Android

▷ Amd ryzen

Índice:

Anonim

Os AMD Ryzen são os processadores mais modernos da atualidade, e não é por menos pelo bom trabalho que a AMD fez com esses chips. Entre suas características mais importantes, encontramos: um processo de fabricação muito bem otimizado, um projeto de engenharia muito bom, desempenho brutal em tarefas simultâneas, consumo e grandes temperaturas.

Preparamos este post para explicar tudo o que você precisa saber sobre a AMD Ryzen e sua microarquitetura Zen. Deseja manter-se atualizado com esta geração de processadores que marcaram o antes e o depois?

Índice de conteúdo

Antes de começar, deixamos a área da AMD que criamos em nosso site:

O que é a arquitetura AMD Ryzen e Zen?

AMD Ryzen é o nome comercial de todos os processadores lançados no mercado pela AMD desde o ano passado 2017. Esse nome se refere à microarquitetura de próxima geração da AMD, " Zen " , e ao ressurgimento da AMD graças a esses novos processadores. A AMD Ryzen chegou ao mercado depois que a AMD passará mais de cinco longos anos sem poder competir com a Intel, porque seus processadores anteriores, o AMD FX, não se mostraram competitivos em desempenho ou em eficiência energética, fazendo com que a empresa perdesse quase toda a sua capacidade. cota de mercado.

Principais recursos da microarquitetura Zen

A AMD entendeu o fracasso da arquitetura Bulldozer que deu vida ao AMD FX, dando uma volta de 180 graus com o design de sua nova arquitetura Zen. Para retornar ao caminho do sucesso, a AMD contratou Jim Keller, um prestigiado arquiteto da CPU que liderou a era de ouro da AMD no mercado com processadores Athlon 64 e sua arquitetura K8. Keller e AMD tinham uma tarefa assustadora pela frente, pois a AMD estava muito atrasada em desempenho e eficiência energética em comparação com a Intel, perdendo, com razão, a confiança dos usuários em seus processadores.

O design do Zen é baseado em duas chaves fundamentais:

  • Fabricação FinFET de 14 nm: Os processadores AMD FX foram fabricados usando um processo litográfico de 32 nm, colocando-os em uma desvantagem distinta em comparação aos projetos de 14 nm da Intel. A AMD entendeu que precisava usar as tecnologias mais avançadas para poder fechar a lacuna com seu grande rival. É aí que a Gobal Foundries e seu avançado processo FinFET de 14nm entram em cena. O salto de 32 nm para 14 nm representa uma enorme melhoria na eficiência energética, e a capacidade de colocar mais transistores em um processador de tamanho igual, mais transistores equivalem a um desempenho mais alto. Projeto focado na melhoria do IPC: O IPC foi o segundo calcanhar de Aquiles dos processadores AMD FX. Este conceito representa o desempenho de um processador para cada núcleo e para cada frequência MHZ. A arquitetura Bulldozer é caracterizada por ter um IPC muito baixo, por isso foi o segundo ponto-chave a ser resolvido com o Zen. A arquitetura Zen duplica muitos dos elementos internos do núcleo, tornando-os muito mais poderosos que os Bulldozers. A AMD conseguiu melhorar o IPC em 52% em comparação com a arquitetura Bulldozer, um enorme avanço que não ocorre em mais de dez anos.

A arquitetura Zen foi desenvolvida por mais de três anos na AMD, um longo processo de meditação sobre quais devem ser seus futuros processadores. O nome Zen é devido a uma filosofia budista originária da China no século Vila, que prega meditação para alcançar uma iluminação que revela a verdade. Parece o nome perfeito e personalizado para a nova arquitetura da empresa.

