Hardware

Amdgpu pro 16.30 disponível para steam os, debian e ubuntu

Índice:

Anonim

Ontem, a AMD disponibilizou os novos drivers AMDGPU PRO 16.30 exclusivamente para sistemas operacionais Linux, como Debian e Ubuntu. A peculiaridade deste controlador é que ele foi desenvolvido em conjunto com a Valve para ser usado na nova versão do sistema Steam OS 2.80, que ainda está no estado Beta.

AMDGPU PRO 16.30 são drivers exclusivos para sistemas Linux

Com a chegada dos drivers AMDGPU PRO 16.30, a AMD adiciona o suporte de duas novas tecnologias para Linux, VDPAU e Vulkan. VDPAU (decodificação de vídeo e apresentação de API para Unix) é o equivalente do Windows ao DXVA (DirectX Video Acceleration), responsável por acelerar a reprodução de vídeos multimídia MP4, MKV, AVI, etc., garantindo grande fluidez no momento da reprodução, neste caso, no Linux.

Eu recomendo a leitura de todas as informações e requisitos sobre o Ubuntu 16.04 LTS.

No caso do Vulkan, essa é uma API multiplataforma usada em videogames semelhantes ao DirectX 12 e funciona em sistemas operacionais, Windows, Mac, Linux, Android e iOS. Com essa API, é atingido um desempenho melhor nos videogames desenvolvidos sob essa API.

AMDGPU PRO 16.30 adiciona suporte Vulkan ao Steam OS

No momento, esses drivers AMDGPU PRO 16.30 funcionam apenas com as placas gráficas AMD baseadas no kernel Bonaire, ou seja, HD7790, R7 260, R7 260x, R7 360 e todos os gráficos compatíveis com GCN 1.1 e GCN 1.2, sempre lembrando que esses drivers estão na versão beta; portanto, mais placas gráficas de marca vermelha podem ser adicionadas no futuro.

Embora esse driver tenha sido lançado oficialmente para os usuários que usam o Steam OS 2.80 Beta, os pacotes podem ser instalados igualmente em outros sistemas operacionais Linux, já que o Steam OS é baseado no Debian. Eles podem acessar os pacotes de drivers no seguinte endereço.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button