Aplicativos essenciais do Linux (htop, build
Índice:
Quais são as aplicações essenciais no linux ? E para um servidor local? Nesta ocasião, trazemos três aplicativos muito importantes que complementariam o nmap já publicado.
No nosso caso, com o servidor pronto e configurado, o que resta será adicionar alguns serviços que ajudarão a monitorar o sistema e melhorar algumas funções. Esses serviços a serem instalados são os seguintes:
Aplicativos essenciais no Linux
Htop: É um monitor de processo simples, leve e poderoso. Ele nos permite ver todos os processos em vigor em nosso sistema e alterar sua prioridade ou encerrá-los. Também é possível ocultar certos processos, acessar gráficos históricos de memória, CPU e outros usos.
Permite executar um comando kill ou renice, além de oferecer todas as opções usuais ao trabalhar com processos do sistema.
Build-essential: é um pacote que instala no sistema uma série de pacotes necessários para a compilação dos pacotes Debian. Alguns desses pacotes são: g ++, gcc, libc6-dev, dpkg-dev e make. Se um pacote fosse compilado, seria essencial instalá-lo.
Ifstat: é um monitor para interfaces de rede. Ele mostra duas colunas na tela com os dados transmitidos (KB / s) e recebidos. Com esta ferramenta, você pode fazer diagnósticos de rede e monitorar os níveis de tráfego.
Htop
Além de um controle no nível da rede, também é necessário controlar e monitorar o sistema, para ver se algo está errado ou o nível de carga nele. Portanto, continuaremos o download deste serviço e / ou programa por pacote. Está escrito no console:
sudo apt-get install htop
Uma vez instalado, para executar o programa, o comando htop será gravado no console e uma tela com muitas informações será apresentada. Essas informações são: uso da CPU, uso da memória Ram, uso da memória Swap, tempo em que o computador esteve ligado e todos os processos em execução com o seu pid, carga da CPU no sistema, caminho do comando etc. Na parte inferior, você pode ver as teclas para as diferentes funções.
Com isso, o controle detalhado no sistema operacional será resolvido e, com ele, você poderá examinar todos os processos em execução no sistema e se houver algum problema com a carga no sistema.
Essencial de construção
Continuamos com outro dos aplicativos essenciais no Linux. Se você deseja compilar um pacote Debian no futuro, esta é a melhor solução para evitar problemas ao compilar. O download deste pacote pode ser um pouco pesado, pois contém vários pacotes e alguns deles são um pouco grandes em tamanho. Portanto, está escrito no console:
sudo apt-get install instalação essencial
Após fazer o download e instalar o pacote usando o apt-get, é recomendável atualizar as bibliotecas
usado pelo sistema. Está escrito no console
sudo ldconfig
Está tudo pronto para futuras compilações do pacote Debian.
Ifstat
Por fim, para saber tudo o que acontece nas interfaces de rede, essa ótima ferramenta será necessária. A instalação e o download anterior serão como os anteriores: pelo apt-get. Após o download e a instalação, as bibliotecas do sistema serão atualizadas aplicando o comando ldconfig. Portanto, está escrito no terminal:
sudo apt-get install ifstat sudo ldconfig
Depois disso, a execução do programa / serviço é tão simples quanto gravar no console ifstat:
ifstat
Aparecendo
eth0 KB / s em KB / s fora 0, 10 0, 19 0, 10 0, 17 0, 10 0, 17 0, 10 0, 17
Onde:
- KB / s in: especifica a quantidade de dados recebidos a cada segundo.
- KB / s de saída: especifique a quantidade de dados enviados a cada segundo.
Com isso, concluímos quais são para nós os três aplicativos essenciais no Linux. Quais são as suas?
RECOMENDAMOS NFS: Compartilhando pastas no Linux