Tutoriais

Como atualizar o software do seu PC e estar sempre atualizado

Índice:

Anonim

Hoje, trazemos a você um guia muito completo sobre como atualizar o software do seu PC passo a passo e estar sempre atualizado. E é necessário manter o software do nosso computador atualizado para que seu funcionamento seja ideal.

Às vezes, pode ser tentador parar de executar manutenção pontual em nossos equipamentos, é fácil justificar-se afirmando que os erros não são muito comuns ou que há poucas chances de ser atacado por um computador. No entanto, todos os analistas concordam que é necessário atualizar o software do PC para a versão mais recente.

Os principais motivos pelos quais as atualizações e patches de software não devem ser esquecidos são:

  • Eles corrigem violações de segurança e protegem o programa contra explorações conhecidas publicamente. Eles melhoram a operação e o desempenho do software e implementam novos utilitários. Eles minimizam o tempo de interrupção de bugs e falhas , bem como as perdas associadas às falhas derivadas deles. Eles proporcionam economia e eficiência no espaço de trabalho comercial e corporativo. Pequenos desperdiçadores de tempo são associados a custos excessivos significativos quando o software de destino é usado por modelos grandes.

Portanto, quem quiser tirar proveito de tudo o que seu PC tem a oferecer precisará ter um controle completo sobre as atualizações de software exigidas pelo computador. Vamos ver como fazê-lo sem perecer na tentativa.

Índice de conteúdo

Atualizações e patches para sistemas operacionais

Atualizações nos sistemas operacionais podem ser críticas. Nesse caso, pequenos atrasos na instalação nos deixam expostos a ataques de computador ou à potencial perda de informações importantes.

Para evitar que isso aconteça o máximo possível, você deve se acostumar a ativar as atualizações automáticas ou estabelecer um cronograma estrito para nossas atualizações manuais. Obviamente, a primeira suposição é superior em conforto do usuário e segurança do PC.

Nas seções a seguir, veremos como fazê-lo no caso dos dois sistemas operacionais mais usados ​​no mercado e de suas principais versões em uso.

Como atualizar o software no Windows

O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo, fornece seus serviços a 86, 20% por cento dos computadores existentes na face da Terra. No entanto, o Windows não é um programa único, é uma coleção de SO.

Atualmente, três por cento dos usuários ainda usam o Windows XP. O Windows Vista tem um ponto percentual a menos, enquanto o Windows 8 é de até 12%. O Windows 10 continua com quarenta por cento da base de usuários do Windows, sendo o Windows 7 o sistema operacional mais usado, com 43% do total.

Desses, apenas o Windows 7, Windows 8 e Windows 10 são suportados no momento. Além disso, o suporte estendido do Windows 7 está próximo do fim, a data de término atualmente prevista é 14 de janeiro de 2020. Nesse dia, os usuários do Windows 7 podem esperar uma atualização crítica que proteja seu sistema contra ameaças conhecidas futuras internamente na empresa.

Portanto, o método para definir atualizações automáticas é diferente para cada um desses SO. Vamos ver caso a caso.

Como atualizar o software do Windows 7 passo a passo

O Windows 7 tem configurações padrão para forçar a atualização do sistema operacional quando um patch está disponível. Se esse recurso tiver sido desativado por qualquer motivo, as etapas a seguir explicam como fazer o Windows 7 reorganizar automaticamente:

  1. Vá para o prompt de comando e exiba o menu "Todos os programas". Clique em "Windows Update". Se esse aplicativo não estiver ativado, a nova janela exibirá um escudo de aviso e um botão destacado com um escudo xadrez amarelo e azul. Clique no texto «Alterar minhas configurações» Na seção «Atualizações importantes», selecione «Instalar atualizações automaticamente (recomendado)». Confirme as alterações para concluir

Como atualizar o software Windows 8 passo a passo

No caso do Windows 8, se a configuração inicial das atualizações do sistema tiver sido modificada e for necessário revertê-la, faça o seguinte:

