Revisão de amd ryzen 5 1500x em espanhol (análise completa)
Índice:
- Características técnicas da AMD Ryzen 5 1500X
- Desembalagem e análise
- Notícias Ryzen
- Potência pura e aumento de precisão
- Faixa de frequência estendida (XFR)
- Previsão de rotas e rede neural
- Bancada de testes e testes de desempenho
- Benchmarks (testes sintéticos)
- Testando em jogos em 1920 x 1080
- Teste em jogos em 2560 x 1440
- Teste de jogo em 3840 x 2160
- Overclock
- Consumo e temperatura
- Palavras finais e conclusão sobre o AMD Ryzen 5 1500X
- AMD Ryzen 5 1500X
- RENDIMENTO RENDIMENTO - 75%
- DESEMPENHO MULTI-ROSCA - 75%
- SOBRECARGA - 70%
- PREÇO - 70%
- 73%
Continuamos analisando os processadores AMD Ryzen e, desta vez, temos um modelo de orçamento em mãos, o AMD Ryzen 5 1500X e a tecnologia SMT quad-core baseada em Zen, para obter desempenho mais próximo do mainstream Intel i7 da Intel.
Em primeiro lugar, agradecemos à AMD pela confiança depositada em fornecer uma amostra do AMD Ryzen 5 1500X para análise.
Características técnicas da AMD Ryzen 5 1500X
Desembalagem e análise
Não encontramos nenhuma surpresa na apresentação do AMD Ryzen 5 1500X, ele vem com a caixa usual dentro da qual encontramos o próprio processador, juntamente com toda a documentação e um dissipador de calor Wraith Spire que não deve ter problemas para lidar com o calor gerado durante sua operação.
Como não poderia ser diferente, NÃO incorpora um anel de LED RGB que muda automaticamente de cor e é tão popular no mundo dos jogos.
Vemos um close do processador no qual podemos ver o logotipo “RYZEN” impresso em tela em seu IHS, na parte traseira encontramos os pinos e é isso que a AMD difere da Intel ao incluir os pinos no processador e não na placa-mãe. O número de pinos aumentou muito na plataforma AM4, esses novos processadores incluem nada menos que 1.331 pinos, muito mais que os 940 pinos do AMD FX anterior, baseado no Bulldozer, e teremos que ter cuidado especial para não dobrá-los, pois os danos podem ser irreversível.
O AMD Ryzen 5 1500X é construído com a nova microarquitetura Zen, este processador é voltado para usuários com um orçamento apertado e possui um total de 4 núcleos com tecnologia SMT para lidar com até 8 threads. Os núcleos operam com uma frequência base de 3, 5 GHz que sobe para um máximo de 3, 8 GHz no modo de entroncamento, será realmente um pouco maior ao ter a tecnologia XFR que aumenta a frequência acima da velocidade turbo quando apenas um núcleo está sendo usado.
O Ryzen 5 1500X inclui um total de 8 MB de cache L3 e um TDP de 65 W, essas propriedades são as mesmas do Ryzen 7 de 8 núcleos. Para atingir os quatro núcleos, a AMD recorreu à desativação de um complexo CCX, uma prática que vem ocorrendo há anos para poder usar matrizes com alguns defeitos que significam que eles não podem ser usados 100%.
Também é importante mencionar que todos os processadores AMD Ryzen têm o multiplicador desbloqueado.O que isso significa? que todos nós podemos fazer overclock para aumentar suas frequências de trabalho e obter um desempenho ainda mais alto, é claro que precisaremos de um dissipador de calor sofisticado para isso.
A AMD Ryzen usa um controlador de memória integrado (IMC) compatível com DDR4 na configuração de dois canais para uma velocidade de acesso mais rápida aos dados armazenados, oficialmente suporta memórias de até 2.400 MHz, embora, graças à tecnologia AMP, possamos usar módulos muito mais rápidos de 4.000 MHz.
