Análise do Asus aimesh ax6100 em espanhol (análise completa)
Índice:
- Características técnicas do Asus AiMesh AX6100
- Desembalagem e design externo
- Largura de banda e desempenho
- Interior e ferragens
- Firmware e configuração
- Testes de desempenho
- Palavras finais e conclusão sobre o Asus AiMesh AX6100
- Asus AiMesh AX6100
- PROJETO - 89%
- DESEMPENHO 5 GHZ - 94%
- ÂMBITO - 100%
- FIRMWARE E EXTRAS - 100%
- PREÇO - 83%
- 93%
O Asus AiMesh AX6100 chegou às nossas mãos, o primeiro sistema de malha WiFi que implementa o protocolo 802.11ax para nos oferecer toda a velocidade e largura de banda em nossas conexões com OFDMA e MU-MIMO. Ele possui uma ampla variedade graças aos dois roteadores Asus RT-AX92U, capazes de fornecer conexão em três bandas com um desempenho máximo do AX6100.
Vamos revelar todos os segredos deste sistema AiMesh AX para ver se é o sistema de malha mais rápido construído.
Como sempre, agradecemos à equipe da Asus, que confia em nós para esta análise.
Características técnicas do Asus AiMesh AX6100
Desembalagem e design externo
A Asus é sempre a primeira a sair da competição, pelo menos é o que acontece quando se trata de roteadores com protocolo AX. Agora é hora do seu novo sistema de rede em malha Asus AiMesh AX6100, também com 802.11ax dentro. Que ocorre? Como sempre, ainda não temos clientes trabalhando no protocolo 802.11ax para aproveitar ao máximo esses computadores, embora, nesse caso, não seja tão problemático.
A Asus nunca negligencia suas apresentações e, nesse caso, optou por uma caixa de papelão grossa de tamanho ajustado e pintada inteiramente em preto fosco, como sempre, e uma marca registrada. Nesse caso, temos uma fotografia dos roteadores no pacote no lado superior, eles têm um design puro no estilo ROG, mas não são considerados roteadores de jogos.
Na parte de trás, encontramos as principais características do produto, como as vantagens do 802.11ax, as características de proteção e outras, veremos tudo isso. O que não encontramos em nenhum lugar é a faixa aproximada de cobertura que teremos com o sistema em malha, portanto cabe a nós descobrir.
Abrimos a caixa e vamos encontrar dois andares lá dentro. No primeiro, encontramos as unidades de roteamento e, na área inferior, o restante dos acessórios. Portanto, no total, teremos o seguinte:
- 2 roteadores Asus AiMesh AX6100 (Asus RT-AX92U) Manual de Instruções e Garantia Multilíngüe 2x Adaptadores de Alimentação 2x Adaptadores de Energia Cabo de rede de 4 pares trançados
Bem, este é um sistema destinado a criar uma rede WiFi em malha, chamada AiMesh pela Asus. Para fazer isso, encontramos duas unidades de roteamento Asus RT-AX92U com um design muito semelhante à linha Asus ROG, como o Rapture.
Obviamente, são bem menores que este, medindo 155 mm de largura e comprimento e 52, 6 mm de altura sem as antenas estendidas. Se os estendermos, teremos uma altura máxima de cerca de 150 mm. O peso de cada roteador é 651 gramas.
Cada equipe possui uma estrutura de plástico rígido de alta qualidade e acabamentos foscos. Nesse caso, devemos dizer que não é um ímã de impressão digital, como por exemplo o RT-AX88U, portanto a marca usou uma pintura diferente ou um revestimento anti-impressão digital. Bom trabalho, sim senhor.
De qualquer forma, temos o sistema Asus AiMesh AX6100 com dois elementos idênticos, tanto externos quanto internos, e também em termos de software. Isso será extremamente positivo, porque os dois roteadores fornecerão exatamente as mesmas funcionalidades.
