Processadores

Amd zen, todos os detalhes da nova geração de processadores

Índice:

Anonim

O AMD Zen é a nova microarquitetura de CPU de alto desempenho da empresa e com a qual espera se tornar competitiva novamente no mercado de processadores de última geração. Essa nova arquitetura será lançada com os processadores Summit Ridge com configurações de até 8 núcleos e 16 threads.

AMD Zen: tudo o que você precisa saber sobre a nova microarquitetura de CPU da AMD

O desenvolvimento do AMD Zen começou há quatro anos, após a necessidade de uma grande mudança, devido ao pouco sucesso dos processadores FX baseados no Bulldozer e suas sucessivas revisões. Zen é uma microarquitetura completamente nova que foi projetada do zero e investiu milhões de horas de trabalho

Há quatro anos, a AMD embarcou em uma jornada que normalmente não acontece no setor de semicondutores, quando adotamos uma abordagem de ponto zero para desenvolver um design para o nosso próximo motor de CPU de alto desempenho para construir um núcleo de computação x86 atualizado. das demandas do mercado atual. O AMD Zen é altamente escalável, por isso estará presente em todos os tipos de produtos, de laptops super eficientes a servidores de alto desempenho.

Os pilares fundamentais do Zen

A inovação da AMD Zen se concentra em três áreas fundamentais:

  • Desempenho do mecanismo em si, com previsão de salto completamente nova, introdução de um cache micro-op e uma janela de instruções muito mais ampla do que o que estava presente em seus antecessores.
  • Desempenho: pré-busca e uma nova hierarquia de cache com 8 MB de dados e instruções de cache L3 para manter o alto desempenho do mecanismo.
  • Eficiência: O AMD Zen foi desenvolvido com a avançada tecnologia FinFET de 14nm e uma série de técnicas de design de energia que economizam arquitetura que permitem oferecer desempenho muito mais alto por watt consumido do que as gerações anteriores.

Um design focado no desempenho máximo

O novo design do núcleo AMD Zen abandona o design modular introduzido com o Bulldozer e que não produziu os resultados esperados. Isso significa que cada um dos núcleos possui todos os elementos necessários, evitando os gargalos que ocorrem ao compartilhar elementos entre os diferentes núcleos. Essa nova abordagem aprimora bastante o desempenho do Zen por ciclo de clock (IPC), a ponto de exceder em 40% o oferecido pelo Excavator, a mais recente evolução do Bulldozer original.

O núcleo Zen possui duas vezes mais unidades inteiras (ALUs), decodificadores e unidades de ponto flutuante em comparação com a Escavadeira. De uma maneira simples, pode-se dizer que cada núcleo Zen é equivalente em "músculo" a dois núcleos de Escavadeira, demonstrando o enorme progresso que foi alcançado nesse sentido. Cada núcleo Zen consiste em 4 decodificadores, 4 ALUs e quatro unidades de ponto flutuante de 128 bits divididas em dois FMACs de 256 bits. Junto com isso, a estréia de uma tecnologia SMT muito semelhante ao HyperThreading da Intel para lidar com um grande número de threads de processamento.

Novo soquete AM4 atualiza a plataforma AMD

Em seu esforço para lutar novamente com os melhores processadores competitivos, a AMD criou o novo soquete AM4 para Zen e uma nova plataforma com suporte nativo às tecnologias mais modernas, entre as quais destacamos a nova RAM DDR4, a interface para placas gráficas. PCI Express 3.0, USB 3.1, NVM Express e SATA Express. Com isso, um novo ecossistema é criado para que os usuários possam aproveitar o melhor das novas tecnologias da informação.

RECOMENDAMOS A você Um Ryzen 3000 de 6 núcleos aparece, mais rápido que o Ryzen 2700X

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button