Placas Gráficas

Amdgpu mostra ótimo desempenho no ubuntu

Índice:

Anonim

Tradicionalmente, os direcionadores gráficos AMD / ATI têm sido mais problemáticos do que o esperado no território Linux, os bugs e o desempenho oferecido eram muito inferiores aos obtidos no Windows. Felizmente para o Sunnyvale, o AMDGPU, o driver gratuito para suas placas gráficas, mostrou excelente desempenho no Ubuntu.

AMDGPU, a alternativa gratuita ao Crimson aprimorada pela Canonical

Em março, a Canonical tomou a decisão de abandonar os drivers AMD Catalyst para adotar a opção AMDGPU de código aberto e modificá-los para melhorar seu desempenho. Muitos temiam que essa decisão acabasse cobrando seu preço no Ubuntu, mas, no entanto, foi maravilhosamente desde que o novo driver de código aberto mostrou um desempenho excelente.

Plataforma de testes e resultados

Os caras da Phoronix fizeram uma bateria de testes com AMDGPU e Crimson (sucessores do Catalyst) para ver a diferença de desempenho entre as duas alternativas e os resultados foram realmente surpreendentes.

O seguinte hardware foi usado para teste:

GPU: Radeon R9 285 / Radeon R9 Fury.

Placa-mãe: MSI C236A Workstation.

CPU: Intel Xeon E3-1280 v5.

Disco rígido: 120GB SSD Samsung 850 EVO.

RAM: 16 GB de DDR4-2133 MHz.

Software:

  • Windows 10 Pro x64 com Radeon Software Crimson Edition, Ubuntu 16.04 com AMDGPU, Ubuntu 16.04 com AMDGPU PRO.

Primeiro de tudo, encontramos dois benchmarks muito populares como o Unigine Heven v4.0 e Unigine Valley v1.0. Nos dois casos, o driver AMDGPU modificado pela Canonical foi sensacional, com um desempenho muito semelhante ao Crimson no Windows e claramente superando o desempenho do driver AMDGPU padrão, especialmente no primeiro caso.

Vamos ao OpenArena, que é um clone gratuito do Quake 3 e os resultados são realmente surpreendentes, o driver AMDGPU é superior ao Crimson, tanto na versão padrão quanto na aprimorada pela Canonical.

Finalmente, o Xonotic v0.8 é mostrado em uma resolução de 3840 × 2160, na qual as configurações gráficas são variadas e vemos como os drivers Crimson e AMDGPU em suas duas versões dividem a vitória à medida que as condições do teste mudam.

Conclusão

Os testes do Phoronix são bastante claros e mostram que o driver AMDGPU gratuito oferece recursos muito bons, especialmente em sua versão aprimorada pela Canonical, e que está a caminho de exceder o desempenho do Crimson no Windows. Se essa tendência continuar, não há dúvida de que o Linux pode se tornar uma plataforma com enorme potencial para os jogadores e a AMD ser o grande beneficiário, seria bom colocar alguma placa Nvidia para tornar a comparação ainda mais interessante.

O que você acha dos resultados obtidos pela Phoronix?

Fonte: phoronix

Placas Gráficas

Escolha dos editores

Back to top button