Nesse caso, as antenas não precisarão ser instaladas por nós, pois estão permanentemente incorporadas em cada unidade. Nós apenas teremos que girá-los no sentido horário para estendê-los. Na área externa, teremos 4 antenas, mais duas internas que não estão à vista.
Nas áreas superior e interior, temos aberturas para o resfriamento interno do dispositivo. Devemos ter em mente que o sistema é passivo, por isso será a convecção que deve fazer todo o trabalho. E a verdade é que o pouco espaço é pago, porque são roteadores bastante quentes, mesmo quando ociosos.
Vamos começar olhando as áreas laterais de uma dessas unidades Asus AiMesh AX6100 para ver o que encontramos. E começaremos com a área frontal, onde encontramos o painel indicador LED branco da equipe:
- Indicador de energia LED indicador de atividade da rede WAN LED indicador de atividade da rede LAN Indicadores para as três bandas disponíveis
Quando qualquer um deles é desativado, isso significa que a rede não possui atividade, nenhum cliente está conectado ou está simplesmente desativado no firmware. No caso do WAN Light, se não tivermos acesso à Internet, ele será mostrado em vermelho.
Vamos para a área do lado direito para encontrar um botão para ativar o modo WPS e duas portas USB. Um deles será o USB 3.1 gen 1 e o outro será o USB 2.0. Ambos suportam o modo de compartilhamento de arquivos a partir de uma unidade flash. Ele suporta Samba, FTP, servidor de impressão, protocolos iTunes e também atuará como servidor de imagem, música e vídeo.
Na área traseira, temos o restante das conexões dessas unidades Asus RT-AX92U. Temos quatro portas RJ45 Base-T 10/100/1000 Mbps e uma porta RJ45 para WAN. Além disso, temos o conector de alimentação de 19V e 1.75A, o botão liga / desliga do roteador e, finalmente, o botão RESET.
Observe que os dois roteadores poderão trabalhar em conjunto se estiverem conectados via rede. Para fazer isso, um cabo conectado a uma porta LAN de um dos roteadores deve estar conectado à porta WAN da outra unidade.
As duas unidades terão exatamente a mesma configuração física e lógica.
Largura de banda e desempenho
Olhando para o exterior dessas unidades do Asus AiMesh AX6100, vamos aprender um pouco mais sobre o que eles nos oferecem.
A largura de banda total será o elemento mais importante desses roteadores e do sistema Mesh. Já sabemos que eles implementam o novo protocolo 802.11ax, que oferece conectividade nas bandas de 2, 4 GHz e 5 GHz. Nesse caso, temos roteadores com capacidade de banda tripla, o que significa que os clientes poderão se conectar a uma banda de 2, 4 GHz e a outras duas bandas de 5 GHz, com determinadas nuances.
O rendimento máximo será:
- 400 Mbps a 2, 4 GHz 2 × 2 867 Mbps a 5 GHz-1 2 × 2 4804 Mbps a 5 GHz-2 4 × 4
Isso totalizará o AX6100, usando as 6 antenas internas de cada roteador. O fabricante deixa claro que em alguns países a tecnologia WiFi de 160 MHz e o 1024-QAM típico da conexão sob 802.11ax podem não ser compatíveis.
Vamos explicar um pouco como essas três bandas funcionam. Quando montamos nossa rede Mesh montada com os dois roteadores, eles estabelecem uma conexão de tronco entre eles para o tráfego de informações com a banda 5 Ghz-2 4 × 4 a 4804 Mbps. Isso significa que os clientes normalmente se conectam às bandas de 5 GHz-2 e 2, 4 GHz. Se tivermos a funcionalidade Smart Connect ativada, será o roteador que selecionará automaticamente a banda mais adequada das duas disponíveis para cada dispositivo.
Caso o roteador funcione apenas como um roteador, teremos as três bandas, N, AC e AX totalmente disponíveis para clientes que desejam se conectar ao roteador. A função Smart Connect selecionará entre as três bandas as mais adequadas para o dispositivo.
