Avaliações

Revisão da amd radeon rx 480 (revisão completa)

Índice:

Anonim

Finalmente, chegou o tão esperado dia, o Polaris NDA está concluído e já podemos mostrar a revisão mais completa do AMD Radeon RX 480.

Sem dúvida, é o expoente máximo da nova família de placas gráficas da Sunnyvale. O novo é o primeiro GPU fabricado em 14 nm e com a nova arquitetura GCN 4.0 para desempenho muito alto e grande eficiência energética. A AMD promete uma placa pronta para realidade virtual com desempenho superior à GeForce GTX 970 por um preço muito baixo. Será que vai passar nos testes em nosso laboratório? Não perca a revisão mais completa em espanhol.

Características técnicas do AMD Radeon RX 480

Desembalagem e design

A Radeon RX 480 marca a estréia da arquitetura AMD Polaris (GCN 4.0) fabricada no novo e avançado processo Fin-FET de 14nm da Global Foundries. Esse novo processo de fabricação permitiu a criação de uma GPU muito poderosa com um tamanho muito pequeno de apenas 232 mm2. A imagem a seguir mostra o grau de miniaturização que as GPUs da empresa experimentaram nos últimos 10 anos.

Esta nova placa será a mais poderosa da família Polaris, pelo menos por enquanto, graças à sua GPU Ellesmere composta por um total de 36 unidades de computação (CU), totalizando nada menos que 2.304 processadores de fluxo, 144 TMUs e 32 ROPs em uma frequência. máximo no cartão de referência de 1.266 MHz. Com essas características, o núcleo Ellesmere é capaz de oferecer uma potência máxima de 5, 8 TFLOPs, atendendo confortavelmente ao requisito mínimo de realidade virtual definido em 5 TFLOPs.

O AMD Radeon RX 480 usa memória GDDR5 a uma frequência de 8.000 MHz e com uma interface de 256 bits para obter uma largura de banda de 256 GB / s. Um número de largura de banda que permitirá excelente desempenho graças à presença de uma nova geração da tecnologia Delta Color Compression da AMD que comprime cores para reduzir o consumo de largura de banda.

A AMD fez um grande esforço para atualizar sua arquitetura GCN 4.0 para obter um desempenho de CU até 15% maior que o Radeon R9 290 anterior, baseado no Havaí. Ele também foi capaz de melhorar a eficiência de energia em até 1, 9x para fornecer uma placa muito poderosa alimentada apenas pelo slot PCI-Express e um único conector de 6 pinos.

Detalhe da parte traseira da placa gráfica. Como podemos ver, ele não possui uma placa traseira como padrão

Essa eficiência energética permitiu que o cartão fosse fabricado com um PCB de dimensões muito pequenas, com medidas de 240 x 11 x 37 mm, o que ajuda a obter um produto muito competitivo a um nível de preço.

Nas imagens a seguir da placa de circuito impresso, podemos ver que a GPU e as memórias são alimentadas por um VRM de 6 + 1 fases que parece bastante simples para o que geralmente vemos nos melhores cartões personalizados, mas que, no entanto, é suficiente para uma placa como esta e Ele terá uma operação livre do tão irritante Coil Whine, contanto que os componentes utilizados sejam de boa qualidade.

Podemos ver que o VRM e os chips de memória são resfriados por uma peça metálica que ajuda a dissipar o calor gerado em sua operação. Por sua vez, a GPU possui um dissipador de calor de alumínio que parece muito simples e teremos que ver como ela se comporta em nossos testes. No final, temos um ventilador do tipo soprador responsável por expulsar o ar quente do chassi do nosso PC, algo que será muito vantajoso no caso de ter uma configuração com um fluxo de ar modesto e, especialmente, nas configurações do CrossFire.

Os benefícios da arquitetura GCN 4.0 da AMD continuam a oferecer suporte à tecnologia FreeSync, que elimina os golpes e a gagueira de nossos jogos, para proporcionar uma experiência de jogo muito superior com grande fluidez de movimento. A AMD afirma que o FreeSync é uma tecnologia gratuita e aberta que pode ser adotada por qualquer fabricante de monitores para aprimorar a experiência de jogo. O FreeSync também é caracterizado por não penalizar o desempenho do jogo.