  1. Levamos o cursor para o final da margem direita ou esquerda da área de trabalho. No menu translúcido exibido, clique em "Configuração". No novo menu suspenso, clique no botão inferior "Alterar configuração do PC". No menu de rolagem à esquerda, selecione a última opção. «Windows Update» Se o PC estiver pendente de atualização, um aviso será exibido na tela.Clique em «Ver detalhes» e depois em «Escolha atualizações importantes para instalar ou instalar atualizações opcionais». A partir deste ponto, seguimos as etapas 4, 5 e 6. exposto para Windows 7

Como atualizar o software Windows 10 passo a passo

O Windows 10 foi um antes e um depois no que diz respeito ao Microsoft OS. Esse sistema operacional também possui atualizações automatizadas, mas nas versões Home e Enterprise é muito difícil interromper ou executar manualmente as atualizações, pois não há menus próprios para estabelecê-las dessa maneira, como era habitual até agora.

Se, apesar das dificuldades, o Windows Update parou e é necessário reiniciá-lo, veja como fazê-lo:

  1. Pressione as teclas Windows e R simultaneamente no teclado Digite "services.msc" no espaço de pesquisaEncontre na lista alfabética "Windows Update" e clique duas vezes nele para abrir "Propriedades". Uma nova caixa de diálogo será aberta, onde podemos selecionar " Automático »na seção« Tipo de inicialização »Clique em« Aceitar »para concluir o processo

De qualquer forma, é uma boa prática verificar se as designações das atualizações disponíveis correspondem às oficiais e consultar em fóruns especializados o desempenho dos patches para saber se há algum defeito que passou despercebido pelos rígidos controles de qualidade da empresa desenvolvedora. Deixamos um guia muito completo sobre como atualizar o Windows 10.

Também deve ser mencionado que alguns pacotes de programas da Microsoft instalados como padrão no sistema operacional podem ser atualizados automaticamente da mesma maneira (por exemplo: Microsoft Office).

Como atualizar o software no macOS

A segunda coleção de sistemas operacionais mais usada no mundo são os macOs, que variam entre 6, 5 e 11% da base de usuários, dependendo do momento. Existem dois métodos principais para atualizar o sistema operacional. Seremos forçados a usar um ou outro, dependendo da versão do sistema operacional em uso.

macOS High Sierra, Sierra e El Capitan

As atualizações geralmente aparecem como uma notificação em nossa área de trabalho. Se, por algum motivo, isso falhar, poderemos forçar a atualização manualmente. Para isso, as seguintes etapas devem ser seguidas:

  1. Acesse a AppStoreNa barra superior, clique em "Atualizações" Clique em "Atualizar" para baixar e instalar as atualizaçõesFechar a AppStore para concluir o processo

macOS Mojave e posterior

O Mojave e acima também costumam forçar uma notificação para o usuário atualizar seu software . Se ele desapareceu por razões estranhas, é assim que podemos manter nosso PC atualizado:

  1. Acesse o menu Apple Vá para "Preferências do sistema" e clique no botão Selecione "Atualização de software " para verificar o status do sistema operacional e dos aplicativos. Se alguma atualização pendente for exibida, clique em "Atualizar" para iniciar o processo. Quando não houver atualizações pendentes em caixa de diálogo, o sistema operacional será atualizado

Por fim, deve-se observar que, ao atualizar dessa maneira, não apenas o macOS é atualizado, mas o mesmo é feito com os seguintes aplicativos da área de trabalho: Safari, iTunes, iBooks, Mensagens, Correio, Calendário, Fotos e FaceTime. Os aplicativos que não estão nesta lista devem ser atualizados manualmente na AppStore.

Como atualizar o software aplicativo

Ao contrário dos sistemas operacionais, o software de aplicativo geralmente não recebe atualizações com tanta frequência. A exceção à regra são os antivírus, que precisam estar atualizados para proteger adequadamente o computador.

