Android

Kit Android 4.4

Anonim

Eles dizem que nunca chove para o gosto de todos, mas desta vez talvez o ditado não seja cumprido, e parece que eles finalmente ouviram as orações de desenvolvedores e usuários do Android. Ou pelo menos isso parece ser demonstrado com todas as novidades apresentadas pelo sistema Android 4.4 Kit Kat, algumas delas destinadas a melhorar a interface Holo. Vamos também agradecer ao Google. O mecanismo de busca por excelência decidiu renovar completamente seu guia de design do Android há alguns dias, embora mais do que decidirmos poderíamos dizer que ele foi "forçado" a fazê-lo para incluir todas as novidades desta nova versão. Em seguida, a equipe de revisão profissional os expõe em detalhes para que você não perca detalhes:

Cores mais neutras do sistema

Não devemos esquecer que a consistência na interface é o aspecto mais importante a ser levado em consideração pela equipe do Android, mas sem descurar que os desenvolvedores têm a flexibilidade de personalizar seus aplicativos. A nova seção Sua marca explica aos desenvolvedores que, para certos elementos da interface, como caixas de seleção, botões de opção, barra de progresso e barra ou guias de rolagem, você pode usar outra cor que substitua o azul por padrão; Ele ainda apresenta a possibilidade de adicionar seus próprios ícones que representam sua própria imagem de marca no aplicativo, respeitando a interface Holo.

Devido a essa personalização que os desenvolvedores podem realizar em seus próprios aplicativos, o Google decidiu usar cores mais neutras do sistema, por exemplo: alguns efeitos e ícones de tons de azul holo se tornaram cinzas, como quando pressionamos um botão ou a mesma barra de status, cujo azul anterior não correspondia exatamente às cores do aplicativo. Mas não vamos pensar que essa pequena alteração se deva a um capricho, mas que tenha sua lógica, que é evitar alto contraste de cores com os aplicativos.

Tela completa

Os desenvolvedores estão com sorte, já que o Android 4.4 oferece dois novos métodos para ver os aplicativos em tela cheia, algo muito útil se forem dispositivos que não possuem botões físicos e são forçados a exibir botões virtuais na tela. Esses novos modos são conhecidos pelo nome de Reclinar e Imersivo.

Modo Reclinar

O modo Reclinar não é outro senão a tela cheia que já existia desde o Android 4.0. Esse modo é usado para aplicativos nos quais o usuário dificilmente precisa forçar a interagir com a tela, como reproduzir um vídeo, por exemplo. Daí o nome desse modo. Em qualquer lugar na tela em que você tocar, sempre serão exibidas barras.

Modo imersivo

O modo imersivo é a tela cheia que a maioria dos usuários queria ver oficialmente no Android. Graças a esse modo, os desenvolvedores podem fazer com que seus aplicativos ocultem as barras e botões, permitindo que o usuário interaja o tempo todo com a tela. Este método é perfeito para ler livros ou jogar jogos. Para reaparecer os botões virtuais e a barra de status, basta fazer um gesto deslizante a partir do quadro superior ou inferior da tela.

Barras translúcidas

Mostrar informações atrás das barras de aplicativos não é mais um problema: o Android 4.4 adiciona oficialmente barras transparentes. Graças a eles, temos a sensação de ter uma tela cheia, mesmo que a barra de status e os botões virtuais sejam mostrados. É um recurso muito útil, por exemplo, para o uso do aplicativo de mapas, como mostrado abaixo:

RECOMENDAMOS A placa-mãe Gigabyte Z170 Gaming G1 topo de gama mostrada

Novos gestos

O guia de design também recomenda dois novos gestos de toque que o Google usa há muito tempo: toque duas vezes e toque duas vezes com furto, algo muito útil se quisermos ampliar com um único dedo (ninguém escapa à inconveniência de usar dois em outros terminais) em algumas aplicações: mapas, navegadores etc.

Ícones maiores

Dada a alta densidade de tela de muitos smartphones de última geração, como o Google Nexus 5, os desenvolvedores estão se preparando para criar ícones com maior resolução (XXXHDPI 640dpi), o que equivale a quatro vezes o tamanho do ícone base (MDPI 160 dpi). Esses ícones normalmente são mostrados em 48dp no iniciador de aplicativos, embora não seja o caso do Nexus 5, onde serão mostrados em 60dp, ou seja, o mesmo, 25% maior.

Android

Escolha dos editores

Back to top button