Avaliações

Análise do Asus r9 390 strix

Índice:

Anonim

Asus líder na fabricação de placas gráficas, placas-mãe, roteadores e periféricos. Sua série Strix é uma das mais entusiasmadas do mercado, incorporando o novo dissipador de calor Direct CU III com três ventoinhas de 90 mm e uma PCB personalizada projetada por sua equipe de P&D.

Nesta ocasião, enviamos ao R9 390 Strix um modelo com overclock como padrão e um design de alto nível, como o GTX 980 Ti e o R9 Fury que analisamos hoje. Não perca a nossa análise!

Agradecemos à Asus por confiar no produto para sua análise:

Características tecnicas


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS ASUS R9 390 STRIX

GPU

AMD Radeon R9 390

Conectores

1 x PCIE de 6 pinos.

1 x 8 pinos PCIE.

Frequência do núcleo

1070 MHz (modo OC)

1050 MHz (modo de jogo)

Tipo de memória

GDDR5.

Tamanho da memória 8 GB.

Velocidade de memória (mhz)

6000 MHz.

DirectX

versão 12.
Memória BUS 512 bits.
Cartão BUS PCI-E 3.0 x16.
OpenGL OpenGL®4.4
I / O 1 x DVI-D

1 x saída HDMI

3 x porta de exibição (DP regular)

Suporta HDCP.

Dimensões 30 x 13, 77 x4 centímetros.
Preço 394 euros.

ASUS R9 390 Strix


Já faz muito tempo desde que as apresentações das placas gráficas estão muito familiarizadas entre si. O modelo Strix está bem marcado na capa do produto, junto com o mascote “coruja” desta série e uma serigrafia onde se destaca um resfriamento 30% mais eficaz e 0dB de ruído.

Na parte traseira, temos todas as características técnicas mais importantes. Depois de abrir a caixa, encontramos o seguinte pacote:

  • Placa gráfica 8GB R9 390 CD do manual de instruções com drivers Power thief

O cartão mede 30, 5 x 15, 22 x 3, 95 cm e é bastante robusto. Seu design predomina nas cores vermelho e preto, como na série Republic Of Gamer. O processador é fabricado em 14 nm e tem duas possibilidades: o estoque em 1050 e o modo OC em 1070 mhz, seus 8 GB de memória rodando em 6000 Mhz, a interface de memória é de 512 bits, compatível com o OpenGL 4.5 e o barramento padrão. PCI Express 3.0.

Como podemos ver, a potência é bastante poderosa e incorpora duas conexões PCI Express de 8 pinos, enquanto no reverso incorpora uma placa traseira que cobre toda a superfície que sai. Eu amo que todos os fabricantes optem por cobrir nesses R9 390 / 390X toda a superfície com placa traseira que impede a dobra do cartão e aumenta a rigidez.

Como em suas irmãs mais velhas, ele tem o mesmo sistema de LED retroiluminado quando ligado, a verdade é que o aparelho parece ótimo, especialmente com a série ROG da Asus.

Nas conexões traseiras encontramos:

  • 1 x DVI-I.

    3 x DisplayPort.

    1x HDMI 2.0.

DirectCU III e design de PCB personalizado


A placa de vídeo é o carro-chefe da empresa, graças ao excelente dissipador de calor com três ventoinhas Direct CU III e uma PCB personalizada pelos próprios engenheiros.Primeiro, quero falar sobre o dissipador de calor e comentar que ele incorpora três ventoinhas de 90 mm cada, que eles são ativados quando a temperatura atinge 62 a 65ºC. Em outras palavras, é uma placa gráfica muito silenciosa e semi-passiva (sem ventilador). Quando começam a virar, começam com 40% e nunca aumentam a velocidade, pois é uma carta muito bem estudada.

Quando separamos o dissipador de calor da placa de vídeo, encontramos 5 heatpipes de cobre niquelado com uma espessura de 10mm e uma base de cobre que resfria os chips R9 390, mas a Asus não tornou a vida difícil e usa o mesmo design para a Nvidia e para a AMD o que significa que alguns dos heatpipes não desempenham sua função de dissipação e as memórias são descobertas e sem dissipação.