Não existe um método comum para atualizar esse tipo de software , pois cada programa é desenvolvido por uma equipe diferente que implementa suas funções da maneira que julgar mais conveniente. O que existe são três alternativas fundamentais que a maioria dos programas segue. Vamos vê-los:

  • Notificação de atualização disponível na inicialização do sistema. Alguns programas têm processos específicos que monitoram se as empresas de manufatura publicaram alguma atualização. Eles são os planejadores de atualização e os serviços de atualização. Se houver alguma atualização, as mensagens aparecerão no painel de notificação ou como um ícone de aviso na barra de tarefas. Notificação de atualização disponível na inicialização do programa. Quando abrimos alguns programas, eles são responsáveis ​​por forçar um processo a verificar se há novas atualizações que precisam ser instaladas. Se nossa atenção for necessária, uma caixa de diálogo aparecerá informando que uma nova atualização está disponível. Verifique se há atualizações manuais. Quase todos os programas de computador incluem uma opção para procurar manualmente por atualizações existentes. No entanto, a localização desta ferramenta não é idêntica em todos os casos. É necessário pesquisar nos menus «Ajuda», «Sobre», «Configuração», «Principal» ou outros que atendam às características gerais do programa. A opção específica é geralmente chamada de "Verificar atualizações" ou "Verificar atualizações", mas é impossível excluir outros nomes.

Essas complicações durante a atualização são inerentes ao Windows, pois os usuários do macOS precisam acessar a AppStore e verificar quais dos programas instalados no PC têm novas atualizações.

Felizmente, a comunidade de computadores desenvolveu ferramentas para gerenciar atualizações com mais conforto.

É o caso do uCheck, um software simples e fácil de instalar que lista em sua GUI os aplicativos de desktop instalados no Windows, detecta se há novas atualizações para cada caso e disponibiliza botões para iniciar a atualização com um simples clique.

A operação deste programa é direta e fluida. Após a instalação, basta acessar a guia "Atualizações" e clicar em "Iniciar" para iniciar o processo. Deve-se mencionar, no entanto, que o banco de dados de software que ele possui não está completo; portanto, podemos ter instalado em nossos equipamentos que ele não é capaz de gerenciar.

Como nota final, vale ressaltar a importância de não adiar essas atualizações. É uma boa prática aceitar a instalação de atualizações assim que formos informados de sua existência. Não fazer isso pode causar lentidão no programa ou no sistema operacional, além de sofrer notificações irritantes a cada dois a três.

Como atualizar os drivers do nosso hardware

Quando um de nossos periféricos ou itens de hardware instalados na caixa é executado de forma incorreta ou inadequada, são grandes as chances de os drivers terem sido danificados de alguma forma.

Juntamente com o sistema operacional, os drivers são um dos softwares mais importantes para o correto funcionamento do PC. É por isso que consideramos apropriado dedicar um segmento separado a eles.

Infelizmente, esse conjunto de programas especializados sofre dos mesmos problemas que no caso de aplicativos: cada fabricante gerencia as atualizações do software destinado ao hardware da maneira que mais lhes convém.

De qualquer forma, compartilhamos abaixo três métodos que podem ser comumente usados ​​para atualizar todos os nossos drivers :

  • Gerenciador de dispositivos do Windows. Podemos acessar este painel em «Iniciar», navegar pela árvore hierárquica de hardware instalada em nossos equipamentos, clicar no dispositivo que queremos atualizar com um clique direito e selecionar «Atualizar driver» no menu exibido. Software de atualização de terceiros. Algumas marcas de fabricantes de hardware lançaram suas próprias ferramentas para manter nossos drivers atualizados corretamente. Este é o caso da Nvidia Update da Nvidia; Atualização AMD Radeon AMD, Utilitário de atualização de driver Intel (IDUU) e Assistente de driver e suporte Intel (Intel DSA) da Intel, etc. Cada programa tem seu próprio método de uso com o qual você deve se familiarizar, mas todos eles geralmente são muito orientados ao usuário, portanto, o processo não deve ser complexo. Pesquisa manual no site do fabricante. Quando não temos nenhum software para nos ajudar a manter nossos drivers atualizados, existe apenas a opção de visitar a página do fabricante e procurar drivers lá. Esse é especialmente o caso das marcas de periféricos configuráveis ​​(mouses, teclados, fones de ouvido…), como o caso da Logitech, Razer ou Corsair, embora esse recurso não seja exclusivo desse segmento de mercado.

Recomendamos a leitura:

Seguindo as instruções que compartilhamos neste artigo, seu PC sempre será mantido seguro e funcionando com capacidade total. Esperamos que você possa atualizar todo o seu software sem problemas!

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button