Placas Gráficas

Especificação do Vulkan 1.1 anunciada, melhora o suporte múltiplo

Índice:

Anonim

O Khronos Group anunciou hoje a nova especificação Vulkan 1.1, que inclui importantes aprimoramentos dessa API rival para o onipresente DirectX da Microsoft. O Vulkan 1.1 padroniza alguns recursos que foram oferecidos anteriormente como extensões, alcançando paridade com o próprio DirectX 12 da Microsoft.

O Vulkan 1.1 alcança o DX12

Primeiro, temos suporte explícito para várias GPUs, fornecendo controle ao desenvolvedor, permitindo que um programa estenda seu trabalho em várias GPUs com mais eficiência do que nos sistemas SLI e Crossfire. Os recursos de uma GPU física podem ser usados ​​por outra GPU, comandos diferentes podem ser executados em GPUs diferentes e uma GPU pode exibir imagens renderizadas por outra GPU.

Com o Vulkan 1.1, os layouts de memória do Direct3D são manipulados nativamente, e os programas HLSL que assumem esses layouts também são manipulados nativamente. Isso facilita para os desenvolvedores moverem o código Direct3D existente para o Vulkan, pois não precisam mais reescrever todos os seus programas. A nova especificação também aprimora os recursos de programação da GPU com operações de subgrupo, que permitem que os dados sejam compartilhados de várias maneiras entre os diferentes segmentos de um cálculo baseado em GPU.

Recomendamos a leitura do nosso post sobre as melhores placas - mãe do mercado (fevereiro de 2018)

O Vulkan 1.1 também possui melhorias para aplicativos de realidade virtual, o que requer representar duas perspectivas diferentes da mesma cena, uma para cada olho. Com o Vulkan 1.1, os desenvolvedores podem usar a visualização múltipla, onde um único conjunto de comandos de renderização produz várias saídas ligeiramente diferentes com uma única chamada, tornando-a mais eficiente.

A nova versão do Vulkan também suporta os novos formatos de cores YUV / YCbCr comumente usados ​​por codecs de vídeo em movimento. Isso se refere ao suporte interno para conteúdo protegido. Esse suporte permite que esse conteúdo seja usado como parte de uma cena renderizada por GPU, respeitando a proteção contra cópia e a exibição segura.

Fonte Arstechnica

Placas Gráficas

Escolha dos editores

Back to top button