Como mencionamos, temos conexões de pinos de energia de 8 + 6, mas o gráfico incorpora 8 fases de energia com o design Super Alloy Power II, juntamente com os melhores componentes do mercado, para criar uma placa gráfica ideal para jogadores exigentes ou overclockers que desejam tirar o máximo proveito disso nova geração com um TDP próximo a 300W.

Bancada de testes e testes de desempenho


BANCO DE TESTE

Processador:

i5-6600k @ 4400 Mhz.

Placa de base:

Asus Maximus VIII Hero

Memória:

Corsair DDR4 LPX 16GB

Dissipador de calor

RL Custom

Disco rígido

Samsung 850 EVO 1Tb

Placa gráfica

Asus R9 390 STRIX

Fonte de energia

EVGA SuperNova G2 750W 80 Plus Gold.

Para avaliar o desempenho da placa gráfica, usamos os seguintes aplicativos:

  • 3DMark - Fire Strike (Performance) Crysis 3.Metro Última luz.Tomb Raider.Battlefield 4.

Todos os nossos testes foram realizados com uma resolução de 1920px x 1080px e com filtros 4xAA.

O que estamos procurando nos testes?

Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido o jogo será. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS:

QUADROS POR SEGUNDOS

Quadros para segundos. (FPS)

Jogabilidade

Menos de 30 FPS Limitada
30 - 40 FPS Jogável
40 - 60 FPS Bom
Maior que 60 FPS Bastante bom ou excelente

Não vamos nos enganar; existem jogos que podem ter uma média de 100 FPS. Pode ser porque o jogo é bastante antigo e não requer recursos gráficos excessivos ou que os gráficos sejam os mais poderosos do mercado, ou temos sistemas de GPU por milhares de euros. Mas a realidade é diferente, e jogos como Crysis 3 e Metro Last Light são muito exigentes e geralmente não dão notas altas.

Temperatura e consumo


Nesta seção, queremos detalhar o nível de temperatura e consumo com o equipamento de teste. Esses dados são muito úteis para os amantes silenciosos de computadores, sabendo o limite máximo de temperatura da placa e o consumo na parede do equipamento completo com a placa gráfica. Sem mais demoras, deixo as tabelas comparativas:

Palavras finais e conclusão


A Asus fez sua lição de casa com este novo lote de placas gráficas AMD e Nvidia, incluindo seu novo dissipador de calor Direct CU III em toda a série Strix. O R9 390 Strix roda a 1070 e 1090 mhz em seu núcleo, possui 8 GB de memória GDDR5 e a possibilidade de montar vários cartões.

Em nossos testes, vimos que o desempenho é muito bom em resolução full hd; se você tiver essa resolução, não faz sentido capturar um dos gráficos das séries mais altas. Já na resolução 2K, vimos que ela defende muito bem, mas não está à altura dos grandes.

Eu tenho muitas placas gráficas nas costas e comparando com uma 290X, temos uma melhoria de 15%, melhor resfriamento, melhores componentes e muito silencioso. Se você deseja alterar seus gráficos antigos para um moderno, e se procura uma alternativa ao GTX970, o R9 390 Strix é um ótimo candidato. Atualmente, ele está em uma loja on-line por cerca de 395 euros, parece um pouco excessivo para mim ter outras montadoras de primeira linha a 335 euros.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ COMPONENTES.

- O HEATSINK NÃO REFRIGERA MEMÓRIAS.

+ SOM.

- O SEU ALTO PREÇO NÃO É JUSTIFICADO.

+ REFRIGERAÇÃO.

+ DESEMPENHO.

+8 GB DE MEMÓRIA.

A equipe de revisão profissional concede a ele a medalha de ouro:

ASUS R9 390 STRIX 8GB

QUALIDADE DO COMPONENTE

REFRIGERAÇÃO

EXPERIÊNCIA DE JOGO

SOUND

EXTRAS

PREÇO

8.1 / 10

Um dos melhores R9 390 do mercado para acabamento e componentes.

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button