Continuamos com 100% de compatibilidade de hardware com o Async Compute para obter o melhor desempenho possível no DirectX 12, como demonstrado nas gerações anteriores da GCN. Com o Async Compute, é alcançado um uso mais eficiente dos recursos da GPU, o que resulta em melhores taxas de FPS nos jogos e em uma melhor experiência do usuário.

Finalmente, indique que possui as saídas de vídeo da placa de referência. Agradecemos quatro conectores na forma de 3 x DisplayPort 1.3 / 1.4HDR e 1x HDMI 2.0.

Bancada de testes e testes de desempenho

BANCO DE TESTE

Processador:

i7-6700k @ 4200 Mhz..

Placa de base:

Fórmula Asus Maximus VIII.

Memória:

Kingston Fury DDR4 de 32 GB a 3000 Mhz

Dissipador de calor

Dissipador de calor Cryorig H7

Disco rígido

SSD Samsung 850 EVO.

Placa gráfica

AMD Radeon RX 480.

Fonte de energia

EVGA SuperNOVA 750 G2.

Para benchmarks, usaremos os seguintes títulos:

  • 3DMark Fire Strike normal.3DMark Fire Strike versão 4K.Heaven 4.0.Doom 4.Overwatch.Tomb Raider.Battlefield 4.

Todos os testes foram aprovados com os filtros ao máximo, a menos que indique o contrário. Para ter um desempenho adequado, realizamos três tipos de testes: o primeiro é o mais comum em Full HD 1920 x 1080, a segunda resolução está dando o salto para jogadores de 2K ou 1440 (2560 x 1440) e os mais entusiasmados com 4K (3840 x 2160). O sistema operacional que usamos foi o Windows 10 Pro de 64 bits e os drivers mais recentes disponíveis no site da AMD.

O que estamos procurando nos testes?

Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido será o jogo. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS, mas também teremos o Fps mínimo nos testes que foram possíveis:

QUADROS POR SEGUNDOS

Quadros para segundos. (FPS)

Jogabilidade

Menos de 30 FPS Limitada
30 - 40 FPS Jogável
40 - 60 FPS Bom
Maior que 60 FPS Bastante bom ou excelente

Benchmarks sintéticos

Como fizemos em nossa análise de placas gráficas, reduzimos para três testes sintéticos, já que o que realmente importa é o desempenho nos jogos. Os testes escolhidos são 3DMARK FireStrike Normal (1080p), 3DMARK FireStrike em qualidade 4K e Heaven 4.0.

Como podemos ver, ele tem um desempenho semelhante ao da Nvidia GTX 970. Mas não fique desapontado e aguarde a seção de overclock, pois você terá uma grande surpresa;).

Teste de jogo

Decidimos dar o salto para verificar vários jogos manualmente. O motivo? Muito simples, queremos oferecer uma visão muito mais realista e cobrir testes com os jogos atuais. Como fazemos um esforço, ele é consistente com o nível do site e o de nossos leitores.

Teste em jogos Full HD

Testando em jogos 2K

Testando em jogos 4K

Radeon WattMan: a nova e avançada ferramenta de overclock criada para Polaris

É hora de falar sobre as possibilidades de overclock no novo Radeon RX 480 e, com isso, precisamos fazer uma parada obrigatória no novo aplicativo Radeon WattMan. Graças a esta nova ferramenta, teremos um controle mais preciso sobre os parâmetros da GPU, como tensão, freqüência do clock principal e frequência da memória, velocidade de rotação do ventilador e temperatura atingida pelo cartão.

O MSI Afterburner não suporta o ajuste de voltagem ou frequências no AMD RX 480. Até agora, somos obrigados a usar o Radeon WattMan para tirar o máximo proveito dele.

O AMD Radeon WattMan nos permite regular a tensão da GPU em cada um de seus estados de uma maneira muito mais simples, dessa maneira podemos alcançar melhores níveis de overclock e uma otimização maior da tensão operacional e, portanto, da temperatura e do consumo de energia. Também podemos criar perfis personalizados da velocidade de rotação do ventilador para um melhor resfriamento, bem como ajustar a temperatura máxima permitida e a temperatura alvo.

RECOMENDAMOS VOCÊ Press Release: R9-295X2 por apenas € 719 por tempo limitado!