Como acontece em todos os roteadores com protocolo AX, teremos em nosso dispositivo as tecnologias MU-MIMO e OFDMA, que aumentam a capacidade de solvência da rede Wi-Fi em 2, 5 vezes em comparação com os protocolos anteriores. As tecnologias de QoS adaptáveis também são incorporadas para obter a máxima eficiência do Traffic Analyzer através de um painel de firmware e suporte ao servidor VPN nos protocolos PPTP, L2TP e OpenVPN.
Quanto às funcionalidades da rede mesh, temos o AiProtection Pro, juntamente com o controle dos pais para impedir que eles infectem nossa rede mesh do lado de fora. A função Roadming Assist nos permite passar do alcance de um roteador para outro imediatamente e sem cortes de conexão. Nesse aspecto, devemos dizer que nos dispositivos testados (que não são totalmente atuais), a transição entre os dois roteadores leva alguns segundos para ser concluída.
Finalmente, teremos a tecnologia Beamforming da Asus disponível para que o roteador detecte a posição do cliente e concentre maior largura de banda nessa direção. Novamente, quando montamos a rede mesh, percebemos que a cobertura do Wi-Fi flutua por alguns segundos se nos movermos, até focalizar corretamente a localização do dispositivo.
Esses pequenos detalhes serão corrigíveis com sucessivas atualizações de firmware, portanto, também não é sério.
Cobertura Asus AiMesh AX6100
Chegamos então ao ponto principal, a faixa de cobertura, na qual uma rede mesh deve se destacar especialmente. E, assim, verificamos que, com uma única unidade dentro da casa, obtivemos um alcance de cobertura de cerca de 15 metros em uma linha reta (com paredes intermediárias), perfazendo um total de 225 m 2. Otimizando o espaço e a localização dos roteadores, obteremos um total de aproximadamente 500 m 2 de alcance espetacular e muito interessante para casas grandes.
Mas nós também os colocamos do lado de fora, é a janela da vida nos arredores, que há espaço para tudo. Nesse caso, conseguimos obter uma cobertura estável a cerca de 25 metros com uma única unidade. Dessa forma, teríamos na melhor das hipóteses um alcance de cerca de 1250 m 2.
Observe que essas medidas não são totalmente científicas e podem variar dependendo do cliente utilizado, da saturação das bandas e da espessura das paredes. Essa tem sido a nossa experiência de uso, e contamos.
Interior e ferragens
Como sempre, vamos explorar um pouco dentro de uma unidade Asus AiMesh AX6100 para ver o hardware que encontramos. O procedimento de abertura é mais ou menos o esperado nos produtos Asus, removemos os quatro parafusos sob os pés de borracha e apertamos levemente para separar os clipes que mantêm as duas caixas coladas. Cuidado, pois em um desses parafusos teremos o adesivo de garantia.
Para começar, encontraremos uma memória flash de 256 MB em cada unidade, na qual introduzimos o firmware de cada roteador. Lembre-se de que cada unidade terá seu próprio firmware completo e será perfeitamente gerenciável.
Quanto à RAM, a Asus optou por 512 MB, o que não é ruim sabendo os benefícios de cada unidade. A CPU principal é o conhecido quad core Broadcom BCM4908 de 64 bits, operando a 1, 8 GHz, que gerencia o firmware e a conectividade LAN / WAN do roteador. Para o gerenciamento de rede, teremos outros 3 processadores Broadcom encarregados da rede de 2, 4 GHz 2 × 2, da rede 5 Ghz 2 × 2 CA e da rede 5 GHz 4 × 4 AX.
Observamos como, na área superior do PCB, temos as conexões das 6 antenas Wi-Fi que este roteador possui. Lembre-se de que dentro do roteador existem outras duas antenas internas que vemos claramente instaladas nas áreas laterais.
