúdo.
Os melhores truques para economizar bateria no seu smartphone Android
Agora que o mês de julho já começou e que muitos de vocês estão de férias, a maior preocupação de todos os usuários ressurge novamente:
Como controlar o consumo de dados móveis no seu iphone
Se você estiver viajando ou não quiser esgotar sua tarifa cedo, use essas dicas para limitar o uso de dados móveis.