▷ No benchmark de disco: o que é e para que serve? ?
Índice:
- O que é o ATTO Disk Benchmark ?
- Como faço o download e como funciona?
- Opções principais
- Opções de referência
- Opções da barra superior
Continuamos a pequena série em que explicamos algumas aplicações mais ou menos conhecidas na órbita da computação. Hoje, mostraremos a você um programa certamente conhecido que mesmo algumas empresas de hardware usam para testar seus dispositivos. Caso isso não pareça familiar, falaremos brevemente sobre o ATTO Disk Benchmark .
O que é o ATTO Disk Benchmark ?
Ao contrário de outros programas que vimos, este tem um nome bastante comum. Disk Benchmark é um aplicativo criado pela ATTO , uma empresa dedicada à criação de dispositivos eletrônicos, drivers e software. Obviamente, o Disk Benchmark pertence ao último grupo.
Como você verá, o nome do programa já diz tudo. O aplicativo é usado para testar unidades de memória, embora não apenas HDDs e SSDs , mas também funcione em sistemas RAID , por exemplo. Segundo a própria empresa, grandes fabricantes como a Hitachi usam seus benchmarks para verificar a qualidade de suas unidades.
Como você verá abaixo, o ATTO Disk Benchmark é um programa de interface simples. É bastante intuitivo e apresenta as informações de maneira visual e facilmente compreensível. Além disso, temos uma seleção muito aceitável de benchmarks e opções que não dão origem à sensação de que nada está faltando.
Como você pode ver na imagem acima, a interface é muito direta e nos oferece uma série de testes facilmente configuráveis. Se compararmos com as versões anteriores, honestamente, a mudança é bastante perceptível.
À medida que os benchmarks são realizados, os resultados serão refletidos no gráfico vertical e nas colunas Write / Read . Assim, você pode ver como sua memória se comporta e se está sofrendo de uma falha notável por não atingir as velocidades esperadas, por exemplo.
Como faço o download e como funciona?
O método de download do ATTO Disk Benchmark não é muito comum. Você terá que acessar o site deles e "se registrar" (em vez de deixar seus dados) para acessar o site de download.
Uma vez lá, você pode facilmente baixar o software e baixar um arquivo compactado com um instalador. Avisamos que, após a instalação, você não terá um Acesso Direto na Área de Trabalho , mas não se preocupe, o programa será instalado. Você só precisa abrir o Start e pesquisar no ATTO , por exemplo, para executá-lo.
Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, você o verá com esta aparência:
A seguir, explicaremos brevemente para que servem cada opção da janela.
Opções principais
Testa a transferência de dados de teste , mas as informações podem ser movidas com configurações diferentes.
Primeiro de tudo, você terá que escolher a unidade para testar. No nosso caso, usaremos um Samsung SSD 840 EVO 500GB .
Por outro lado, se você olhar, é você quem informa ao programa os limites superior e inferior e o tamanho do arquivo. Você pode selecionar tamanhos de entrada de 512 bytes a 64 MegaBytes e tamanhos de arquivo de 64 KiloBytes a 32 GigaBytes.
Obviamente, recomendamos que você mantenha um tamanho médio de 256 ou 512 MegaBytes , pois os maiores tamanhos são para testar sistemas de memória mais massivos. Além disso, se sua unidade for um HDD ou mesmo um SSD de taxa de transferência padrão (500MB / s) , provavelmente levará muito tempo para concluir um teste de 16 ou 32 GigaBytes .
A descrição é útil caso desejemos salvar as informações de uma referência com algum tipo de comentário. Pode ser útil se você deseja comparar rendimentos, salvar um resultado interessante ou importante ou salvar o estado da sua unidade para compará-lo no futuro, por exemplo.
Agora iremos para as opções de benchmark relacionadas ao seu método de realização.
Opções de referência
As três opções a seguir são marcáveis e se complementam.
O primeiro, 'E / S direta' , é para que o benchmark seja executado sem que o sistema o ajude a qualquer momento.
Normalmente, o computador suporta o disco rígido salvando dados na memória cache (muito mais rápido) ou com buffers do sistema. Embora seja um desempenho mais próximo da realidade, é aconselhável ativar esta opção para conhecer o desempenho bruto da unidade.