Dentro do encapsulamento metálico estão as unidades de processamento, mas como eram habituais desde o Rapture AX11000, todas elas estão localizadas em um molde de alumínio que não é fácil de remover, por isso optaremos por mantê-lo em perfeitas condições.
Na área orientada para o topo, temos todo o sistema de refrigeração de dissipadores de calor de alumínio aletado em contato direto com o encapsulamento dos processadores e colados por meio de almofadas térmicas.
A construção é muito bem cuidada e muito limpa. O hardware extremamente poderoso que encontramos em cada unidade e que certamente não oferece um desempenho espetacular, como veremos mais adiante.
Firmware e configuração
Chegamos à parte de firmware e configuração do Asus AiMesh AX6100. Nesse caso, não examinaremos cada uma das seções disponíveis, pois, além de ser praticamente o mesmo que outros roteadores da marca, falaríamos mais ou menos da mesma coisa. Por esse motivo, focaremos na configuração da malha e nas opções do Smart Connect.
Configuração inicial:
Basta conectar nosso primeiro roteador ao atual e ao respectivo RJ45 para nosso PC e WAN, acessaremos através do http://router.asus.com e é aqui que iniciaremos o assistente de configuração típico. Escolheremos a função como um roteador normal e comum, para que ele suporte a conexão à Internet e atue como o roteador principal. No final, encontraremos uma tela para iniciar a configuração da malha.
Nós conectamos à corrente o outro roteador no local desejado. Depois de inicializar completamente, vamos dar o botão " Adicionar outro nó " e ele detectará automaticamente o roteador que conectamos por último.
Se preferir, podemos ir para a tela principal do firmware do Asus AiMesh AX6100 para adicionar quando queremos que o outro ou outros roteadores sejam incorporados na malha. Vamos clicar no AiMesh Node e a pesquisa pelo nó será iniciada automaticamente. Só teremos que adicioná-lo e, após alguns segundos, ele será conectado ao principal e a rede será formada. O processo é verdadeiramente simples e rápido.
Configuração de banda tripla com um único roteador
Diretamente na tela principal do firmware, podemos fazer uma configuração rápida da rede WiFi. Podemos escolher o modo Smart Connect de três bandas para que o roteador gerencie a conexão dos clientes nas três bandas; nesse caso, uma única rede aparecerá em nosso dispositivo.
Também podemos escolher o Smart Connect de 5 GHz para gerenciá-los nas duas bandas de 5 GHz, no primeiro caso, ou em duas redes, no segundo, separando assim a banda de 2, 4 Ghz e a banda de 5 GHz.
Finalmente, podemos desativar o Smart Connect e ter as três bandas separadamente. Nesse caso, recomendamos colocar um nome diferente em cada um deles para melhor identificá-los e saber a quem nos conectamos.
Configuração de banda tripla no modo AiMesh
Vamos para a seção " sem fio " do firmware no modo Asus AiMesh AX6100 AiMesh. Agora veremos que as opções anteriores desaparecem e teremos apenas a opção Smart Connect com duas bandas, 2, 4 Ghz e 5 GHz-1. Isso ocorre porque 5 GHz-2 (aquele que funciona em 802.11ax) foi usado para o link de tronco entre os dois roteadores e, portanto, não estará disponível para os clientes. Certamente, é uma limitação se tivermos clientes AX, pois só podemos conectar sob 802.11 ou 802.11ac.
Se desativarmos o Smart Connect, podemos escolher a banda padrão à qual conectar. Nesse caso, duas redes WiFi diferentes estarão disponíveis para nossos clientes.
Ampla configuração que temos disponível com esses roteadores. De qualquer forma, recomendamos o Smart Connect Triband para o caso em que colocamos apenas um roteador ou o Smart Connect Dual Band em quase AiMesh, para que possamos esquecer várias redes separadas.
