Tutoriais

Sangramento: o que é e por que os monitores ips sofrem com isso

Índice:

Anonim

Longe vão aqueles monitores enormes e pesados ​​de CRT, o surgimento de tecnologias como o LCD nos proporcionou uma incrível melhoria na qualidade da imagem de um monitor. Especialmente os painéis IPS, sobre os quais falaremos hoje devido ao fenômeno chamado Sangramento ou Sangramento da luz de fundo que geralmente os afeta.

É possível que seu monitor seja desse tipo e você nunca tenha notado esse fenômeno hemorrágico, ou talvez tenha tido a sorte de nunca conhecer um. Temos certeza de uma coisa: a tecnologia LED dos monitores tem muitas vantagens, mas também existem alguns fatores ou desvantagens que não devem ser esquecidos.

Índice de conteúdo

Telas LCD TFT e tecnologia IPS

Vamos começar explicando qual é a tecnologia usada pelas telas atuais, especificamente a que tem a ver com os painéis IPS, que não é outra senão o TFT-LCD.

Sim, não é um erro, uma tela IPS é basicamente um LCD TFT ou Transistor de Filme Líquido de Filme Fino. Parece bobagem, mas a melhor maneira de saber que uma tela é cristal líquido é tocá-la com um dedo e ver que uma onda é produzida ao redor do dedo em cinza ou preto, como você vê na imagem.

Tecnologia TFT-LCD

Os monitores TFT são uma variante dos primeiros LCDs que usam transistores para melhorar a qualidade da imagem. Por sua vez, é a tecnologia subsequente aos monitores CRT ou monitores com tubos de raios catódicos, aqueles com tela de vidro e uma enorme bunda que gerou a imagem com uma pistola de elétrons atingindo uma matriz de fósforo. Eles são completamente diferentes e usam uma matriz de pixels organizados em linhas e colunas. Cada um desses pixels, que são essencialmente capacitores, possui um transistor de comutação para que possa ser controlado de forma independente, sem perder o brilho a cada atualização. É exatamente por isso que as telas TFT não tremem à vista humana.

Por sua vez, os pixels são feitos com uma camada transparente de óxido de índio e estanho na área frontal (o que vemos), uma camada de cristal líquido na área central e outra camada transparente na área traseira, para que deixe a luz passar através deles formando as cores. Em uma pequena área, existem transistores, que só podem ser vistos sob um microscópio e que não afetam a qualidade da imagem devido ao seu pequeno tamanho. Além disso, o filme de silício é praticamente removido para deixar a luz passar por eles.

Mas, diferentemente dos painéis OLED, por exemplo, esses pixels não são diodos emissores de luz, o que eles fazem é obstruir a luz branca gerada por um painel de LEDs ou CCFL (Cold Cathode Fluorescent Light) localizado atrás deles. A variação do brilho em pixels que consiste nos sub-pixels vermelho, verde e azul (RGB) fará com que a imagem correspondente apareça. Portanto, para começar, um pixel é composto de três subpixels e, por sua vez, eles permitem que uma certa quantidade de luz passe a qualquer momento, para que o efeito faça com que nossos olhos vejam uma determinada cor. Se, por exemplo, formos para uma tela gigante que é TFT, podemos ver perfeitamente cada um desses pixels vermelhos, azuis e verdes neles.

Como um painel IPS funciona e quais vantagens ele oferece

Composição de um painel IPS

Já vimos mais ou menos como uma tela LCD funciona, mas no mercado temos diferentes tipos de tecnologias de iluminação, algumas usam luz de fundo de LED branca e outras CCFL, mais antigas e baseadas em tubos fluorescentes, como os que temos na cozinha. Um deles é, por exemplo, a tecnologia TN, o mais barato e mais básico dos painéis TFT.

Mas vamos nos concentrar no IPS que significa comutação In- Plane ou variação de plano. Eles têm uma distribuição de cristais líquidos alinhada em paralelo por meio de várias camadas que melhoram as cores que os pixels geram ao deixar a luz passar. Esse projeto visa melhorar substancialmente a qualidade oferecida pelos painéis TN, uma vez que o deslocamento do metal líquido horizontalmente melhora os ângulos de visão. Atualmente, eles estão a 178 mientrasC, enquanto um TN oferece uma distorção muito acentuada nas cores se o observarmos de ângulos abertos. Essa é a maneira mais clara de saber se estamos em um painel IPS ou TN.

Além de melhorar os ângulos, também aumenta a renderização e a profundidade das cores, graças ao uso da luz de fundo do LED em vez do CCFL. Dessa forma, temos painéis de 8 e 10 bits, podendo gerar 16, 7 milhões de cores para o primeiro caso e 1.070 milhões de cores para o segundo. Obviamente, eles costumavam ser painéis mais lentos em resposta do que os TNs e suportavam menos taxa de atualização, embora essa diferença tenha sido bastante reduzida, com IPS de até 240 Hz e respostas de apenas 1ms. Mas, sem dúvida, a maior desvantagem que eles podem apresentar é o fenômeno de sangramento na tela ou na luz de fundo, que explicaremos agora.

