Notícia

O Amd zen possui duas vezes mais unidades de execução que o rolo compressor

Anonim

Mais uma vez, precisamos falar sobre o Zen, a nova microarquitetura x86 de alto desempenho que está sendo finalizada pela AMD e cujo desenvolvimento foi liderado pelo lendário Jim Keller, autor dos melhores chips da história da empresa Sunnyvale.

O AMD Zen fornecerá uma enorme atualização de desempenho em relação aos chips AMD atuais, tanto que é esperado que ele ofereça 40% mais desempenho do que a atual microarquitetura de escavadeira encontrada nos chips Carrizo. Um número que, se confirmado, indubitavelmente significaria o retorno da AMD à faixa mais alta e, finalmente, teríamos processadores capazes de competir de mãos dadas com os da Intel.

Com o Zen, a AMD abandona o design modular introduzido no Bulldozer e isso não deu os resultados esperados. O Zen possui o dobro de unidades inteiras (ALUs), decodificadores e unidades de ponto flutuante em comparação ao Steamroller. Em essência, podemos dizer que cada núcleo Zen é equivalente a dois núcleos Steamroller, provando que é uma microarquitetura focada em oferecer alto desempenho por ciclo de clock (IPC).

Assim, cada núcleo Zen consistirá em 4 decodificadores, 4 ALUs e quatro unidades de ponto flutuante de 128 bits divididas em dois FMACs de 256 bits. Junto com isso, a estréia de uma tecnologia SMT muito semelhante ao HyperThreading da Intel para lidar com um grande número de threads de processamento. Em suma, um design central com muito mais "músculo" que oferecerá desempenho muito maior sem esquecer a capacidade de executar muitos threads.

Em relação ao processo de fabricação, também é esperado um importante passo à frente, os novos chips baseados em Zen chegarão fabricados em Finnets 14nm / 16nm em comparação com os 28nm Bulk encontrados no Steamroller. Isso ajudará a aumentar bastante a eficiência energética e possibilitará a integração de muito mais transistores no mesmo espaço de silício.

Fonte: techpowerup

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button