Testes de desempenho
Sendo um roteador de banda tripla e com o AiMesh, veremos o desempenho separadamente das três bandas disponíveis com um único roteador, próximo e distante. Para isso, conectaremos um dispositivo a uma porta GbE no roteador e outro via Wi-Fi com capacidade 4 × 4.
E então veremos o desempenho da largura de banda com a rede mesh configurada no Smart Connect e um cliente de cada lado e distante, ambos conectados via Wi-Fi, aproveitando o link de tronco do AX gerado pelos roteadores.
Também testaremos o desempenho do USB 3.0 com um cliente CA conectado à banda AX 4 × 4.
Equipamento de teste
- Asus AiMesh AX6100 Routers Primeiro computador (Wi-Fi): Asus PCE-AC88 Segundo computador (LAN): Intel I218-LM GbESecond Computador (Wi-Fi): Intel Wireless-AC 7260 Unidade de armazenamento: USB 3.0 Sandisk Extreme Software: jperf 2.0.2
Primeiro teste: banda de 2, 4 GHz, máximo teórico: 400 Mbps.
Vemos melhorias significativas na faixa de 2, 4 GHz para este novo roteador. Note-se que o firmware está mais otimizado do que em ocasiões anteriores, especialmente no Asus RT-AX88U.
Segundo teste: banda de 5 Ghz-AC, máximo teórico: 867 Mbps
Como não temos precedentes nas mesmas condições nesta nova configuração para roteadores de próxima geração, vemos os resultados apenas do roteador de análise. De qualquer forma, o fechamento de 687 Mbps é bom, permanecendo próximo ao máximo fornecido pela conexão 2 × 2 do roteador a 5 GHz.
Terceiro teste: banda de 5 Ghz-AX, máximo teórico: 4804 Mbps (testado com cliente AC + LAN)
Continuamos com o terceiro teste. Nele, conectamos o cliente AC 4 × 4 que possuímos. Teoricamente, essa conexão deve oferecer muito mais desempenho, e vemos claramente que o teto é encontrado na conexão LAN de 1000 Mbps. Esperamos ter clientes mais poderosos para esse teste em breve; em qualquer caso, as medições coincidem com os roteadores anteriores da marca..Quarto teste: modo AiMesh Smart Connect, máximo teórico: 867 Mbps
Temos dois roteadores no modo de rede em malha a cerca de 12 metros um do outro, com alguma parede no meio. Os clientes, por sua vez, são conectados via WiFi AC a cada roteador a cerca de 4 metros. Dessa forma, a transferência de dados será realizada através da espinha dorsal dos dois roteadores.
Vemos que estamos praticamente obtendo a mesma largura de banda que na conexão close-up na faixa de 5 GHz. Assim, podemos ver que a rede AiMesh funciona a uma velocidade quase teórica e a distâncias consideráveis, o que mostra a potência desses dois roteadores e o sistema Asus AiMesh AX6100.
Quinto teste: desempenho do USB 3.0
Nesta parte, sem surpresa, as velocidades são mantidas em cerca de 105 MB / s, o que coincide com a velocidade indicada na transferência de arquivos dos testes anteriores.
Palavras finais e conclusão sobre o Asus AiMesh AX6100
Podemos dizer quase sem medo de estar errado que este Asus AiMesh AX6100 é um dos sistemas AiMesh mais rápidos em seu segmento. Para o seu segmento, nos referimos à combinação de 2 × 2 CA em 2, 4 e 5 GHz no modo de malha. Estamos praticamente atingindo a largura de banda máxima nos clientes quando nos conectamos a qualquer frequência em um roteador individual, o que é extremamente positivo. Exceto, é claro, os testes no AX de que atingimos o limite máximo com os 1000 Mbps da conexão LAN, pois não temos clientes do AX.
Em relação ao desempenho da rede em malha, devemos dizer que é uma das melhores que testamos até o momento. Com apenas dois roteadores, podemos alcançar uma superfície aproximada de cerca de 550 m 2 em ambientes internos combinada com áreas externas, pelo menos em nossos testes. É algo que apenas três sistemas de roteadores conseguem. E se formos ao ar livre, teremos cerca de 1250 m 2 disponíveis, praticamente um lote médio de tamanho completo.