O que é sangramento da luz de fundo

Chegamos ao ponto principal, o sangramento é um fenômeno que ocorre quando há vazamentos de luz nas bordas de um painel de tecnologia LCD, mais especificamente no IPS. Telas desse tipo têm, como já sabemos, um sistema de luz de fundo muito poderoso por trás dos pixels que é o que realmente os ilumina. Pode ser do tipo CCFL ou LED e, às vezes, oferece brilho de até 1500 cd / m 2 ou lêndeas.

O caso é que, devido a pequenos defeitos de fabricação, o painel de cristal líquido e os pixels não bloqueiam adequadamente a luz de fundo, causando vazamento de luz pelas laterais. Isso é especialmente evidente quando a tela representa cores escuras, como cinza ou preto, e também é mais perceptível quando aumentamos o poder de brilho da tela. Como o efeito é assimilado a um sangramento ou mancha, esse nome recebeu esse nome.

O sangramento é bastante comum em telas IPS de gama média ou baixa e quase sempre ocorre nas bordas da tela, principalmente nos cantos, onde os acabamentos do painel geralmente são mais críticos. No entanto, esse fenômeno também pode ser observado em partes centrais da tela, principalmente após um longo período de uso da tela e a degradação do cristal líquido, o que também os torna amarelados.

Aparece apenas no IPS?

Em teoria, o método de construção que utiliza esses favos de mel IPS é aquele que os torna mais suscetíveis a sangramentos. Os painéis com esta tecnologia são compostos por várias camadas, colocadas umas sobre as outras e em diferentes ângulos. Com desvios simples no laminado ou cortá-los, isso pode causar vazamentos de luz. Da mesma forma, alterações na pressão na colagem e instalação das diferentes folhas também podem causar esse tipo de vazamento de luz em outras áreas além das bordas do painel.

Teoricamente, todos os favos de mel com a tecnologia TFT-PCD podem ser suscetíveis a sangramentos, embora as peculiaridades de fabricação do IPS os tornem por muito tempo os mais propensos a esse fenômeno.

Como saber a diferença entre sangramento e IPS Glow

Um aspecto muito importante a ser levado em consideração na tecnologia de LCD em geral é que seus painéis apresentam um efeito de brilho característico devido ao uso de cristal líquido. Esse brilho é chamado IPS Glow, pois geralmente é mais perceptível no IPS, embora também seja observado no TN.

O IPS Glow é diferente de sangrar, embora também se manifeste em fundos escuros. Nesse caso, é um brilho mais generalizado que aparece em diferentes áreas da tela ou mesmo em tela cheia, dependendo do ângulo em que olhamos para ela. Esta é uma operação normal desses painéis, devido à tecnologia utilizada, portanto não é um erro, embora seja verdade que menos qualidade apareça nos monitores de qualidade.

O importante será como diferenciar um fenômeno de outro. Para fazer isso, devemos colocar um fundo preto na tela e aumentar o brilho até que fique mais perceptível. Agora, o que devemos fazer é olhar para a tela de diferentes ângulos.

  • Quando estiver sangrando, o brilho aparecerá proeminentemente nas bordas e permanecerá perfeitamente visível, independentemente do ângulo em que olhamos para o monitor. Além disso, o sangramento aparece a partir do momento em que iniciamos o monitor pela primeira vez. Quando o brilho do IPS é maior, o brilho fica mais amplo e em qualquer lugar da tela. Se nos movermos em ângulos diferentes, isso deve ser visto mais ou menos, dependendo de onde estamos, e pode ser completamente eliminado se nos colocarmos na frente do monitor. É possível que, devido à degradação do painel, esse brilho apareça após um período de uso.

Como remover o sangramento

Não há como remover o sangramento de uma tela, a menos que a desmontemos e colemos as camadas, algo que acreditamos não estar ao alcance de muitos. Isto é o que podemos fazer para nos livrar ou pelo menos reduzi-lo:

  • Use a garantia do fabricante e substitua o monitor. Muitas vezes, o sangramento aparece apenas em determinadas unidades, o mínimo que podemos fazer é aproveitar nossos direitos como usuários. Diminua o brilho máximo do monitor até que seja visto o mínimo possível. Não é uma má idéia fazer isso se não tivermos uma garantia ou se for um monitor de faixa média / baixa que já esperávamos algo assim. Podemos apertar ou afrouxar os possíveis parafusos que fixam o painel de imagem aos quadros da tela. Sabemos que o LCD reage à pressão distorcendo as cores, por isso pode ser devido a um ajuste inadequado nos quadros. Desmonte e remonte o painel. Não recomendamos nada, mas se você gosta de experimentar, vá em frente.

Conclusões sobre sangramento e monitores IPS

Já vimos que o sangramento pode aparecer em qualquer monitor com tecnologia IPS, e os monitores mais caros também não se livram dele. Obviamente, não é uma sensação agradável, especialmente se gastamos uma fortuna; portanto, o mínimo que podemos fazer é reivindicar o fabricante para uma nova unidade.

Felizmente, no mercado, temos outras tecnologias, como TN ou VA, que combinam as vantagens da IPS e da TN para fornecer favos de mel de ótima qualidade e livres de sangramentos. Seja você um jogador ou um designer, existem modelos impressionantes em qualidade de cor e velocidade.

Agora deixamos você com outros tutoriais e nosso guia para monitores.

Você tem sangramento no monitor ou é o brilho do IPS? Conte-nos sobre sua experiência com esse fenômeno e se você já retornou um monitor para esse problema.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button