Como ativar g
Índice:
- O que é a tecnologia AMD FreeSync
- Nvidia G-Sync e sua compatibilidade com o AMD FreeSync
- Como ativar o G-Sync no monitor FreeSync e torná-lo compatível
- E se essa opção não aparecer no meu controlador Nvidia?
- Demonstração do pêndulo G-Sync
Neste tutorial, veremos como ativar o G-Sync em um monitor FreeSync para tornar uma tecnologia compatível com outra. Se você possui um desses monitores com a tecnologia AMD FreeSync e uma placa Nvidia, estará interessado neste tutorial.
Índice de conteúdo
Em meados de janeiro, soubemos que o maior fabricante de placas gráficas para desktop do mundo, a Nividia, finalmente nos forneceria compatibilidade entre sua tecnologia G-Sync e a tecnologia AMD FreeSync, que até hoje Hoje, o mais usado em monitores de jogos e gama média alta.
Antes de dar uma olhada no procedimento simples, vamos dar uma olhada no que essas duas tecnologias consistem nos gigantes das placas gráficas de mesa.
O que é a tecnologia AMD FreeSync
A tecnologia FreeSync é uma invenção do fabricante AMD para obter taxas dinâmicas de atualização da tela, ou o que é o mesmo, fornecer sincronização adaptativa (VRR) em monitores conectados via DisplayPort e já HDMI.
O FreeSync é responsável por resolver problemas com cortes de imagem e interrupção ou interrupção nos monitores quando a taxa de imagens por segundo que uma placa gráfica envia não coincide com a do próprio monitor. Dessa forma, podemos minimizar a latência na interface e na entrada e eliminar completamente a gagueira que ocorre na reprodução de vídeo e, principalmente, nos jogos.
A grande vantagem do AMD FreeSync é que é uma tecnologia de código aberto e, como tal, foi usada pela grande maioria dos fabricantes de monitores. Mas é claro, já estaremos pensando, a Nvidia também não terá sua própria tecnologia? Claro que sim, e vamos ver agora.
Em princípio, as placas gráficas compatíveis com a tecnologia FreeSync são:
- Radeon RX Series VegaRadeon RX 400 e 500 Series Radeon R9 / R7 300 Series (exceto R9 370 / X) Radeon Pro Duo (edição 2016) Radeon R9 Nano Series e FuryRadeon R9 / R7 200 Series (exceto R9 270 / X, R9 280 / X)
Nvidia G-Sync e sua compatibilidade com o AMD FreeSync
A Nvidia também possui sua própria tecnologia VRR, que faz exatamente a mesma coisa, sincronizando a taxa de atualização das placas gráficas da Nvidia com a taxa de atualização dos monitores que implementam essa tecnologia. Além disso, a tecnologia G-Sync HDR também foi implementada para melhorar o desempenho de monitores compatíveis com HDR.
A grande desvantagem do G-Sync é que não é uma tecnologia de código aberto, e os fabricantes que desejam implementá-lo terão que pagar por sua licença ou ser clientes da Nvidia. É por isso que o FreeSync é muito mais difundido, sem dúvida uma desvantagem importante para as placas Nvidia.
Neste ponto, estamos cientes de que a AMD não é Nvidia e, portanto, as placas Nvidia não devem ser compatíveis. Isso aconteceu até cerca de um mês atrás, quando a Nvidia tomou uma atitude e, vendo que o FreeSync era uma tecnologia tão difundida, decidiu tornar ambas as tecnologias compatíveis. Essa compatibilidade foi lançada com os drivers da Nvidia GeForce 417.71, depois de instalados e com uma placa gráfica compatível com G-Sync e um monitor com a tecnologia FreeSync, podemos emparelhá-los e torná-los totalmente compatíveis.
Por seu lado, as placas gráficas compatíveis com a tecnologia G-Sync são:
- Nvidia GeForce série 20 (RTX) Nvidia GeForce série 10 (GTX 1000+)
Além disso, a Nvidia anunciou que informará sobre os monitores que têm compatibilidade completa com o FreeSync, embora, graças a esses novos drivers, possamos ativar esta opção manualmente em qualquer monitor FreeSync.