A tecnologia SenseMI é um elemento-chave da arquitetura Zen. Na verdade, esse nome abrange quatro características principais que fazem esses processadores funcionarem muito bem:

  • Potência pura: o AMD Zen busca a máxima eficiência energética, a empresa deseja um núcleo único para todos os seus produtos, por isso deve ser altamente adaptável a situações de uso muito diferentes, de grandes servidores a laptops mais compactos. Essa tecnologia é responsável por otimizar o uso de energia com base na temperatura de trabalho do processador. Os processadores Zen incluem centenas de sensores espalhados por toda a superfície, permitindo saber com muita precisão a temperatura operacional de cada parte do processador e distribuir a carga de trabalho sem sacrificar o desempenho ou a eficiência energética. Aumento de precisão: uma vez que a temperatura do processador é conhecida com precisão e se estiver dentro do permitido, é necessário aumentar as frequências para obter o melhor desempenho possível. Isso é feito pelo Precision Boost, uma tecnologia que aumenta a tensão e a velocidade do relógio com muita precisão em etapas de 25 Mhz. O Precision Boost e o Pure Power se unem para permitir que os processadores Zen atinjam as mais altas frequências de clock possíveis. XFR (Faixa de frequência expandida): Existem situações em que nem todos os núcleos em um processador são usados, causando queda no consumo de energia e temperatura, deixando espaço para um aumento adicional na frequência do relógio. É aí que entra o XFR, elevando o desempenho dos processadores Ryzen a um novo nível. Previsão de rede neural e pré - busca inteligente: são duas tecnologias baseadas em técnicas de inteligência artificial para otimizar o fluxo de trabalho e o gerenciamento de cache com uma pré-carga de dados de informações inteligentes, otimizando o acesso à memória RAM e caches de processador. A inteligência artificial está na ordem do dia, e a AMD também a inclui em seus melhores processadores.

Recomendamos a leitura dos nossos melhores guias de hardware e componentes para PC:

  • História da AMD, processadores e placas gráficas da gigante verdeGuia para as melhores placas gráficas Como limpar uma placa gráfica passo a passo

Design interno Zen

Se focarmos no design interno dos processadores Ryzen, a arquitetura Zen é composta de unidades quad-core, essas unidades são chamadas de complexos CCX. Cada CCX consiste em quatro núcleos Zen, juntamente com 16 MB de cache L3 compartilhado entre todos eles. Isso significa que um kernel pode acessar uma quantidade maior de cache do que seria se for compartilhado de maneira justa, sempre que precisar e outro kernel precisar de menos.

Em cada CCX, os núcleos e o cache se comunicam através do barramento Infinity Fabric. É um barramento projetado pela AMD que é altamente versátil, serve para se comunicar entre si todos os elementos internos de um processador e pode até ser usado para se comunicar entre si diferentes processadores montados na mesma placa-mãe. O Infinity Fabric é um barramento altamente versátil, que pode atender a um grande número de necessidades. Mas nem tudo é rosa, ser capaz de fazer muitas coisas geralmente envolve algum inconveniente e desta vez não é exceção. O Infinity Fabric possui uma latência consideravelmente maior do que o barramento usado pela Intel em seus processadores, essa latência mais alta é a principal causa do menor desempenho da Ryzen em videogames.

Quase todos os processadores AMD Ryzen são compostos de matrizes ou comprimidos de silício que contêm dois complexos CCX, esses dois CCXs também se comunicam através do barramento Infinity Fabric. Isso significa que todos os processadores AMD Ryzen possuem fisicamente oito núcleos; a empresa desativa vários desses núcleos para oferecer uma ampla gama de processadores de quatro a oito núcleos.

Uma característica final importante do Zen é a tecnologia SMT, abreviação de multithreading simultâneo. É uma tecnologia que permite que cada núcleo gerencie dois threads de execução, o que permite dobrar o número de núcleos lógicos de um processador. Graças à SMT, os processadores Ryzen oferecem de quatro a dezesseis threads de processamento.

Processadores Ryzen de primeira geração

Os primeiros processadores Zen foram os Ryzen 7 1700, 1700X e 1800X, todos lançados no início de março de 2017 para a plataforma AM4. Todos eles demonstraram ótimo desempenho desde o início, sendo excepcionalmente bons em cargas de trabalho que fazem uso de um grande número de núcleos. A atualização da arquitetura Zen foi tão grande que esses processadores são capazes de quadruplicar o desempenho do AMD FX-8370, o processador topo de gama anterior da AMD. Esses processadores rapidamente chamaram a atenção dos profissionais de imagem, pois permitiram a exibição de vídeos de alta resolução em alta velocidade. A tudo isso são adicionados preços muito competitivos, a AMD ofereceu seu processador de oito núcleos pelo mesmo preço que a Intel vendeu para você um processador de quatro núcleos.

