Amd ryzen 4000 portable: análise de consumo, sua eficiência aumenta em 100%
Índice:
- AMD Ryzen 4000 terá melhor núcleo de CPU em desempenho / eficiência
- Melhorias de eficiência no gerenciamento de energia
- Comparação entre um Intel Core i7-1065G7 e um AMD Ryzen 7 4800U
A AMD tem mais informações para os próximos usuários de sua plataforma portátil Zen 2. Agora, ele mostrou uma análise de consumo e bateria de um notebook AMD Ryzen 4000. Isso mostra que a eficiência energética aumenta em 100% em comparação com a geração anterior, impressionante para dizer o mínimo, então vamos ver e interpretar as seguintes capturas de tela.
AMD Ryzen 4000 terá melhor núcleo de CPU em desempenho / eficiência
É isso que o fabricante pretende alcançar, e parece que ele conseguiu, a julgar pelos resultados obtidos em suas capturas. Vamos pensar que, acima do desempenho puro na CPU de um laptop, o que todo usuário procura é uma autonomia que permita que ele se mova sem se preocupar em ter um plugue por perto.
A AMD prova ter criado os mais poderosos processadores para laptops, mas não se limitando apenas a alimentar sua nova arquitetura Zen 2 de 7nm de silício, mas também a controlar temperaturas, consumo de energia e duração da bateria. O ideal é criar um equilíbrio entre esses elementos.
Para nos colocar em cena, os processadores portáteis AMD Ryzen 4000 têm um aumento de 15% no desempenho do IPC (instruções por ciclo) e uma frequência de clock mais alta. O processo de 7nm baseado em chiplet dobra a densidade do transistor a priori para dobrar o processo de 14nm anterior, que não podia competir com a Intel pelo menos em desempenho.
Além disso, estão os mais recentes resultados de consumo de energia, que colocam esse SoC em 20% abaixo da geração anterior. Com tudo isso, o desempenho por watt consumido aumentou 100%, ou seja, o dobro da geração anterior.
Pode ser visto na captura que o ganho de desempenho é de 75% com o nó de 7 nm com as melhorias arquitetônicas do 4º trimestre do ano anterior. Dessa forma, um laptop com design Max-Q alcançou nos testes uma autonomia próxima a 12 horas com uma CPU duas vezes mais potente; se isso fosse verdade, estaria varrendo a geração anterior e sua concorrência.
Melhorias de eficiência no gerenciamento de energia
Nesse cenário, um gerenciamento de energia correto fará as diferenças, especialmente no modo de espera, quando a atividade do laptop é mínima para fornecer a menor energia possível aos componentes. Foi necessária uma melhoria na detecção de atividades e, assim, gerar uma escada de estados de energia ajustados às necessidades em todos os momentos. Trabalhar com um editor de texto não é o mesmo que assistir a um vídeo ou jogar um jogo.
A AMD estruturou esse sistema de gerenciamento do nível de hardware para a interface do usuário e as opções do sistema operacional. Para isso, é necessária uma comunicação correta entre o sistema operacional e o BIOS, que é responsável pela distribuição de energia nos componentes através do VRM.
Isso deve refletir-se na interface com suas próprias opções integradas ao sistema operacional Windows, por meio de perfis de desempenho e preferências do usuário.
Ao contrário da geração anterior, para os estados de energia do AMD Ryzen 4000 foram aumentados para três situações chamadas LP1, LP2 e LP3, imaginamos que, desde um estado de repouso até o desempenho máximo. Para fazer isso, o CCX da CPU e seu nível de tensão são gerenciados.
Desta forma, o fabricante calcula a economia de energia em 59% em comparação com a Ryzen 3000 quando está executando processos de execução, sendo esta uma brutal melhoria na eficiência.
Comparação entre um Intel Core i7-1065G7 e um AMD Ryzen 7 4800U
É sem dúvida uma comparação bastante consistente entre dois processadores com as mais recentes tecnologias atuais e baixo consumo. Para isso, as equipes esperaram 33%, 33% trabalhando + navegando na web e 33% jogando, com vídeos e uma tela com 100% de brilho.
No caso da CPU Intel, foi usado um laptop Dell XPS 13 2 em 1 com um processador de 10 nm, com 4C / 8T a 3, 9 GHz, 8 MB de cache e gráficos Iris Plus. A capacidade da bateria deste laptop é de 60, 7 Wh.
Enquanto isso, o laptop AMD escolhido foi um Lenovo Yoga Slim 7 equipado com um AMD Ryzen 4800U equipado com 8C / 16T a 4, 2 GHz, 8 MB de cache e gráficos Radeon Vega 8. A bateria deste equipamento é de 60, 7 Wh.
Em vista das capturas, o laptop da AMD fica um pouco atrasado nos modos de espera e espera, onde a plataforma Intel tira vantagem disso com algumas horas extras, certamente devido ao menor número de núcleos. a CPU.
O equipamento da AMD melhora muito quando é usado para desempenho e estresse de gráficos, com o PCMark 10 e o 3DMark, retirando o laptop de 60, 7 Wh por cerca de uma hora. Vamos também ver que os resultados de consumo são bastante semelhantes entre os dois processadores, embora o AMD Ryzen tenha o dobro dos núcleos, o que é impressionante.
Fazendo um balanço e a média, o laptop com Ryzen 4000 atinge um total de 11, 5 horas, o que seria 2 horas a mais que o Dell 49, 9 Wh e meia hora a mais que a versão 60, 7, lembre-se com uma CPU com o dobro de núcleos e gráficos melhores.
Obviamente, ao longo do caminho, houve informações sobre as condições de temperatura dos testes, a tela e as temperaturas de cada equipamento, muito importantes na avaliação do consumo.
De qualquer forma, pelo menos a AMD está combinando o consumo de um laptop Intel com uma CPU duas vezes mais potente. Não se trata de você ser ou não um fã da AMD ou da Intel; os resultados são simplesmente claros. Só precisamos contrastar essas informações quando tivermos acesso a essa nova geração para análise.
Fonte MydriversBluetooth 4.2 aumenta velocidade, segurança e eficiência
A nova especificação Bluettoth 4.2 chega, melhorando as características da versão anterior da popular conectividade sem fio
Sua radeon r7 360 icooler verde com alta eficiência energética
Anunciou a nova placa de vídeo HIS Radeon R7 360 Green iCooler OC com componentes altamente eficientes e um TPD de apenas 50W.
Nvidia ataca amd e sua placa gráfica radeon vii por sua baixa eficiência
O Radeon VII, apesar de muito robusto, não era comparável à Nvidia em termos de consumo de energia versus GPUs RTX.