Processadores

O amd zen 3 usará um nó de 7nm + com um salto 'modesto' no desempenho

Índice:

Anonim

No próximo ano, a AMD lançará seus processadores Zen 2 de próxima geração, que serão revelados pela primeira vez nos processadores EPYC de Roma. Essas serão as primeiras CPUs de alto desempenho a apresentarem um nó de processo de 7 nm e, embora se espere que ofereçam grandes melhorias em desempenho e eficiência, a AMD já começou a nos dar pistas sobre como pode ser a arquitetura do Zen 3, o que provavelmente chegaria 2020.

O AMD Zen 3 se concentrará na eficiência energética e não tanto no desempenho

O AMD Zen 3 usará um nó de processo 7nm + EUV, principalmente para aproveitar a eficiência de energia com um modesto aumento de desempenho.

Não há dúvida de que a AMD terá as primeiras GPUs e CPUs que usarão um nó de processo de 7nm TSMC. Sua GPU Vega 20 "Instinct MI60" será lançada ainda este ano, enquanto os processadores EPYC Rome para o mercado de servidores serão revelados no próximo ano.

AMD tem Zen 3, Zen 4 e Zen 5 planejados

Depois que o Zen foi lançado no mercado, um ano depois, obtivemos o Zen +. Uma arquitetura Zen levemente eficiente e simplificada que contava com o nó do processo de 12nm em vez dos 14nm originalmente usados ​​pelo Zen. O mais recente roteiro da AMD agora confirma que, depois do Zen 2, obteríamos o Zen 3, Zen 4 e até Zen 5.

Olhando para o futuro, um nó de 7nm + usará 'litografia ultravioleta extrema' (EUV), que "aproveitará principalmente a eficiência com algumas oportunidades de desempenho modestas" . Comentando sobre o AMD CTO Mark Papermaster. Alega-se também que a AMD usaria a técnica 7nm + EUV (Litografia Ultravioleta Extrema) da TSMC para fabricar seus processadores baseados em Zen 3.

O novo nó do processo, junto com o novo design otimizado do chip Zen, oferecerá maior eficiência energética, embora com aumentos modestos no desempenho, isso já esteja sendo avisado a partir de agora para que mais tarde não haja 'surpresas'.

Fonte Wccftech

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button