Apesar dessa grande melhoria, esses processadores eram ainda inferiores à Intel em um setor do mercado em que nove videogames eram muito dinheiro. A Intel ainda era o rei dos videogames, embora deva-se dizer que a distância com a AMD havia sido reduzida de forma alarmante para a Intel; pela primeira vez em muitos anos, a AMD possuía alguns processadores capazes de colocar a Intel em problemas, mesmo em seu campo mais importante. favorável. A excelente relação preço-desempenho do AMD Ryzen atraiu jogadores muito rapidamente.

Um pouco mais tarde, na primavera e no verão de 2017, chegaram os processadores Ryzen 5 1600, 1600X, 1500X, 1500X, 1400, 1300X e 1300, oferecendo entre quatro e seis núcleos, completando toda a gama de processadores AMD Ryzen de primeira geração. Todos eles são fabricados usando o processo FinFET de 14nm da Global Foundries, o codinome para seu dado é Summit Ridge.

AMD Ryzen 7 1700, 1700X e 1800X

São todos os oito processadores principais e dezesseis threads de processamento, a única diferença entre eles é a frequência operacional. Todos eles suportam overclock, motivo pelo qual muitos usuários compraram o Ryzen 7 1700, o mais barato dos três, e o overclockaram para as frequências do Ryzen 7 1800X, obtendo o melhor desempenho e gastando menos dinheiro. Todos eles têm um cache L3 de 16 MB e um cache L2 de 4 MB. A tabela a seguir resume todas as suas características.

Processador Núcleos / linhas Frequência base (GHz) Frequência turbo (GHz) Cache L3 (MB) Cache L2 (MB) Memória TDP (W)
AMD Ryzen 7 1800X 16/8 3.6.

4.1 16 4 DDR4-2666

canal duplo

95
AMD Ryzen 7 1700X 16/8 3.4. 3.9 16 4 DDR4-2666

canal duplo

95
AMD Ryzen 7 1700 16/8 3 3.7 16 4 DDR4-2666

canal duplo

65

AMD Ryzen 5 1600, 1600X

Ambos são processadores físicos de seis núcleos e doze threads, eles ofereceram um equilíbrio muito melhor entre preço e desempenho, especialmente em videogames. Eles mantêm um cache L3 de 16 MB e um cache L2 de 3 MB. O Ryzen 5 1600X é capaz de uma frequência máxima de 4 GHz, enquanto seu irmão mais novo se conforma com 3, 6 GHz.

Processador Núcleos / linhas Frequência base (GHz) Frequência turbo (GHz) Cache L3 (MB) Cache L2 (MB) Memória TDP (W)
AMD Ryzen 5 1600X 6/12 3.6. 4.0 16 3 DDR4-2666

canal duplo

95
AMD Ryzen 5 1600 6/12 3.2. 3.6. 16 3 DDR4-2666

canal duplo

65

AMD Ryzen 5 1500X e 1400

Eles são os processadores AMD Ryzen quad-core de oito threads de primeira geração, ainda mantendo seu cache L3 de 16 MB e um cache L2 de 2 MB. Esses processadores começam em 3, 5 GHz e 3, 2 GHz e são capazes de atingir 3, 7 GHz e 3, 4 GHz.

Processador Núcleos / linhas Frequência base (GHz) Frequência turbo (GHz) Cache L3 (MB) Cache L2 (MB) Memória TDP (W)
AMD Ryzen 5 1500X 4/8 3.5 3.7 16 2 DDR4-2666

canal duplo

65
AMD Ryzen 5 1400 4/8 3.2. 3.4. 8 2 DDR4-2666

canal duplo

65

Ryzen 3 1300X e 1200

Todos eles são processadores quad- core e quatro threads, em ambos os casos eles têm um cache L3 de 8 MB e um cache L2 de 2 MB. Eles são os modelos básicos para a primeira geração do Ryzen. Suas frequências base são 3, 5 GHz e 3, 1 GHz, respectivamente, e frequências turbo de 3, 7 GHz e 3, 4 GHz.

