Notícia

Android wear: bem-vindo ao mundo dos smartwatches

Índice:

Anonim

Os relógios estão conosco há centenas de anos: há areia, sol, outros mais convencionais: bolso, pulso… até hoje. Mas os tempos mudam e, com eles, a tecnologia continua avançando: chegou a hora dos relógios inteligentes. Desta vez, o Google foi encarregado de fornecer "vidilla" para este tipo de dispositivo, graças ao seu sistema operacional Android Wear.

Alguns de vocês podem se perguntar: como e quando aproveitaremos essa tecnologia? Bem, o LG G Watch e o Moto 360, os primeiros smartwatches que funcionarão com este sistema operacional, devem chegar ao mercado, além de um modelo Samsung que será lançado mais tarde e com o qual espera ter grande sucesso, abrindo novos caminhos. com esses tipos de dispositivos, ou pelo menos se o vice-presidente da empresa, Hankil Yoon, acreditar, como ele anunciou recentemente em uma entrevista. De qualquer forma, enquanto esse momento chegar, o Google continuará trabalhando para melhorar o Android Wear SDK, sua versão anterior.

Embora sua data de apresentação seja desconhecida, devido a "experiências anteriores" (Galaxy Fit e Galaxy Gear), a Samsung poderia nos oferecer versões diferentes simultaneamente.

Segundo algumas fontes, seu design pode ser retangular, parecendo muito semelhante ao SmartWatch da Motorola, como mostram algumas imagens divulgadas.

Poderíamos dizer que o Android Wear é uma versão do Android 4.4.2 Kit Kat que possui uma interface de toque adaptada ao Smartwatches para nos permitir ver e interagir com notificações e informações contextuais, além de poder solicitar informações e executar ações por meio de nossa voz. Em princípio, você não terá seus próprios aplicativos instalados.

Hoje, o Android Wear Preview suporta relógios com uma tela redonda equipada com uma resolução de 320 x 320 pixels e, se falamos de uma tela quadrada, diremos que eles têm uma resolução de 280 x 280 pixels. Tudo o que podemos dizer a partir de agora são suposições simples, mas tudo parece apontar para o fato de que eles apresentarão um processador dual-core, acompanhado por 512 MB de RAM e 4 GB de ROM, além do Bluetooth.

Cartões de contexto e lista de notificações

Na janela principal do Android Wear, podemos ver a hora, um acesso para iniciar o controle de voz e também nossa lista de notificações e cartões de contexto com as informações que nos interessam naquele momento, por exemplo: resultados esportivos, clima, voos, etc, além de um aplicativo de esportes para descobrir, por exemplo, nossa perda de calorias, entre outras funções. Só precisamos rolar verticalmente e para a esquerda através do dispositivo para ver todas as informações e ações dos cartões e notificações. Rolar para a direita remove uma notificação ou um cartão específico da lista. As notificações entre o nosso terminal Android e o Android Wear sempre serão sincronizadas, ou seja, se as descartamos de um dos dispositivos, elas serão descartadas automaticamente do outro.

As notificações também nos permitem interagir com eles, para que possamos responder com mensagens predefinidas ou mesmo por voz a uma mensagem, obter informações sobre como chegar a um destino que nos interessa e também controlar o music player do nosso Android.

Para oferecer suporte adequado ao Android Wear, os desenvolvedores precisarão adicionar mais páginas a uma notificação, implementar entradas de voz e empilhar notificações do mesmo aplicativo. Algumas notificações também podem ser abertas a partir do aplicativo Android Wear, para que, assim que desbloquearmos o Smartphone, a notificação aberta apareça como se tivéssemos realizado a ação em nosso próprio telefone.

RECOMENDAMOS O Google Maps aprimora sua funcionalidade offline

Cartões e ações que exigem nossa "aprovação"

Acima, falamos sobre informações e notificações que vêm do nosso Android sem a necessidade de uma solicitação. Dito isto, para realizar ações e obter informações específicas, teremos que usar comandos de voz (pressionando o ícone "G" no Google e dizendo "Ok Google").

Neste ponto, já podemos solicitar ações específicas, como criar notas, enviar mensagens, definir alarmes, tocar música, identificar músicas etc. A rolagem para cima nessa exibição mostrará a lista de comandos suportados.

Recursos por vir

Não demorou muito para que os desenvolvedores tivessem a possibilidade de personalizar a interface dos cartões, podendo coletar os dados dos sensores e exibi-los em tempo real, executar atividades, para que aplicativos de terceiros possam usar comandos de voz e também ter o Capacidade de enviar dados e ações entre o Android e o Android Wear com a API de replicação de dados e o RPC.

Disponibilidade

Os do Google ainda têm tempo para adicionar mais funcionalidades ao seu sistema operacional antes do lançamento oficial dos primeiros Smartwatches, que é estimado para o próximo verão.

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button