Como ativar o G-Sync no monitor FreeSync e torná-lo compatível
Chega de conversa e vamos ver como podemos fazer isso em nosso monitor. Por exemplo, temos o monitor ViewSonic XG240R e uma placa gráfica Nvidia GTX 1060 Founders Edition. Ambos os temos conectados através de um conector DisplayPort 1.2.
Atualmente, os monitores que possuem DisplayPort 1.2 ou superior serão compatíveis com o AMD FreeSync. Da mesma forma, os monitores que possuem uma interface HDMI 2.0b também serão compatíveis com ele.
Bem, para acessar o painel de configuração da Nvidia, teremos que ir à nossa área de trabalho e clicar com o botão direito do mouse. Então devemos clicar na opção " Nvidia Control Panel ".
Recomendamos primeiro ir para a seção " Controlar configurações 3D " e navegar até a opção " Sincronização vertical ", localizada na guia " Configurações globais ". Aqui teremos que garantir que a opção "Usar as configurações do aplicativo 3D" esteja ativada. Dessa forma, será a aplicação em que somos, por exemplo, um jogo, responsável por ativar ou desativar a sincronização vertical da nossa tela. Se esta opção não estiver ativa, poderemos ter um conflito entre o jogo em si e sua opção, e a deste controlador.
Agora sim, vamos para a seção " Configurar G-SYNC " e ativaremos a opção " Ativar G-SYNC, compatível com G-SYNC " e também escolheremos a opção " Ativar para o modo de tela e em tela cheia ". E, finalmente, teremos que ativar a opção principal: " Ativar a configuração para o modelo de tela selecionado ".
Dessa forma, já teremos ativado o G-Sync no monitor FreeSync e as duas tecnologias serão compatíveis.
E se essa opção não aparecer no meu controlador Nvidia?
É possível que você tenha um monitor com FreeSync e uma placa compatível com G-Sync, e essa opção não aparece. Nesse caso, você deve verificar se possui o monitor de conexão pelo DisplayPort 1.2 ou superior (consulte as especificações do monitor) ou pelo HDMI 2.0b.
Também pode ser porque você não tem essa opção ativada no seu monitor diretamente do hardware. Para fazer isso, abra o menu OSD do monitor, procure a opção FreeSync e ative-a.
Demonstração do pêndulo G-Sync
Para entender melhor o que é ter um monitor com G-Sync ou FreeSync, um com V-Sync (sincronização vertical fixa) e outro sem nada, a Nvidia nos fornece uma ferramenta simples que consiste em movimentar um pêndulo em um ambiente 3D.
Quando desativamos a opção V-Sync no aplicativo, notamos que a imagem está fragmentada, quando ativamos o V-Sync notamos que o vídeo está instável e, finalmente, se ativarmos o G-Sync, notamos uma suavidade absoluta nos movimentos. É dessa maneira que podemos verificar se a tecnologia G-Sync compatível com o FreeSync funciona corretamente.
Se o pêndulo não for completamente fluido ou tiver um corte intercalado ou gagueira, isso significa que a conexão de ambas as tecnologias não é ótima. Você pode baixar o software Pendulum no site da Nvidia. Será tão fácil quanto instalá-lo e executá-lo. Uma vez dentro, você pode escolher uma das três opções e comparar.
Recomendamos que você dê uma olhada no nosso guia sobre qual placa gráfica eu compro.
Você já sabe um pouco mais sobre essas tecnologias, como elas funcionam e como torná-las compatíveis. Além disso, vimos o teste do pêndulo para verificar se tudo está correto. Agora é sua vez de executar essas etapas. Tudo funciona corretamente com o seu monitor FreeSync? Caso contrário, deixe-nos um comentário na caixa abaixo ou visite nosso fórum Hardware, onde a comunidade certamente pode ajudá-lo mais rapidamente.
Como ativar o modo deus no windows 10
Mostramos como ativar o Modo Deus no Windows 10 para acessar muitas opções de configuração em um único diretório
Como ativar a restauração do sistema no Windows 10
Aprenda a ativar a restauração do sistema no novo sistema operacional Windows 10 da Microsoft
Como ativar o cortana por voz no windows 10
Tutorial no qual mostramos como configurar o assistente Cortana no Windows 10 para ativá-lo com um comando de voz