Recomendamos a leitura de nossa postagem no Intel Core i3 8100 vs i3 8350K vs AMD Ryzen 3 1200 vs AMD Ryzen 1300X (Comparativo)

Processador Núcleos / linhas Frequência base (GHz) Frequência turbo (GHz) Cache L3 (MB) Cache L2 (MB) Memória TDP (W)
AMD Ryzen 3 1300X 4/4 3.5 3.7 8 2 DDR4-2666

canal duplo

65
AMD Ryzen 3 1200 4/4 3.1. 3.4. 8 2 DDR4-2666

canal duplo

65

Processadores AMD Ryzen de segunda geração

Em abril deste ano de 2018, foram lançados os processadores AMD Ryzen de segunda geração, fabricados em FinFET a 12 nm e com uma arquitetura Zen + que inclui algumas melhorias focadas em aumentar a frequência operacional e reduzir a latência de seus elementos internos. Um MD garante que o gerenciador reduziu a latência do cache L1 em ​​13%, a latência do cache L2 em 24% e a latência do cache L3 em 16%, isso significa que o IPC desses processadores aumentou aproximadamente 3% em comparação com a primeira geração. Essas melhorias ajudam a obter melhor desempenho do processador, embora principalmente em jogos de vídeo, que são muito sensíveis às latências. Todos eles são feitos usando o processo FinFET de 12nm da Global Foundries, o codinome para seu dado é Pinnacle Ridge.

AMD Ryzen 7 2700X e 2700

Eles são os sucessores das Ryzen 7 1700, 1700X e 1800X. Desta vez, a AMD decidiu que o modelo intermediário não faz sentido, então lançou apenas dois processadores. Suas características fundamentais são as mesmas da primeira geração, embora desfrutem de velocidades de clock mais altas e latências aprimoradas.

Recomendamos que você leia nossa publicação sobre AMD Ryzen 7 2700X vs Core i7 8700K na mesma frequência

Processador Núcleos / linhas Frequência base (GHz) Frequência turbo (GHz) Cache L3 (MB) Cache L2 (MB) Memória TDP (W)
AMD Ryzen 7 2700X 16/8 3.7

4.3. 16 4 DDR4-2933

canal duplo

105
AMD Ryzen 7 2700 16/8 3.2. 4.1 16 4 DDR4-2933

canal duplo

95

AMD Ryzen 5 2600X e 2600

Eles chegaram para suceder o Ryzen 1600X e 1600. Eles também mantêm as mesmas características fundamentais, embora com frequências de clock mais altas e latências um pouco mais baixas. Eles são considerados os processadores atuais com o melhor equilíbrio entre preço e desempenho no mercado e ideais para os jogadores.

Recomendamos que você leia nossa postagem sobre AMD Ryzen 5 2600X vs Core i7 8700K em jogos e aplicativos

Processador Núcleos / linhas Frequência base (GHz) Frequência turbo (GHz) Cache L3 (MB) Cache L2 (MB) Memória TDP (W)
AMD Ryzen 5 2600X 6/12 3.6. 4.1 16 3 DDR4-2933

canal duplo

65
AMD Ryzen 5 2600 6/12 3.4. 3.8 16 3 DDR4-2933

canal duplo

65

AMD Ryzen de terceira geração

Os processadores AMD Ryzen de terceira geração chegarão no próximo ano de 2019 se tudo correr como planejado. Por enquanto, pouco se sabe sobre eles, além do fato de que eles usarão o processo de fabricação de 7 nm da Global Foundries e serão baseados na arquitetura Zen 2.

Há rumores de que o Zen 2 fará o salto para complexos CCX de seis ou oito núcleos, possibilitando a fabricação de processadores de matriz única com no máximo 16 ou 12 núcleos. Espera-se também que o Zen 2 resulte em uma melhoria na CPI dos processadores , o principal objetivo da AMD seria reduzir as latências de comunicação entre os elementos internos do processador, algo que será especialmente benéfico nos videogames.

