Hardware

Sistema de arquivos Apple (apfs): todas as informações

Índice:

Anonim

Na WWDC 2016, a Apple nos surpreendeu ao apresentar um novo sistema de arquivos chamado APFS (Apple File System). Este novo sistema de arquivos substitui o sistema de arquivos HFS + (data de introdução 1998), que junto com seu predecessor HFS (data de introdução 1985) tem mais de 30 anos.

Sistema de arquivos Apple File System (APFS)

A idéia da Apple é que esse sistema de arquivos comece a ser implementado com o novo sistema operacional Mac OS Sierra em 2017, parece que nas versões para desenvolvedores do novo sistema operacional da Apple ele já está sendo incluído, embora com algumas limitações, Observe que o sistema de arquivos ainda está em desenvolvimento.

Este sistema de arquivos incluirá as seguintes características gerais:

Apple File System: números Inodo de 64 bits

O APFS suporta números Inodo de 64 bits, o que é melhor que os IDs de arquivo HFS + 32 bits. O que significa que, em um sistema operacional de 64 bits, o APFS suporta mais de 9 quintilhões de arquivos em um único volume.

Mapeador de bloco extensível

O APFS possui um mapeador de blocos expansivo, permitindo mais armazenamento em um único dispositivo. Ao inicializar discos muito grandes com HFS +, esse sistema de arquivos era muito limitado pelo tamanho do bloco de alocação e inicializa todo o armazenamento do sistema de arquivos na criação. Em vez disso, o APFS criará a estrutura de dados necessária de uma maneira " dinâmica ", melhorando assim o desempenho.

Arquivos espalhados

O Apple File System oferecerá suporte a arquivos esparsos, que HFS + e HFS não suportam. Arquivos esparsos são um tipo de arquivo de computador que tenta usar o espaço do sistema de arquivos com mais eficiência. Isso é feito escrevendo informações breves (metadados) que representam os blocos vazios no disco, em vez do espaço "vazio" real que constitui o bloco, usando menos espaço em disco.

Proteção contra desastres

O APFS usa um novo sistema de metadados chamado " Copiar na gravação ", que garante atualizações do sistema de arquivos contra desastres (por exemplo, caso a energia acabe quando o disco rígido estiver gravando ou lendo dados). Essa abordagem também reduz a sobrecarga adicional que ocorreu com o HFS +.

Atributos estendidos

O Apple File System foi projetado para oferecer suporte a atributos de arquivo estendidos. No HFS +, essa funcionalidade já existia com os atributos do arquivo, mas parece que eles foram redesenhados.

Operação TRIM

Como o HFS +, o sistema de arquivos Apple suporta operações TRIM. No APFS, as operações TRIM são emitidas de forma assíncrona para que, desde que um arquivo seja excluído ou o espaço seja liberado, ele seja recuperado, garantindo assim que os metadados sejam alterados apenas uma vez, preservando a estabilidade do armazenamento.

Criptografia

Uma das coisas que foram fundamentais no design do novo sistema de arquivos da Apple foi a segurança e a privacidade. No OS X, a criptografia de disco completo está disponível no OS X 10.7 Lion e no iOS, a criptografia é para cada arquivo individual do iOS4. O APFS combina esses dois modos em um modelo unificado que criptografa os metadados do sistema de arquivos. O APFS suporta criptografia nativamente. Ser capaz de escolher entre os seguintes modelos de criptografia em cada volume:
  • Não criptografado Criptografado com uma única chave Criptografia com várias chaves com chaves para cada arquivo e uma chave separada para metadados sensíveis. Dessa maneira, garantimos a integridade dos dados do usuário, mesmo quando a segurança física está comprometida.
RECOMENDAMOS A Apple teria que pagar US $ 7 bilhões à Qualcomm A criptografia usa a tecnologia AES-XTS ou AES-CBC, dependendo do hardware.

Compatibilidade

  • Alguns aplicativos de terceiros precisarão ser atualizados para oferecer suporte ao APFS.Os volumes formatados no APFS não serão reconhecidos no OS X 10.11 El Capitan e anteriores.Você poderá compartilhar o volume formatado usando o protocolo de compartilhamento de arquivos SMB.
Junto com esses recursos, o Apple File System adicionará alguns novos recursos ou melhorias:

Otimização de Flash / SSD

O APFS otimizará o armazenamento Flash / SSD e pode ser usado com os discos rígidos tradicionais. Para fazer isso, ele utilizará um novo tipo de cópia por gravação, o Copy-On-Write, sobre o qual falamos acima, que maximiza o desempenho e, ao mesmo tempo, a confiabilidade dos dados.

Espaço compartilhado

Uma nova abordagem de como ocupar espaço no disco rígido, relacionada a arquivos esparsos.

Clonagem de arquivos e diretórios

Uma nova abordagem em que diferentes revisões de arquivos e diretórios não ocupam muito espaço no sistema de arquivos.

Instantâneos

Uma captura instantânea é uma instância somente leitura do sistema de arquivos de um volume. O sistema operacional terá a capacidade de criar instantâneos para fazer backups que tornarão programas como o Time Machine mais eficientes.

Cálculo rápido do tamanho dos diretórios

O cálculo rápido do tamanho do diretório permite que o APFS obtenha o espaço total usado mais rapidamente.

Atomic Safe-Save

O Apple File System apresenta uma nova transação chamada Atomic Safe-Save que permite salvar com segurança pacotes e diretórios. Esta operação será invisível para o usuário.

Fonte

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button