O modo Smart Connect no AiMesh é altamente otimizado, graças ao entroncamento de 4804 Mbps no 802.11ax, obtivemos a uma distância considerável quase a largura de banda máxima de uma conexão CA 2 × 2 de 5GHz. Um aspecto que, se for considerado, é que, ao montar a malha, a banda de 5 Ghz sob 802.11ax não estará disponível para conectar clientes.
Também recomendamos nosso guia sobre os melhores roteadores do mercado
Também não há dúvida, neste ponto, da solvência do firmware que a Asus coloca em seus roteadores. Mas devemos dizer que, nessas unidades, é mais livre do que, por exemplo, na RT-AX88U. As alterações são feitas mais rapidamente e a navegação é mais suave para suas opções. O desempenho do USB 3.0 não diminuiu nem um pouco nessas unidades, e o positivo é que temos 4 RJ45 GbE em cada unidade.
Algo que devemos considerar em nossa experiência de uso com este sistema Mesh é que o sistema de conexão instantânea, ao passar de zonas entre roteadores, não é realizado tão rápido quanto gostaríamos. Percebemos um pequeno intervalo de tempo entre a conexão e a desconexão. Da mesma forma, o Beamforming às vezes tem dificuldade em localizar e focar o feixe eletromagnético em direção ao cliente, notamos isso devido a flutuações na cobertura por alguns segundos. Não é nada sério, mas certamente otimizável a partir do firmware.
Asus AiMesh AX6100 em breve teremos disponível nas lojas espanholas. Ainda não sabemos o preço, mas já o vimos em uma loja na Europa por um preço de 412 euros. Realmente vale a pena? Considerando que ele implementa o 802.11ax e que eles são dois roteadores completos, nós o vemos como um preço bastante competitivo. Além disso, os testes mostram o quão poderosa é a rede mesh.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ LARGURA DE BANDA PRÓXIMA DA TEÓRICA EM TODOS OS CASOS |
INTERRUPTOR DE DESCONEXÃO / DESCONEXÃO ENTRE ZONAS DE COBERTURA |
+ ENORME GAMA DE COBERTURA DENTRO E FORA | -FORME ALGO OPTIMIZÁVEL |
+ ROTEADORES GERENCIAIS E FIRMWARE COMPLETO E FLUIDO |
-802.11AX CONEXÃO NÃO DISPONÍVEL NO MODO AIMESH |
+4 RJ45 + USB 3.0 EM AMBOS OS ROTEADORES |
|
+ DESEMPENHO DE CONEXÃO INTELIGENTE COM E SEM OBJETIVO | |
+ DOS MELHORES SISTEMAS DE MALHA DO MERCADO |
A equipe de Revisão Profissional concedeu a você a medalha de platina e o produto recomendado
Asus AiMesh AX6100
PROJETO - 89%
DESEMPENHO 5 GHZ - 94%
ÂMBITO - 100%
FIRMWARE E EXTRAS - 100%
PREÇO - 83%
93%
Análise do Asus z170 premium em espanhol (análise completa)
Revisão em espanhol Asus Z170 Premium: características, design, fases de energia, 64 GB DDR4, Way SLI ou CrossFireX, desempenho, preço e disponibilidade
O asus aimesh ax6100 é o primeiro sistema de malha wifi compatível com o wifi 802.11 ax
O Asus AiMesh AX6100 chega para se tornar o primeiro sistema de malha WiFi compatível com o novo protocolo WiFi 802.11 ax.
Asus lança roteador wi-fi aimesh ax6100 tri-band
O sistema WiFi AiMesh AX6100 começará a ser vendido a partir de junho, de acordo com a Hardware.info, com um preço de 469,99 euros.