AMD Ryzen 5 2400G e Ryzen 3 2200G, a união dos gráficos Zen e Vega

Sem dúvida, as APUs AMD Raven Ridge foram um dos lançamentos mais interessantes da empresa para este ano de 2018. É a oitava geração de APUs da empresa e a mais importante até o momento a ser incluída na arquitetura. Zen. As APUs AMD Bristol Ridge anteriores foram baseadas na arquitetura Excavator, a mais recente evolução do Bulldozer que não conseguiu competir no desempenho com os processadores Intel. A mudança para os núcleos Zen significa que o Raven Ridge oferece um processador muito poderoso e capaz de acompanhar uma placa gráfica de médio alcance sem problemas, algo que nas gerações anteriores de APUs não era possível.

Esses processadores são baseados em um design composto por um complexo CCX, o que significa que ambos oferecem quatro núcleos físicos. A diferença é que o Ryzen 5 2400G possui tecnologia SMT, enquanto o Ryzen 3 2200G não possui. A AMD simplificou algumas das peças do CCX para reduzir os custos de fabricação, oferecendo apenas 4 MB de cache L3 e apenas 8 pistas PCI Express. Esse corte nas pistas PCI Express limita a largura de banda das placas gráficas, embora em modelos de gama média, como o Radeon RX 580 ou o GeForce GTX 1060, não deva haver nenhum problema de desempenho.

Outra desvantagem de Raven Ridge é que o IHS não é soldado à matriz do processador, mas usa pasta térmica para fazer a junta. Isso reduz o custo de fabricação, mas tem a conseqüência de que o calor se dissipa pior, de modo que os processadores tendem a aquecer mais do que os soldados.

Recomendamos que você leia nossa publicação sobre Comparação AMD Ryzen 5 2400G e Ryzen 3 2200G vs Coffee Lake + GT1030

Processador Núcleos / linhas Frequência base / turbo Cache L2 Cache L3 Núcleo gráfico Shaders Frequência gráfica TDP RAM
Ryzen 5 2400G 4/8 3, 6 / 3, 9 GHz 2 MB 4 MB Vega 11 768 1250 MHz 65W DDR4 2667
Ryzen 3 2200G 4/4 3, 5 / 3, 7 GHz 2 MB 4MB Vega 8 512 1100 MHz 65W DDR4 2667

O CCX é acompanhado por um núcleo gráfico baseado na arquitetura Vega, o mais recente design gráfico da AMD. O AMD Ryzen 3 2200G possui um núcleo gráfico composto por 8 unidades de computação, ou seja, 512 processadores de fluxo que operam a uma frequência máxima de 1100 MHz. Quanto ao Ryzen 5 2400G, possui 11 unidades de computação, que se traduzem em 720 Stream Processador s com uma frequência de clock de 1250 MHz.

A AMD incluiu nesses processadores seu controlador de memória mais avançado, capaz de oferecer suporte nativo para DDR4 a 2933 Mhz em configuração de canal duplo. Os gráficos integrados são muito sensíveis à velocidade da memória, portanto, quanto mais rápido funcionar, melhor serão os jogos.

Esses dois processadores têm sido muito competentes nos videogames atuais , embora você tenha que se contentar com a resolução de 720p nos mais exigentes, se quiser desfrutar de uma boa experiência. A dependência da memória DDR4 limita parcialmente seu desempenho nos videogames; a revolução ocorrerá quando a AMD decidir incluir uma memória dedicada nesse tipo de processador, embora isso tenha a desvantagem de aumentar seu preço significativamente.

Isso encerra nosso post interessante sobre a AMD Ryzen; lembre-se de que você pode compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais; com isso, você nos ajuda a divulgá-lo para que ele possa ajudar mais usuários que precisam. Precisa de ajuda? Você pode ir ao nosso fórum de hardware com registro gratuito e teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Android

Escolha dos editores

Back to top button