Overclock: Estável a 1340 MHz no núcleo

Nota: Lembre - se de que overclock ou manipulação representa um risco; nós e qualquer fabricante não somos responsáveis ​​pelo uso inadequado, usamos a cabeça e sempre o fazemos por seu próprio risco.

Aumentamos a capacidade de overclock para 1340 MHz no núcleo (era o máximo que nos permitia), 2050 MHz nas memórias GDDR5, voltagem automática e linha de ventilador reajustada para que o cartão não sofra.

Como você está vendo, o aumento é de +80 MHz, mas o desempenho excede a Nvidia GTX 980. Que escala esse AMD Radeon RX 480 8GB possui! Imagine quando os modelos personalizados serão lançados, com um bom sistema de refrigeração e uma voltagem mais alta para aplicar. Podemos ver uma carta mais devastadora.

Agora, vamos entrar em mais detalhes sobre o desempenho de seus jogos aplicando o mesmo overclock. O jogo escolhido é Doom 4 nas três resoluções mais comuns: Full HD, 1440 e 4K. A escala mais importante é encontrada na resolução Ultra HD (4K) com +17 FPS (42 FPS) . Transformando-o em um cartão bastante competitivo nesta resolução, embora pareça que ele esteja mais focado em 2560 x 1440 a 60 Hz.

Temperatura e consumo

As temperaturas do AMD Radeon RX 480 são bastante boas em comparação com outros modelos de referência que a AMD lançou há pouco tempo. Em repouso, obtivemos 42º C e um máximo de 84º C tocando (sem tocar na curva). Se o reajustarmos, ele não excede 77º C tocando e 35º C em repouso.

Em relação ao consumo, temos 80 W em repouso e 248 W jogando com um processador Intel i7-6700K. Quando fazemos overclock, ele atinge 85 W em repouso e 273 W jogando no topo.

Palavras finais e conclusão sobre o AMD Radeon RX 480

A AMD Radeon RX 480 está posicionada no mercado como a gama média / alta mais importante da AMD, pois tem tudo o que você precisa para jogar em Full HD, Realidade Virtual e 2K: Potência, memória suficiente, bons drivers, muito silencioso e um preço devastador. Atualmente, podemos encontrar dois modelos, os de 4 GB e os de 8 GB. Recomendamos comprar o primeiro, pois antes de gastar a memória ficaremos sem energia.

O software de overclock integrado AMD Crimson e AMD Radeon WattMan oferecem excelente desempenho ao usuário. Muitos drivers da AMD foram criticados, mas desta vez tiramos o chapéu… O sistema é ótimo, basta tocar em parâmetros, interface limpa e jogos totalmente estáveis. Podemos pedir mais? Bem, atualizações de driver possivelmente mais regulares.

Recomendamos a leitura das melhores placas gráficas do mercado.

Como vimos, a escala nos valores das ações para overclock é bestial. Passamos de 11871 pontos no 3DMARK Normal para 13424 pontos de overclock com apenas 30 W de diferença no desempenho máximo. Ou seja, em valores de estoque, ele compete com o GTX 970, enquanto o overclock supera o 4GB GTX 980. Seria interessante testar seu desempenho no CrossFireX em relação a outros modelos superiores.

Conforme relatado pela AMD, o preço de varejo recomendado é de 219 euros para o modelo de 4 GB, enquanto o modelo de 8 GB será lançado por 260 euros. Se esses preços forem realmente confirmados, estamos diante da melhor placa gráfica de qualidade / preço do mercado.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ APENAS 1 CONEXÃO PCI EXPRESS DE 6 PINOS DE ALIMENTAÇÃO.

- O PADRÃO ESTÁ BASTANTE QUENTE.
+ MOTORES LIMPOS.

- É necessário criar um perfil no ventilador para mantê-lo fresco.

+ DESEMPENHO EM JOGOS.

+ GRANDE ESCALADA DE SOBREPOSIÇÃO.

+ PREÇO IDEAL.

Depois de avaliar cuidadosamente as evidências e o produto, a Professional Review concede a medalha de ouro e o distintivo de produto recomendado.

AMD Radeon RX 480

QUALIDADE DO COMPONENTE

DISSIPAÇÃO

EXPERIÊNCIA DE JOGO

SOUND

PREÇO

8, 9 / 10

IDEAL PARA REALIDADE 2K E VIRTUAL

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button