Transferir sem assistência do sistema
Transfira com a ajuda do sistema
A opção 'Ignorar cache de gravação' é usada para pular a configuração da memória e executar a referência sob as regras do programa. Na melhor das hipóteses, não afetará os números e, na pior das hipóteses, piorará seu desempenho, mas dessa forma podemos comparar objetivamente duas memórias de marcas diferentes, por exemplo.
Em seguida, a opção 'Verificar dados' realiza verificações paralelas para verificar se a unidade de memória está danificada ou em risco. Em geral, isso não deve afetar o desempenho e, se tudo correr bem, no final do teste, abrirá uma pequena janela indicando que tudo está em ordem.
Obviamente, ao ativar esta opção, 'Profundidade da fila' (ou 'Profundidade da fila' ) é bloqueado em 1 e as opções 'Padrão de teste' e 'Executar continuamente' são exibidas .
O 'Padrão de teste' é usado para selecionar um dentre diferentes padrões ao gravar dados, enquanto 'Executar continuamente' é usado para executar o teste por vários minutos. Se surgir um problema antes dos minutos estimados, o teste terminará prematuramente e abrirá uma janela informando-nos.
Finalmente, 'Profundidade da fila' é o número de leituras / gravações que queremos que sejam feitas de uma só vez e podemos escolher de 1 a 256 ações simultâneas. Quanto mais ações executarmos ao mesmo tempo, menos preciso será o teste, mas mais rápido ele será executado (desde que sua CPU possa acompanhar).
Se ativarmos a opção Verificar dados , a profundidade será bloqueada em 1 para verificar individualmente se cada ação foi realizada corretamente.
Opções da barra superior
Quando navegarmos na barra de ferramentas superior, perceberemos que não há muitos botões.
Primeiro, começaremos analisando a opção 'Arquivo' .
- Novo: Usado para abrir um novo aplicativo Disk Benchmark . Abrir…: abre um arquivo.bmk que contém informações de uma referência. Salvar: salva o resultado e os parâmetros da referência atual no arquivo já criado. Se não houver um arquivo anterior, ele funcionará como ' Salvar como…' e criará um novo arquivo (semelhante ao modo como funciona no Word e em programas similares) . Salvar como…: salve a referência feita em um novo arquivo ao qual teremos que dar um nome. Exportar imagem: É usado para salvar o resultado no formato.jpg.
Depois, temos o 'Fator de escala…', usado para redimensionar o gráfico de informações. Em um primeiro momento, a escala se ajustará automaticamente aos dados obtidos durante o benchmark, mas no final, podemos alterar essa magnitude. A única coisa a ter em mente é que só podemos aumentar a escala, nunca diminuí-la do que já é.
Finalmente, temos uma seção de arquivos recentes e aqui está um exemplo de teste realizado (1 C: \ Users \… \ Untitled.bmk). Então temos o botão Sair que nos ajuda a fechar o aplicativo.
Por outro lado, temos a opção 'Ajuda' , que também não possui muitas variáveis, mas uma que nos ajudará a entender melhor o programa.
E mesmo que você não queira usá-lo para qualquer tarefa do dia-a-dia, recomendamos que você faça o download para descobrir o status de suas unidades de memória. Você nunca sabe quando um movimento ruim ao mover a caixa, uma sobrecarga ou um curto-circuito podem ter afetado seu equipamento. Ver se o seu álbum e outros componentes estão totalmente funcionais é um bom hábito que você pode adotar.
E você, o que você acha do ATTO Disk Benchmark ? Você usaria este software acima de outros ou acha que existe um melhor? Compartilhe suas idéias na caixa de comentários.
Fonte UserbenchmarkATTO▷ Ps / 2 o que é, para que serve e para que serve
Explicamos o que é a porta PS / 2, qual é a sua função e quais são as diferenças com a interface USB ✅ Classic em computadores dos anos 80
ᐅ Evga precision x1: para que serve e para que serve?
O EVGA Precision X1 é um dos aplicativos mais usados por usuários exigentes. É uma ferramenta de gerenciamento para placas gráficas da Nvidia.
Speccy: para que serve esse programa e para que serve?
Aqui, explicaremos algumas informações sobre o programa Speccy, do Piriform, e também como usá-lo para tirar o máximo proveito dele.