Processadores

Amd zen perto do desempenho da intel broadwell

Índice:

Anonim

Nas últimas horas, a AMD deu detalhes muito interessantes sobre seus novos processadores Zen, que eles dizem enfrentar o Broadwell-E da Intel com o mesmo número de núcleos e frequências.

Tivemos os primeiros benchmarks de um dos processadores Zen há alguns dias, onde ele já estava obtendo resultados próximos ao i7 4790 da arquitetura Haswell, mas durante um evento oficial realizado em San Francisco, a AMD mostrou que os novos processadores Zen estão atualizados. altura da arquitetura Broadwell-E.

Aprimoramentos de desempenho de núcleo único (IPC)

Em primeiro lugar, a AMD destaca a evolução dessa nova arquitetura, com maior desempenho IPC (40% ou mais que a arquitetura da escavadeira) e menor consumo de energia graças ao processo de fabricação de 14nm FinFET, que atinge um TDP de 95W com 8 núcleos e 16 threads. Esse último aspecto é muito importante porque a AMD compara esse processador com um i7-6900K (Boradowell-E) que possui um TDP de 140W.

O desempenho do IPC seria o maior salto de uma arquitetura para outra que é lembrada e a AMD garante que o Zen representa o lançamento mais importante da empresa nos últimos 10 anos nesse campo.

Nova tecnologia Multi-Threading Simultâneo

A tecnologia Simultaneous Multi-Threading (SMT) substitui a tecnologia 'Clustered Multi-threading' (CMT) que foi introduzida pela primeira vez no Bulldozer. O SMT é uma das chaves para o porquê dessa arquitetura dar um salto qualitativo no desempenho em comparação aos processadores FX atuais. Com a tecnologia Simultânea Multi-Threading, cada núcleo Zen poderá executar dois threads simultaneamente. A diferença com o CMT introduzida no Bulldozer é que ele pode executar dois threads idênticos, com o SMT dois threads por núcleo podem ser executados, mas totalmente independentes.

A nova utilização de cache de três camadas e baixa latência também é destacada, juntamente com os novos algoritmos de pré-carregamento que reduzem o número de erros de cache e oferecem maior largura de banda. O cache L3 terá 8 MB na arquitetura Zen.

AMD Zen equivale a um Broadwell-E i7 6900X de 1000 euros

A AMD realizou uma demonstração em que faz uma comparação entre um processador Zen de 8 núcleos e 16 fios, operando a 3, 0 GHz com um processador da família Broadwell-E i7 6900X, operando na mesma frequência, um processador que hoje custa cerca de 1100 euros. A comparação foi feita com o Deus Ex: Mankind Divided e o aplicativo de design 3D Blender.

A AMD deixa duas coisas claras sobre seus novos processadores:

  • O desempenho IPC (mono-core) do Zen é melhor ou equivalente a um Intel Broadwell-E. Os processadores Zen podem escalar acima de 3, 0 GHz.

O novo soquete AM4

Por fim, a empresa vermelha comentou sobre a nova plataforma AM4, que agora pode conter esses novos processadores e APUs de baixa potência, o seguinte é confirmado:

  • Memórias DDR4PCIe Gen 3USB 3.1 Gen2 10GbpsNVM ExpressSATA Express

Os novos processadores baseados na arquitetura Zen, que vão competir com o Intel i7, chegarão às lojas durante o ano de 2017, o que já está confirmado no próprio site oficial. Se você está pensando em renovar sua equipe no futuro, pode esperar um pouco, porque a AMD parece estar voltando para as grandes ligas.

RECOMENDAMOS que a AMD desapareça da tabela do PassMark: Intel melhora com a atualização

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button