A plataforma AM4 inclui vários chipsets para que o usuário possa escolher o que mais lhes interessa de acordo com seu orçamento e suas necessidades; o mais alto é o chipset X370, que nos fornece, além da conectividade do processador, 8 linhas PCI Express 2.0, 4 Portas SATA3 (com suporte a RAID por hardware), 2 portas SATAe, 2 portas USB3.1 Gen2 (agora sim, portas de velocidade máxima), 6 portas USB3.1 Gen1 e 6 portas USB2.0.
Notícias Ryzen
Uma das grandes preocupações da AMD com a Ryzen não era repetir o erro de seus processadores antigos e atribuir grande importância ao desempenho por núcleo e eficiência energética, valores muito abaixo da concorrência com o FX. As tecnologias mais detalhadas da própria empresa são as seguintes:
Potência pura e aumento de precisão
Segundo a AMD, a arquitetura Zen emprega cerca de 1.000 sensores altamente precisos de tensão, corrente e temperatura que enviam informações em intervalos de 1 milésimo de segundo. Dessa forma, cada processador pode fazer ajustes em tempo real com base em suas próprias características (qualidade da pastilha de silicone, etc.). Dessa maneira, uma economia de energia é alcançada se o desempenho for semelhante ou um aumento no desempenho se o que definimos for consumo.
Isso permite um bom uso de energia em todos os estados de desempenho (estados P), permitindo uma mudança mais rápida de um para outro do que nas tecnologias AMD anteriores, como Powertune ou Enduro. Como é algo completamente novo, o software deve ser adaptado para fazer um uso correto, a AMD já lançou um patch para o Windows 10.
Faixa de frequência estendida (XFR)
Essa tecnologia consiste em uma pequena extensão da frequência máxima quando as condições são adequadas ou, em outras palavras, quando nosso resfriamento é poderoso o suficiente para permitir isso.
Dessa forma, 100mhz são adicionados "de presente" se tivermos um resfriamento adequado para o processador, deixando o Ryzen 1800X, por exemplo, com 4.1Ghz em vez de 4Ghz. A AMD menciona que esse recurso é escalável com o ar, a água e o resfriamento com nitrogênio líquido, embora não saibamos se existe algum máximo que possa ser aumentado.
Embora esse recurso no papel pareça realmente bom, resta saber se ele realmente atinge os níveis de desempenho das mais recentes avaliações de aumento de turbo da Intel. Além disso, esse tipo de "overclock ilimitado" geralmente não atinge os valores que um usuário alcançará com alguma habilidade com o overclock, mas é um pouco mais para usuários que não desejam complicações e deixam tudo como padrão.
Previsão de rotas e rede neural
Outra das declarações ambiciosas da AMD é que cada microprocessador Zen inclui uma rede neural, capaz de aprender o comportamento dos aplicativos que estamos executando a qualquer momento e pré-carregar instruções que eram frequentes mesmo antes do código que as invoca. para correr.
Uma versão anterior dessa previsão foi apresentada com os núcleos Jaguar, que imaginamos ter sido bastante aprimorados. A tecnologia parece realmente poderosa e bem projetada, embora seja difícil quantificar quanto afeta os resultados e se realmente se traduz em uma melhoria significativa no desempenho. O problema de prever instruções e executá-las "antecipadamente" é que, embora economize tempo se boa parte da previsão estiver correta, é relativamente computacionalmente caro "desfazer" uma operação que não é executada.
Bancada de testes e testes de desempenho
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
AMD Ryzen 5 1500X |
Placa de base: |
Gigabyte AB350-Gaming 3 |
Memória RAM: |
Geil 16 GB @ 2933 MHz |
Dissipador de calor |
Noctua NH-D15 SE-AM4 |
Disco rígido |
Exemplo 850 EVO. |
Placa gráfica |
Gigabyte GTX1080 Ti 8GB |
Fonte de energia |
Corsair AX860i. |
Para verificar a estabilidade do processador Ryzen 5 1500X nos valores de estoque e com overclock. A placa-mãe destacamos com o Prime 95 Custom e o resfriamento a ar. Os gráficos que usamos é uma Nvidia GTX 1080, sem mais delongas, vamos ver os resultados obtidos em nossos testes com um monitor 1920 x 1080.
