Asml cria novas máquinas euv para futuros nós de 7nm + e 5nm
Índice:
Por trás de fabricantes como TSMC, GlobalFoundries, Samsung e Intel, existem empresas como ASML, que com suas máquinas e tecnologias, ajudam na fabricação de chips de ponta. Hoje, a ASML parece ter uma nova máquina de 410W EUV em operação, que servirá para fabricar em massa CPUs e GPUs de 7 nm e menores.
A ASML fabrica as máquinas EUV (Extreme UltraViolet) que serão cruciais para futuros nós de 7 nm +, 5 nm e menores
Os 7nm estão chegando e é um salto importante que afetará o desempenho de processadores e placas gráficas, entre outros segmentos, mas, além disso, os fabricantes de silício desejam continuar melhorando o processo de fabricação dos nós. A TSMC já tem planos de implementar a tecnologia EUV (Extreme UltraViolet) nos próximos 7nm +, o que ajudará a melhorar os elementos de produção e a densidade com um número maior de transistores.
É aqui que as máquinas EUV entram em cena e são críticas. Atualmente, as máquinas ASML são capazes de fornecer 250W de luz, mas são necessárias máquinas de maior potência para criar chips (EU) de silício EUV a uma taxa mais rápida. A fonte de energia dessas máquinas é indicativa do número de fótons que podem ser expostos ao silício em um determinado período, o que significa que unidades de alta potência poderão concluir seu trabalho em uma pastilha de silício a uma taxa mais rápida, acelerando a produção.
A Spectrum informou que a ASML adquiriu uma máquina com uma fonte de energia EUV de 410W em funcionamento em seus laboratórios, atuando como a base potencial para as máquinas EUV de próxima geração da empresa. No momento, sua máquina de 410W ainda não é capaz de produzir chips, embora seja certamente um passo importante nessa tecnologia, que ajudará os principais fabricantes de silício a melhorar sua produção.
A tecnologia EUV terá um papel muito maior a desempenhar nos futuros nós de processo de 5 nm ou menores, onde eles serão críticos.