Benchmarks (testes sintéticos)
- Cinebench R15 (Pontuação da CPU).Aida64.3dMARK Fire Strike.PCMark 8.VRMark.
Testando em jogos em 1920 x 1080
Teste em jogos em 2560 x 1440
Teste de jogo em 3840 x 2160
Overclock
Infelizmente, o AMD Ryzen 1500X não nos deu um desempenho tão bom quanto seus irmãos mais velhos. Pelo menos estamos um pouco decepcionados, já que aumentá-lo para 4 GHz custou muito. E as melhorias são mínimas… não sabemos se é por causa da placa-mãe ou do próprio processador, mas esperávamos muito mais.
Consumo e temperatura
Foi uma surpresa encontrar temperaturas decentes com o Noctua NH-D15 que instalamos no novo AMD Ryzen 5 1500X. Em repouso, temos cerca de 39º C, enquanto na carga máxima, temos uma média de 58º C. Enquanto com overclocking, subimos para 45ºC em repouso e até 69ºC em CHEIO.
Em relação ao consumo, obtivemos cerca de 78W em repouso e na potência máxima um total de 350W. Enquanto com overclock, ele chega a 90W e a potência máxima próxima a 371W.
Palavras finais e conclusão sobre o AMD Ryzen 5 1500X
O AMD Ryzen 5 1500X é um processador SMT volumoso de 4 núcleos e 8 threads que se aproxima muito do desempenho de um i5-7400, mas não atende às nossas expectativas.
Como padrão, ele roda em 3200 MHz, que com o turbo sobe para 3700 MHz. Com uma GTX 1080 Ti, não foi possível obter todo o desempenho que vimos com o AMD Ryzen 1600X. O overclock ainda estava fraco. Seu consumo e temperatura também não são seus pontos fortes. Há um pouco de melhoria por trás deste processador.
Recomendamos a leitura dos melhores processadores do mercado.
Seu preço é realmente interessante em 213 euros, pois permite overclock e com memórias de 3000 MHz, oferece desempenho mais que bom. Se você a acompanha com uma placa-mãe B350 por cerca de 320 euros, ela possui um equipamento poderoso e perfeito para um PC de jogos de baixo custo.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ VAI BEM PARA JOGOS EM HD COMPLETO. |
- ESPERAMOS UM DESEMPENHO MAIOR. |
+ CAPACIDADE DE SOBRECARREGAMENTO. | - CONSUMO E TEMPERATURAS SÃO MELHORES. |
+ AMD MASTER RYZEN APP. |
- NÃO PERMITE EXCLUIR QUANTO O RELÓGIO COMO 1600X OU 1700. |
+ CALOR SERIAL INCORPORATIVO. |
A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de prata:
AMD Ryzen 5 1500X
RENDIMENTO RENDIMENTO - 75%
DESEMPENHO MULTI-ROSCA - 75%
SOBRECARGA - 70%
PREÇO - 70%
73%
Revisão de amd ryzen 7 1700 em espanhol (análise completa)
Revisão completa do processador AM4 mais interessante. Especificamente, o AMD Ryzen 7 1700: características, desempenho, benchmark, disponibilidade e preço.
Revisão de amd ryzen 3 2200g e amd ryzen 5 2400g em espanhol (análise completa)
Trazemos a você a revisão completa dos processadores AMD Ryzen 3 2200G e AMD Ryzen 5 2400G (APUs). Características técnicas, design, desempenho de referência, jogos, consumo, temperaturas, disponibilidade e preço na Espanha.
Revisão de amd ryzen 7 2700 e ryzen 5 2600 em espanhol (análise completa)
Analisamos os processadores AMD Ryzen 7 2700 e AMD Ryzen 5 2600: recursos, unboxing, desempenho, benchmark, temperaturas, consumo e preço.